Ano: 2014
Páginas: 288
Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida. Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara. Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.
"Era linda. Cada ruga em seu rosto. Cada fio branco. Cada junta inchada nas mãos que haviam trazido o bebê ao mundo com tanta facilidade e delicadeza. Naquele instante Noelle soube que queria ser igual à mãe. Queria ser igualzinha a ela." Página 29
Quando conheceram Noelle na faculdade, Emy e Tara desconfiaram da aproximação, mas com o passar dos anos as três viraram melhores amigas. Noelle, assim como sua mãe e a mãe de sua mãe, queria ser parteira, mas ao contrário destas estava estudando enfermagem para exercer a profissão dentro da lei.
Anos se passaram e a amizade das três continuava intacta, mas cada uma tinha seus afazeres e famílias para cuidar. Tara se casou e teve Grace, já Emy teve uma filha poucos dias antes, Jenny. Noelle fez o parto de Tara, mas Emerson decidiu ter seu bebê em um hospital. Nessa semana a vida das três acabou tendo um rumo inesperado. Assim como a vida de Anna e sua família.
Quando Noelle se suicida, as amigas decidem arrumar a casa em que ela morava, já que é de Emerson. E é nessa arrumação que são descobertos os segredos de Noelle e suas atividades que nem mesmo suas melhores amigas conheciam.
Em busca de respostas, essas duas amigas começam a cavar o passado de Noelle e quanto mais se mexe, pior fica. Morte, ilegalidade e traições estão no passado de Noelle e isso será bem maior (e pior) do que Tara e Emy esperavam descobrir.
"Não conseguia imaginá-la levando uma vida de mentiras. No entanto, ali estava. Ali estava a prova. E agora? O que fazer com aquilo?" Página 125
Inquietante, intenso e com um enredo que lhe prende do início ao final da leitura. Diane Chamberlain tratou de assuntos delicados, como o suicídio, de forma natural, assim como os segredos e a vida dupla de Noelle de forma que o leitor conseguiu captar os sentimentos da personagem ao longo dos anos e as razões que a levaram a tomar essa decisão.
A obra é narrada em primeira pessoa por diversos personagens já que a cada capítulo há a divisão entre o personagem a narrar as situações, mas fique tranquilo porque a leitura não fica confusa. E, acredito, que dá ao leitor a profundidade e conexão com cada personagem e isso não aconteceria ao fazer a narração em terceira pessoa ou apenas um dos personagens narrando a história. A escolha da capa foi perfeita já que pode mostrar a fragilidade dos recém-nascidos e da carta que Noelle deixou antes de acabar com a própria vida.
As descobertas começam com o suicídio de Noelle e quando você acha que não existe nada mais para te surpreender, tudo muda e o que era tido como verdade, não é mais. Segredos e Mentiras é completamente viciante, não consegui largá-lo enquanto não terminei a leitura. Você que gosta da temática familiar que envolve segredos antigos, não pode deixar de ler esta obra e surpreender com a história dessas três amigas.
"Mas quando parei em frente à casa de Tara, vi o carro de Jenny estacionado na rua. Minha filha me esperava na calçada, encolhida e tremendo debaixo da garoa, os braços cruzados com firmeza. No fim das contas, eu não teria de dar conta desse assunto sozinha." Página 230
No começo eu não senti nenhum interesse em ler esse livro, mas ai vi que o livro parece ser muito interessante, cheio de segredos que estou hiper curiosa para saber por que a Noelle se suicida? Que segredos ela escondia? espero poder ler o livro em breve.
ResponderExcluirBeijos!!!
Linda a capa, super fofa. Adoro livros com essa temática familiar com mistérios, eu já tinha visto esse livro mas ele não me chamou a atenção, mas depois dessa sua resenha, com certeza vou ler. Já coloquei ele na minha listinha do ano!
ResponderExcluirEsse livro nunca me chamou muito atenção, porque o tema principal é família. Não sei, acho que não é um tema que me prende. Na minha concepção, muitas vezes, eles tendem a ser um tanto tediosos. No entanto, eu sou fã de um bom mistério e ao ler a resenha me encontrei curiosa a respeito dos motivos de Noelle para cometer o suicídio. Não diria que é um livro que vou colocar na minha lista de leituras, mas se houver a oportunidade, darei uma chance a ele.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro,e confesso que no inicio já me desanimei só de olhar pra capa por que não gostei muito dela,mas pela sua resenha é o tipo de livro que eu gostaria de ler *-*
ResponderExcluirEsse livro parece ter uma pitada de mistério e ser bem profundo, daqueles inquietantes. Gosto bastante de livros assim. Vou colocar o livro na minha meta de leitura para o ano.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista
Reviravoltas dão novos ares a uma leitura, e ainda prendem o leitor até o final.
ResponderExcluirGostei e vou anotar a dica.
Bjs, Rose
Me interessei por esse livro logo quando o lançamento saiu mas eu ainda ia esperar para ler resenhas sobre ele, essa é a primeira que eu leio e posso dizer que gostei bastante da história e quero muito descobrir os segredos envolvidos na trama.
ResponderExcluirBeijos
the-universe-of-books.blogspot.com.br
Arqueiro sempre me conquista com suas obras, sempre desejo quase todas kkkkkkkk
ResponderExcluirEste é um deles, parece bem legal e emocionante... =)