Páginas

05 março 2014

Resenha: Segredos e Mentiras - Diane Chamberlain

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 288

Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.

Classificação:     


"Era linda. Cada ruga em seu rosto. Cada fio branco. Cada junta inchada nas mãos que haviam trazido o bebê ao mundo com tanta facilidade e delicadeza. Naquele instante Noelle soube que queria ser igual à mãe. Queria ser igualzinha a ela." Página 29


Quando conheceram Noelle na faculdade, Emy e Tara desconfiaram da aproximação, mas com o passar dos anos as três viraram melhores amigas. Noelle, assim como sua mãe e a mãe de sua mãe, queria ser parteira, mas ao contrário destas estava estudando enfermagem para exercer a profissão dentro da lei. 

Anos se passaram e a amizade das três continuava intacta, mas cada uma tinha seus afazeres e famílias para cuidar. Tara se casou e teve Grace, já Emy teve uma filha poucos dias antes, Jenny. Noelle fez o parto de Tara, mas Emerson decidiu ter seu bebê em um hospital. Nessa semana a vida das três acabou tendo um rumo inesperado. Assim como a vida de Anna e sua família.

Quando Noelle se suicida, as amigas decidem arrumar a casa em que ela morava, já que é de Emerson. E é nessa arrumação que são descobertos os segredos de Noelle e suas atividades que nem mesmo suas melhores amigas conheciam. 

Em busca de respostas, essas duas amigas começam a cavar o passado de Noelle e quanto mais se mexe, pior fica. Morte, ilegalidade e traições estão no passado de Noelle e isso será bem maior (e pior) do que Tara e Emy esperavam descobrir. 


"Não conseguia imaginá-la levando uma vida de mentiras. No entanto, ali estava. Ali estava a prova. E agora? O que fazer com aquilo?" Página 125


Inquietante, intenso e com um enredo que lhe prende do início ao final da leitura. Diane Chamberlain tratou de assuntos delicados, como o suicídio, de forma natural, assim como os segredos e a vida dupla de Noelle de forma que o leitor conseguiu captar os sentimentos da personagem ao longo dos anos e as razões que a levaram a tomar essa decisão.

A obra é narrada em primeira pessoa por diversos personagens já que a cada capítulo há a divisão entre o personagem a narrar as situações, mas fique tranquilo porque a leitura não fica confusa. E, acredito, que dá ao leitor a profundidade e conexão com cada personagem e isso não aconteceria ao fazer a narração em terceira pessoa ou apenas um dos personagens narrando a história. A escolha da capa foi perfeita já que pode mostrar a fragilidade dos recém-nascidos e da carta que Noelle deixou antes de acabar com a própria vida.

As descobertas começam com o suicídio de Noelle e quando você acha que não existe nada mais para te surpreender, tudo muda e o que era tido como verdade, não é mais. Segredos e Mentiras é completamente viciante, não consegui largá-lo enquanto não terminei a leitura. Você que gosta da temática familiar que envolve segredos antigos, não pode deixar de ler esta obra e surpreender com a história dessas três amigas. 


"Mas quando parei em frente à casa de Tara, vi o carro de Jenny estacionado na rua. Minha filha me esperava na calçada, encolhida e tremendo debaixo da garoa, os braços cruzados com firmeza. No fim das contas, eu não teria de dar conta desse assunto sozinha." Página 230

8 comentários:

  1. No começo eu não senti nenhum interesse em ler esse livro, mas ai vi que o livro parece ser muito interessante, cheio de segredos que estou hiper curiosa para saber por que a Noelle se suicida? Que segredos ela escondia? espero poder ler o livro em breve.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda a capa, super fofa. Adoro livros com essa temática familiar com mistérios, eu já tinha visto esse livro mas ele não me chamou a atenção, mas depois dessa sua resenha, com certeza vou ler. Já coloquei ele na minha listinha do ano!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro nunca me chamou muito atenção, porque o tema principal é família. Não sei, acho que não é um tema que me prende. Na minha concepção, muitas vezes, eles tendem a ser um tanto tediosos. No entanto, eu sou fã de um bom mistério e ao ler a resenha me encontrei curiosa a respeito dos motivos de Noelle para cometer o suicídio. Não diria que é um livro que vou colocar na minha lista de leituras, mas se houver a oportunidade, darei uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro,e confesso que no inicio já me desanimei só de olhar pra capa por que não gostei muito dela,mas pela sua resenha é o tipo de livro que eu gostaria de ler *-*

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ter uma pitada de mistério e ser bem profundo, daqueles inquietantes. Gosto bastante de livros assim. Vou colocar o livro na minha meta de leitura para o ano.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  6. Reviravoltas dão novos ares a uma leitura, e ainda prendem o leitor até o final.
    Gostei e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Me interessei por esse livro logo quando o lançamento saiu mas eu ainda ia esperar para ler resenhas sobre ele, essa é a primeira que eu leio e posso dizer que gostei bastante da história e quero muito descobrir os segredos envolvidos na trama.
    Beijos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Arqueiro sempre me conquista com suas obras, sempre desejo quase todas kkkkkkkk
    Este é um deles, parece bem legal e emocionante... =)

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!