Páginas

18 maio 2012

Resenha: Bruxas, Bruxos e os feitiços mais cruéis que se podem imaginar

|
Sinopse: Bruxas... Algumas são más, terrivelmente más! Outras, nem tanto. E existem ainda algumas que são verdadeiras heroínas. É uma pena que só se conheçam as más. Elas foram as que ficaram mais famosas na história da humanidade, afinal, fizeram tantas coisas terríveis que é difícil de esquecer. Mas existem também as boas. E há os feiticeiros... Quem nunca ouviu falar de Merlin, por exemplo – o mago celta que ajudou o Rei Artur? Pois então deixe de lado o preconceito e abra este livro. Nele, você encontrará 10 contos sobre bruxas, bruxos e seus feitiços extraordinários. São contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Você pode acabar descobrindo que feitiços são muito interessantes – às vezes cruéis, outras, divertidos. Mas tome cuidado! Entre um conto e outro, sem que se dê conta, você pode acabar completamente encantado.

- Bruxas, Bruxos e os Feitiços Mais Cruéis que se Podem Imaginar -
- Conto de Fadas, CELTA - 
Joseph Jacobs
Classificação:  


  Eu estava com esse livro tem algum tempo aqui em casa e hoje resolvi dar uma chance e até que me surpreendi. Logo no começo há uma introdução nomeada de "Por que ler contos de fadas" que foi escrita por Taís Gasparetti que é produtora editorial e atua no mercado literário há mais de dez anos, nessas páginas ela nos mostra a importância que essas estórias passadas de geração em geração. Ela cita a série Harry Potter, as animações da Disney e tantos outros contos que fazem parte do imaginário infantil, mas também as mudanças que ocorrem com as mesmas estória dependendo da cultura local e como ela foi contada e entendida.

  O livro foi escrito por Joseph Jacobs (1854-1916) que foi um folclorista e crítico literário australiano bastante conhecido pela sua contribuição à literatura infantojuvenil. O leitor é convidado a saborear o que dez contos têm a lhe dizer:

 - Como Cormac Mac Art foi ao reino encantado
 - A visão de MacConglienney
 - A batalha dos pássaros
 - Os filhos de Lir
 - A dama do cavalo e Powel, o príncipe de Dyfed
 - Paddy O'Kelly e a doninha
 - O sonho de Owen O'Mulready
 -  Morraha
 - As mulheres de chifres
 - O fazendeiro de Liddesdale

 O livro é bem interessante e faz o leitor refletir sobre como as decisões têm influência e consequências na sua vida, assim como na vida das pessoas que estão ao seu redor. Como no primeiro conto que o rei troca sua família por um galho. Um ano depois ele resolve procurar sua mulher e filhos e acaba encontrando um casal que lhe ajuda a encontrar o que queria e muito mais.

  Não posso contar conto por conto, até porque perderia a graça para quem deseja ler o livro. Eu achei bem rápido e fácil de ler, pois a maioria dos contos são bem curtinhos. Eles estão dispostos em 133 páginas, sendo que o livro contém várias gravuras ao longo dos contos - para ilustrar as estórias e ajudar o leitor a imaginar o que se passa nos contos-  Apesar de alguns dos contos serem bastante irreais (pelo menos para mim), todos apresentam ao fim uma moral bastante interessante. 
  
  O livro foi publicado pela Editora Martin Claret em 2011 e faz parte de uma coleção que traz contos de fadas celtas, estórias de boa gente*, bruxas e feitiços. Eu recomendo a leitura, pois ela foi bastante agradável e me proporcionou alguns momentos de reflexão.

* A expressão "boa gente" se refere a fadas, duendes e outros seres encantados do folclore celta (Página 92)



" Aí está para você a história, como eu a ouvi de minha avó, da primeira à última palavra" Página 98

 

4 comentários:

  1. Eu gostei mais do livro Princesas e Damas Encantadas, da mesma coleção de Bruxos, Bruxas...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou doida pra ler esse também. Muito obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas eu realmente me interessei, ainda mais por ter vários contos. Compro pouca coisa da Martin Claret, mas eu preciso comprar mais.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gostei e o livro é bem fininho, em uma hora você termina. E os contos são bem legais =)

      Excluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!