Páginas

15 julho 2014

Resenha: Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare / Os Instrumentos Mortais - Vol.5

|
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 434
Tradutor: Rita Sussenkid
Livraria da Travessa - Saraiva - Livraria da Folha


Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido? 

Classificação:     

Pode conter spoilers dos livros anteriores


 "- Fui praticamente uma prisioneira nas últimas duas semanas - disse, com a voz trêmula. - A Clave não me deixou procurar Jace. E agora que ele veio até mim... a mim... você sequer me deixa ir junto até as Irmãs de Ferro...
- Não é seguro. Jace provavelmente está tentando rastreá-la...
Clary se descontrolou:
- Toda vez que você me mantém segura, arruína minha vida!" Página 105


Demorei a fazer a resenha de Cidade das Almas Perdidas porque não havia comprado o livro já que os quatro primeiros comprei em uma promoção, mas com a proximidade do lançamento de Cidade do Fogo Celestial percebi que teria que ler logo, não por falta de vontade, mas, sim, de dinheiro.

No volume anterior, Clary desejou algo que mudou a vida de Jace e de sua família e por conta disso, agora, ele e Sebastian estão ligados. Se isso não fosse motivo suficiente para Clary surtar, ainda há o inconveniente de que a Clave está procurando Sebastian por céus e terras para destruí-lo e, com isso, destruiriam Jace junto. Em uma noite, Jace faz contato com Clary e isso obriga Jocelyn e a garota se mudarem para a casa de Magnus e buscarem formas de se proteger contra os caçadores de sombras perversos. Clary, contrariada, decide ir atrás de Jace e de seu irmão tornando o trabalho de protegê-la ainda mais difícil. 

Em contrapartida, Magnus, Simon, Isabelle e Alec estão buscando uma forma de romper a ligação entre Jace e Sebastian para que o irmão de Clary possa ser destruído pela Clave sem que Jace sofra o mesmo. Simon e Izzy estão mais próximos, Alec e Magnus estão brigando e Maia e Jordan começaram a se entender, então é certeza de que haverão muitas reviravoltas amorosas durante a leitura. 

"- Bem - disse ela. - Você é meu irmão. Eu o teria amado. Teria tido de amar.
Ele continuou olhando para ela com o mesmo olhar fixo e intenso. Clary pensou se deveria perguntar se ele achava que isso significava que ele também a teria amado. Como uma irmã. Mas tinha a impressão de que ele não fazia ideia do que isso significava." Página 291


Considerando que o livro anterior foi meu favorito, esperava que esse o superasse, mas isso não aconteceu. Cidade das Almas Perdidas voltou ao ritmo dos primeiros livros, com ação, mas ainda faltou algo para torná-lo o melhor da série. Simon e Isabelle aparecem mais como casal - e isso me deixou extasiada - o livro não focou tanto em Clary e Jace, Sebastian ganhou mais espaço na trama, assim como Jordan e Maia, e as cenas românticas são fofas, mas isso deixou a ação um pouco de lado. 

Clary continua xarope e, por estar longe de Jace, acabei não gostando muito dela durante a leitura. Por outro lado, Izzy sempre foi e sempre será minha favorita, então gostei muito da leitura já que explorou bastante a personagem (assim como no livro anterior). A leitura é rápida e envolvente e quando você percebe já está quase terminando o livro, confesso que enrolei para terminar a leitura porque queria estar com o livro seguinte em mãos, o que não aconteceu, mas ao contrário do livro anterior, a leitura será sequencial e tenho certeza de que aproveitarei melhor por estar com os detalhes frescos na cabeça.

A capa é linda e até meu irmão que não é fã de livros achou isso, e também por que ele ama garotas ruivas. Só fiquei chateada porque não consegui pegar a edição com efeito holográfico (sim, eu tinha esperança), mas fica para a próxima. A edição ficou boa e as letras poderiam ser um tamanho maior, mas consegui ler decentemente apesar de ser míope. A revisão deixou um pouco a desejar, já que os mesmos erros encontrados nos volumes anteriores estão presentes neste livro, mas isso não deixa a leitura menos emocionante. Este livro é mais do que recomendado, assim como a série, e estou ansiosíssima para concluí-la. 

"- Você não precisa da minha permissão para vir aqui ver Jace - disse Isabelle. - Não precisa da autorização de ninguém para fazer nada. Você é Clary Fray. Você se mete em todo tipo de situação sem a menor ideia do que diabos vai acontecer, e depois sobrevive à base de coragem e loucura. 
- Não no que se refere à minha vida pessoal, Iz.
- Hum - disse Isabelle. - Bem, talvez devesse. - E desligou o telefone." Página 406

5 comentários:

  1. Doiiiida pra chegar logooo no Vol. 5 !!!!

    Ainda estou no 2º livro! :(


    *----*

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Acho uma vergonha ainda não ter lido nenhum livro da série! rsrsrs
    Assisti ao filme do primeiro livro e achei muito fresco, mas todos que conheço que leram o livro falaram que não tem muito a ver e que o livro é estupendamente melhor que o filme, o que eu não duvido, pois lendo as resenhas dos blogs vejo que os livros são bem mais interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Esse parece ser tão bom quanto os anteriores e já estou com vontade de ler a série inteira, vai ter que me emprestar todos os livros!

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempo que li Cidade das Almas Perdidas, mas lembro que, assim como fiz na leitura de todo livro da Cassandra Clare (que vai estar na Bienal e eu não T.T), adorei. Ela tem um jeito de envolver. Mesmo Clary sendo um pouquinho songa (não culpo ela, nessa situação meio minha-vida-virou-de-cabeça-pra-baixo, acho que todos seriamos), ainda gosto bastante dela. Claro, os outros personagens são um amor e não tem como não amá-los (Magnus <3 Pena que o final... É).
    Enfim, gostei bastante da resenha. Até me ajudou a relembrar algumas coisas antes de ler Cidade do Fogo Celestial :P

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Eu ainda não li nada dessa série, porém já li tantas resenhas, já vi tanto spoiler rsrsrsrsrs Preciso ler urgente, vou acabar sabendo o livro todo sem nem mesmo ter lido.
    beijos

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!