Páginas

21 julho 2014

Resenha: Wake - Despertar / Lisa McMann (Wake#1)

|
Editora: Novo Século
Ano: 2010
Páginas: 205
Tradutor: Ana Death Duarte

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... 

Classificação:    




 "Janie nunca escolhe verdade.
Ela é uma garota de desafios.
De tal forma que ninguém invade seu interior.
Não pode se dar ao luxo de deixar alguém entrar.
Poderiam descobrir seu segredo." Página 19


Janie Hannagan descobriu aos oito anos que podia entrar nos sonhos das pessoas. Isso pode parecer até legal, o problema é que quando ela o faz perde o controle sobre o seu corpo e tem convulsões, o que não é nada bonito. Desde pequena teve que aprender a cuidar de si, já que não conhece seu pai e sua mãe vive bêbada. 


Quando Carrie se muda para a vizinhança, Janie faz uma amiga, mesmo tendo que dividi-la com Melinda, uma das garotas que a perturbam desde que se conhece por gente. Por outro lado, Carrie a trata com igualdade e é sua única amiga na escola. 

Aos 17 anos Janie está trabalhando em um asilo para conseguir ganhar dinheiro a tempo de ir para a faculdade e um dia, a caminho da escola, dá carona para Cabel Strumheller que teve uma grande transformação nas últimas férias. Janie e Cabel acabam ficando amigos e a jovem está a ponto de lhe contar sobre sua condição, mas algo impede que ela o faça e tudo mude.


"Este é o pior dos sonhos em que ela já ficou presa. De longe, o pior. Desmaia. Inconsciente. Esgotada. Logo antes da mudança de cena. E termina." Página 111


 
Você já deve ter percebido pelas citações a forma com que a autora Lisa McMann escreve e, para mim, não funcionou. Frases curtas, pensamentos voando e ações pouco explicadas me deixaram confusa durante toda a leitura. O livro é dividido em capítulos e nestes há a divisão de dias e horas, então por várias vezes estas divisões continham apenas uma frase curta. A leitura é rápida, mas truncada. 

A história é diferente de tudo o que já vi, mas a forma com a qual a autora narra não me conquistou e por isso a nota tão baixa. A edição e a capa estão boas, assim como a revisão, mas definitivamente esta leitura não me agradou em nada. Fico até feliz por não ter comprado a coleção por 75 dilmas, acabei encontrando em uma ponta de estoque na minha cidade e comprei cada livro por 10 reais. Irei continuar a ler a série e espero, de coração, que melhore e que eu não me arrependa de ter gastado 30 reais de bobeira. 


"Hora de parar de chorar, hora de reagir e fazer algo a respeito. Hora de superar esse lance de autopiedade. 
Antes que ela enlouqueça. 
Porque não tem como passar na faculdade, a menos que ela reverta essa situação." Página 119

5 comentários:

  1. OI Rafa!! Gostei muito do livro quando li a sinopse. O tema é me agrada e muito. Porém, esta forma que ela narra, estas citações... gostei não.
    beijos

    Blog Minha velha estante

    ResponderExcluir
  2. A sinopse dá a impressão de ter uma trama bastante interessante, mas realmente, a narração, por essas citações, dá a impressão de ser um pouco confuso e provavelmente não me agradaria também.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Lenah, parece ser um enredo muito interessante e também um tanto confuso, mas acho que me agradaria bastante ler esse livro. Não conhecia o livro e fiquei feliz por conhecer!

    ResponderExcluir
  4. Senti o mesmo que vocês,tanto que nem li os outros livros,a história poderia ser interessante se fosse desenvolvida de outra forma.

    Resenha sincera e objetiva.

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Uma narração ruim comprometi a obra... Mas eu gostei da sinopse. :)

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!