Páginas

27 julho 2012

Resenha: Reencontro - Leila Krüger

|
Autora: Leila Krüger
Editora: Novo Século
Ano: 2011
Páginas: 494

 "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Classificação:



   Ultimamente eu percebi que travo quando preciso falar sobre um livro que amei. Grande parte porque eu acho que não existem palavras para descrever a obra em sua totalidade. E hoje não será diferente e peço perdão caso eu não consiga passar aos leitores todas as emoções que o livro me passou - o que eu considero uma tarefa extremamente difícil - mas irei tentar.
   Reencontro é o segundo livro de Book Tour que eu recebi e deixo claro que não tinha grandes  expectativas, não havia procurado informações sobre o livro e estava com a mente aberta para o que viesse. E Meu Deus, que livro. Sabe aquele livro que por nada no mundo você quer parar de ler? Reencontro foi assim, mas com um pequeno problema: é livro de book tour, ou seja, nem pensar em carregar para cima e para baixo porque tenho medo de danificar - afinal o livro não é meu e todo o cuidado é necessário - Então eu acabava morrendo de vontade de correr para casa e continuar a leitura. O livro é grande, mas nada que desanime a leitura. São quase 500 páginas e a autora conseguiu me prender desde o início até o final.
   O livro é narrado em terceira pessoa e tem como protagonista Ana Luiza Herrmann que é fruto de um casamento desestruturado e muitas brigas. Sua mãe, Dona Vera, é dona de casa e seu pai, Doutor Guilherme, é um médico que mal para em casa. Ana está cursando Odonto na PUC de Porto Alegre e tem como  melhor amiga e fiel escudeira Fernanda, mais conhecida como Nana, com quem divide uma grande amizade e alguns segredos.
    A expressão "Pobre menina rica" define bem a situação em que Ana Luiza se encontra. A garota tem tudo o que quer materialmente, porém não tem o amor e afeto por parte de seus pais. Essa negligência em sua criação deixou a menina desamparada e ela acabou recorrendo a bebida e às drogas para tentar aliviar sua solidão. Quando ela conhece Rafa acaba mudando alguns pontos negativos em sua vida, porém uma tragédia coloca um fim nessa mudança. A garota precisa manter sua sanidade e saúde debilitada. Com algumas quedas, ela continua a batalha. Será que ela consegue controlar seus vícios? E Rafa? Estará sempre ao lado de Ana? 
     O livro me encantou. Nunca em minha vida chorei tanto quanto chorei em Reencontro. Eu dizia: chega de chorar. Passava algumas páginas e lá eu estava novamente me debulhando em lágrimas. Eu me identifiquei bastante com a protagonista - apesar de odiar beber e não usar drogas - mas sim, em relação a todos aqueles sentimentos de insegurança e impotência diante de determinadas situações. O livro é super recomendado e aqueles que amam um romance irão adorar. A diagramação do livro é muito boa e a autora colocou sempre ao início de cada capítulo uma citação ou um trecho de música que esteja relacionado ao capítulo. A capa remete ao lago que é o cenário de muitas cenas do livro e trás ao leitor uma imagem para ilustrar parte do local. Mas só deixo uma dica: não leia em público, você pode começar a chorar e será embaraçoso. 


"Ele me devolve uma coisa que me falta... nem sei o quê. E... mesmo eu correndo dele sempre... eu no fundo só espero que ele me alcance a cada vez". Página 472

8 comentários:

  1. Eu tbm travo na hora de resenhar um livro muito bom!! Adorei a resenha e quero muito ler este livro ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu estou doida para ler esse livro! Mas acho que ele tá fugindo de mim de alguma forma, porque ele escapa de mim. D:
    Mas nossa, você chorou tanto assim? Ai, já vejo que esse livro vai acabar comigo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Não conhecia esse livro mas após ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler, mesmo sem gostar muito de livros que me fazem chorar.
    Beijos
    territorio-pop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Q coisa... eu acho q não me interessaria pelo livro, mas essa sua resenha foi tão apaixonante pelo livro, q acho q quero ler. rs

    ResponderExcluir
  5. Também acho bem dificil falar de um livro que gostei muito do que o contrario. Não conhecia esse livro, gostei muito pretendo ler.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei este livro, tive a felicidade de participar do book tour dele e agora o recomendo para todos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa é a melhor resenha que já li sobre esse livro!
    Nossa, nem imaginava que era tão grandão e pelo que disse a estória realmente parece bem emocionante e fiquei com vontade de ler tb, apesar de não ser muito fã de drama!
    Também é dificil pra mim falar sobre livros que amo muito!

    Adorei o blog!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights - http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  8. Realmente Reencontro é um livro encantador, uma história surpreendente, eu amei. Beijos


    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!