Páginas

04 julho 2012

Resenha: Coleção DEUS - Laerte Coutinho

|
   Quem gosta de Cartuns? Pois bem, a resenha de hoje é sobre os Cartuns do Laerte Coutinho. Eu amei essa coleção, principalmente o terceiro livro e tive bons momentos com Deus.
   Os cartuns não são nada convencionais, pois o seu protagonista é um personagem bastante conhecido e temido: Deus. Vocês podem estar se perguntando - se ele usa Deus para fazer as pessoas rirem, deve ser de muito mau gosto - Bom, eu sou católica e acredito em Deus acima de tudo e não achei a obra desrespeitosa. Mas vai de cada um ter as suas percepções. Eu recomendo a leitura e sei que irão se divertir muito com os livros. 

 Exemplares cedidos pela Editora Olho d'Água para resenha e avaliação do  
 La Vie Est Ailleurs - Rafaella

Classificação:
 COMPRE: DEUS - Volumes 1, 2 e 3  

    A coleção é composta por três livros:

DEUS SEGUNDO LAERTE
Prefácio: Frei Betto     64 pp.
O autor é o conhecido cartunista Laerte, da Folha de S. Paulo. O livro traz 100 cartuns com a personagem Deus, publicado todos os domingos no jornal. A personagem é uma divindade muito simpática e humana, demasiado humana, que a gente ama. Os cartuns vão do engraçado, passando pelo irônico e algumas vezes atingem o sublime. Eis alguns dos temas: Criação, santos, cotidiano, diabo, céu. O livro traz um prefácio de Frei Betto e conta ainda com um depoimento do autor sobre sua personagem, bem como uma auto-apresentação de Laerte.

DEUS 2 - A GRAÇA CONTINUA
Prefácio de Maria Rita Kehl.    64 pp.
DEUS ESTÁ DE VOLTA! Criando mundos sem pender a pose. Deus atende às (minhas) súplicas e continua sua saga em quadrinhos.
E não só Ele: São Pedro, Gabriel e seu talk show, o Diabo, Buda, todos em historias com génesis, meio fim.
Neste livro você encontra Deus em toda parte; na terra e no céu, no passado e no futuro, nas letras do Pato Fú e nos provérbios.
Afinal, Deus dá nozes a César conforme o cobertor de quem cedo madruga.
 
DEUS 3 - A MISSÃO
64 pp.
E AGORA? A paz na Terra mais uma vez é colocada na alça da mira pelos homens de má vontade.
Só que desta vez, a coisa passou todos os limites: o próprio Deus foi convocado!
O ser Perfeitíssimo nem pode alegar que tem pé chato!
No front, Ele faz o que pode - não para vencer - mas para derrotar a guerra.





   Laerte Coutinho nasceu no dia 10 de junho de 1951 e fez o Curso Livre de Desenho e Pintura para Adolescentes na Fundação Armando Álvares Penteado. Entrou para a Universidade de São Paulo no ano de 1969 - atual Escola de Comunicação e Artes. Fez curso de música e jornalismo, porém não os concluiu. Fundou uma revista em 1972, uma editora em 1975 e colaborou com revistas e jornais como Veja, Folha de S.Paulo e Pasquim. Já lançou diversos livros com coletânias de Charges e quadrinhos, assim como faz textos para a Tv. Agora que vocês já conheceram um pouco sobre o autor, irei apresentar os livros. Não fiz uma postagem para cada porque por serem livros finos e de rápida leitura eu iria acabar soltando spoilers e isso não é legal.

   Deus segundo Laerte - É o livro que dá início a estória de Deus. Esse primeiro volume é em preto e branco e nos apresenta a Deus - um ser onipresente, onipotente e onisciente  que rege os céus e vive brigando com o Diabo. O prefácio é escrito pelo Frei Beto e nos dá uma luz do que leremos mais para frente, "O que Laerte faz é um santo humor" ele diz e comenta que Laerte busca criar um Deus mais íntimo e não aquela entidade carrancuda e mal humorada que grande parte das pessoas acredita que ele é. No livro existe a criação dos homens por meio de Adão e Eva e dos animas. Deus atende aos pedidos de seus fiéis e ensina um deles a tomar ginseng para curar ressaca.  Com muito bom humor, Laerte nos mostra a rotina de Deus e como ele faz para atender seus filhos e manter o mundo sob controle.
   Deus 2: a Graça Continua - O segundo  livro da coleção tem seu prefácio de autoria de Maria Rita Kehl e ela nos apresenta às novas aventuras do Senhor. Nesse livro o tema mais presente é o dia do Juízo Final, onde as pessoas prestam contas de sua vida na Terra. Deus faz Ioga, é esportista e tenta levar Buda para esse caminho saudável. Gargalhadas ao longo da leitura são garantidas. Há o "Gabriel Talk Show" que é um programa que o Anjo Gabriel faz entrevistas com Deus e com o Diabo. Esse livro é colorido, o que ajuda bastante a visualizar os cartuns. 
   Deus 3: A Missão - Deus é convocado para a guerra. Sim, a guerra não vê raça, classe social ou o poupa por ser o Todo Poderoso. Deus é enviado para os campos de batalha e acaba morrendo. O Diabo se aproveita da situação e começa a controlar o mundo. O caos reina, mas Deus é resgatado por seus anjos e precisa colocar tudo em ordem. Um novo personagem surge: Capitão Deus, que foi criado por uma reação química e protege as pessoas de todo mal. Esse livro também possui cores, mas o modelo dos cartuns é igual aos anteriores. O terceiro volume foi o meu favorito, porém a leitura dos três foi bastante prazerosa. Eu super recomendo. 

   


4 comentários:

  1. Oi, seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia
    Mas achei muito bacana

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei legal! Sou cristã, acho que essa seja uma boa forma de falar sobre o assunto sem cair na mesmice.
    Brigada pela recomendação. ;)

    ResponderExcluir
  4. Achei legal o modo diferente das tirinhas viu! Muito original a ideia, e por mais que alguns não gostem, eu achei interessante ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!