Páginas

17 junho 2013

Resenha: Lolly Willowes - Sylvia Towsend Warner

|
Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616613
Ano: 2013
Páginas: 196




A perda do pai marcou para sempre a vida de Lolly Willowes. É por isso que, ainda criança, ela decide morar com o irmão, onde cuida dos sobrinhos e ajuda a cunhada nas tarefas domésticas. Durante vinte anos, Lolly se anula, resumindo-se a uma tia amada pela família. Solteirona com apenas vinte e oito anos, ela decide abandonar a Londres urbana e se mudar para a vila rural Great Mop, onde florescerá emocional e espiritualmente. No entanto, tudo se complica após a visita de um gato que a jovem tem certeza de que foi enviado pelas forças das trevas, pelo próprio demônio.




Classificação:    


"Dez dias depois da morte de Everard, Henry e Caroline partiram de Lady Place, levando Laura com eles. Laura, por sua vez, achou a partida menos dolorosa do que imaginara, e Caroline a pôs na cama assim que chegaram a Apsley Terrace, o que simplificou sua infelicidade ao fazê-la sentir-se como uma criança infeliz." Página 39 


Laura Willowes é uma jovem bastante ligada a seu pai, Everard, e quando este morre fica decidido que a jovem com seus 28 anos iria se mudar para a casa de Henry e Caroline, seu irmão mais velho e cunhada. Lá, Laura ficou responsável por colaborar com a arrumação da casa e ajudar a cuidar de suas sobrinhas Fancy e Marion que nesta época eram bem pequenas. Lolly, como era conhecida por todos, era uma mulher bastante reservada e acabava se anulando por conta da sociedade da época. Seu irmão do meio, James, morreu em batalha e a casa em que ela morava quando era pequena foi alugada então a mulher de James e Titus, sobrinho preferido de Lolly, acabaram se mudando para outro lugar.

Com o passar dos anos Laura começou a sentir o peso de ser uma mulher solteira com mais de quarenta anos, suas sobrinhas já haviam casado e agora ela ajudava a cuidar dos sobrinhos-netos. Um dia a mulher foi caminhar e encontrou uma loja que vendia flores e ficou extremamente encantada, o vendedor gentilmente falou qual a procedência das lindas flores e em um momento de epifania Laura decide morar neste lugar.  Apesar de sua família ser totalmente contra, Laura finca o pé e se muda para Great Mop e os primeiros dias passam voando, uma vez que a mulher está encantada com o lugar. Os dias passam e seu sobrinho Titus decide também se mudar para o pequeno vilarejo, e, com sua individualidade ameaçada, Laura pede ajuda para às forças para que estas levem seu sobrinho para a cidade de onde veio. Com isso um gato aparece na casa de Laura e ela o batiza de Vinagre e este é o ponto de partida para uma história sobrenatural, que em sua primeira edição foi publicada no ano 1926. 

Para a época em que a obra foi publicada pela primeira vez, acredito que um rebuliço se formou, pois Lolly Willowes mostra tudo aquilo que era tido às vistas grossas como o abuso de poder, o domínio dos homens, sexualidade reprimida e tantos outros assuntos que antes eram vistos como tabu, e, principalmente, a bruxaria e o culto ao Diabo. A leitura é bastante densa e acaba deixando o leitor bastante confuso com o adiantar da história porque a autora não trás uma narração linear, mas sim avança e volta vinte anos com o passar de um parágrafo. Outro ponto que o livro peca é na falta de capítulos, sendo que a divisão da obra é feita por meio de partes, ou seja, 196 páginas divididas em três partes. As duas primeiras partes foram bem complicadas de ler, pois eu ainda não estava acostumada com o ritmo da leitura, mas quando o livro realmente começa a ficar interessante (ao final da segunda parte) já começa a ficar triste porque você sabe que a leitura está acabando. 

Confesso que solicitei o livro para a editora sem quaisquer expectativas porque eu não conhecia nada sobre a obra, e acredito que isto, apesar de tudo, foi o que salvou a leitura porque eu estava totalmente no escuro. A capa é bem trabalhada e apesar de na imagem digitalizada parecer um tanto estranha, pessoalmente é uma das capas mais bonitas que já vi. Não posso prolongar mais a resenha porque corro o risco de falar mais do que o necessário, mas apesar de minhas impressões recomendo que vocês leiam primeiro o livro para depois se certificarem de que a obra é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas composições atuais. 


" Ela, Laura Willowes, na Inglaterra, no ano de 1922, fizera um pacto com o Diabo. O pacto estava feito, confirmado e selado com o lacre rubro do seu sangue. Lembrou-se dos bosques, lembrou-se do próprio pedido selvagem de ajuda e do silêncio que se seguiu, como que para ratificá-lo." Página 135

9 comentários:

  1. Parece ser ótimo, é bem meu tipo de leitura, "obscura", amo!

    Beijinhos,
    Lia ♥
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosti do estilo!
    Adoro livros assim
    Dica anotada!

    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. A sinopse é interessante, mas não tenho lido tão bons comentários sobre o livro e talvez isso não tenha despertado meu interesse, graças a Deus pq senão ia ser mais um na lista de compras hauhauauhuah

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tenho um pouco de preconceito com esse livro por causa dos tabus que você falou- principalmente o último. Sem falar na "confusão" na forma de narrar a história.

    E outra coisa, como assim falta parágrafos????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Nathalia, muito obrigada por comentar. Acabei percebendo um erro na postagem rsrs. O livro não conta com divisão por capítulos, e não parágrafos. Acabei cometendo este equívoco.

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha!
    Por ser uma leitura densa, como vc disse, eu não me interessei muito....

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito pela temática e essa falta de capítulos atrapalha minha leitura. Também não gostei desse vai e volta no tempo, acho que confunde muito.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser muito bom, sinceramente! A capa é linda, embora um pouco estranha! Mas é muito bonita! E a história é bem do jeito que gosto!

    ResponderExcluir
  8. Gente!
    Amei a sinopse.
    Fiquei muito curiosa pela leitura.
    A capa é muito bonita também.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!