Páginas

15 novembro 2012

Resenha: Contato Visual - Cammie McGovern

|
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010
Páginas: 306

Enquanto as crianças brincam no playground de Woodside Elementary School, dois alunos, uma garotinha e um garoto, desaparecem, sendo vistos pela última vez atravessando o campo de futebol em direção ao bosque atrás da escola. As horas passam e então apenas um deles, Adam, um garoto de nove anos com autismo, é encontrado vivo, a única testemunha de um assassinato incompreensível. Verbal apenas nos melhores dias, Adam recua em seu mundo silencioso que Cara, sua mãe, conhece muito bem. Com a comunidade em choque e seu filho incapaz de ajudar na investigação policial, Cara tenta decifrar os enigmáticos acontecimentos. Um romance excitante de suspense psicológico sobre um crime que golpeia o centro de uma comunidade pequena, a comovente trama de Cammie McGovern é, sobretudo, uma história poderosa sobre a delicada e complexa ligação entre uma mãe e seu filho autista.

Classificação:    

"Depois do terrível escândalo do corredor, ele ficou bem no carro e, quando chegou em casa, tinha se recuperado o suficiente para pedir um sanduíche de presunto. As mãos dela ainda estavam tremendo, a respiração, ofegante do desgaste, mesmo sabendo que as coisas com Adam podiam ser assim - um acesso assustador podia surgir tão inexplicavelmente quanto passar minutos depois, sem nenhuma prova além dos nervos em frangalhos e pratos quebrados que ficam pelo caminho. Mas nunca tinha sido assim: nunca havia atraído uma multidão de rostos preocupados, ninguém nunca tinha se oferecido para chamar a emergência." Página 157

  
   Cammie McGovern fez um excelente trabalho em Contato Visual. Devorei o livro rapidamente e não consegui parar de ler enquanto não desvendava os mistérios da trama. Com histórias e fatos bem conectados a autora consegue prender o leitor e fazer com que ele vire detetive e tente descobrir o que aconteceu no bosque com Adam e a pequena Amelia. 

   Adam é um garoto de 9 anos que tem autismo. Sua mãe Cara deixou de toda sua vida apenas para oferecer ao filho uma vida sem muitas dificuldades. O pai de Adam é inexistente, porém o passado de Cara guarda muitos segredos que podem ser peças chave do que se passou no bosque. 

    Morgan é um garoto tranquilo que frequenta um grupo na escola e em uma de suas tarefas se oferece para ajudar a cuidar de Adam e uma amizade nasce entre os dois. 

    Amelia era uma garota alegre e tinha 10 anos quando foi assassinada em um bosque perto da escola que frequentava. A única testemunha foi Adam, mas o garoto não consegue dar um testemunho válido para a polícia. 

    Não posso ser muito específica na resenha porque poderia falar coisas que comprometeriam a estória. Seria o passado de Cara o culpado pelo acidente no bosque? E Morgan, qual é o grande interesse do menino em resolver o caso?

   A leitura é fluída e bastante emocionante. A autora consegue prender o leitor do início até o final da obra, e este, é surpreendente. Leitura recomendada e garanto que todos irão adorar desvendar o que aconteceu no bosque. 


Leituras recomendadas:
AUTISMO - Não espere, aja logo! 
CONVIVENDO COM AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER 
AUTISMO ESPERANÇA PELA NUTRIÇÃO

3 comentários:

  1. Eu li esse livro há pouco tempo e também gostei muito. O final é eletrizante e surpreendente principalmente quando a gente se dá conta do quanto Adam é capaz de sentir e de certa forma de se relacionar.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto algo sobre esse livro mas fazia muuuuito tempo...
    Ainda quero muito ler ele..

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Demorei pra conhecer esse livro, mas desde então tive grande interesse, afinal trata de um tema bem interessante e tem esse lado do mistério que envolve a história. Isso sempre chama a atenção.
    Espero ter a oportunidade da leitura em breve :D

    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!