Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616613
Ano: 2013
Páginas: 196
A perda do pai marcou para sempre a vida de Lolly Willowes. É por isso que, ainda criança, ela decide morar com o irmão, onde cuida dos sobrinhos e ajuda a cunhada nas tarefas domésticas. Durante vinte anos, Lolly se anula, resumindo-se a uma tia amada pela família. Solteirona com apenas vinte e oito anos, ela decide abandonar a Londres urbana e se mudar para a vila rural Great Mop, onde florescerá emocional e espiritualmente. No entanto, tudo se complica após a visita de um gato que a jovem tem certeza de que foi enviado pelas forças das trevas, pelo próprio demônio.
Classificação:
"Dez dias depois da morte de Everard, Henry e Caroline partiram de Lady Place, levando Laura com eles. Laura, por sua vez, achou a partida menos dolorosa do que imaginara, e Caroline a pôs na cama assim que chegaram a Apsley Terrace, o que simplificou sua infelicidade ao fazê-la sentir-se como uma criança infeliz." Página 39
Laura Willowes é uma jovem bastante ligada a seu pai, Everard, e quando este morre fica decidido que a jovem com seus 28 anos iria se mudar para a casa de Henry e Caroline, seu irmão mais velho e cunhada. Lá, Laura ficou responsável por colaborar com a arrumação da casa e ajudar a cuidar de suas sobrinhas Fancy e Marion que nesta época eram bem pequenas. Lolly, como era conhecida por todos, era uma mulher bastante reservada e acabava se anulando por conta da sociedade da época. Seu irmão do meio, James, morreu em batalha e a casa em que ela morava quando era pequena foi alugada então a mulher de James e Titus, sobrinho preferido de Lolly, acabaram se mudando para outro lugar.
Com o passar dos anos Laura começou a sentir o peso de ser uma mulher solteira com mais de quarenta anos, suas sobrinhas já haviam casado e agora ela ajudava a cuidar dos sobrinhos-netos. Um dia a mulher foi caminhar e encontrou uma loja que vendia flores e ficou extremamente encantada, o vendedor gentilmente falou qual a procedência das lindas flores e em um momento de epifania Laura decide morar neste lugar. Apesar de sua família ser totalmente contra, Laura finca o pé e se muda para Great Mop e os primeiros dias passam voando, uma vez que a mulher está encantada com o lugar. Os dias passam e seu sobrinho Titus decide também se mudar para o pequeno vilarejo, e, com sua individualidade ameaçada, Laura pede ajuda para às forças para que estas levem seu sobrinho para a cidade de onde veio. Com isso um gato aparece na casa de Laura e ela o batiza de Vinagre e este é o ponto de partida para uma história sobrenatural, que em sua primeira edição foi publicada no ano 1926.
Para a época em que a obra foi publicada pela primeira vez, acredito que um rebuliço se formou, pois Lolly Willowes mostra tudo aquilo que era tido às vistas grossas como o abuso de poder, o domínio dos homens, sexualidade reprimida e tantos outros assuntos que antes eram vistos como tabu, e, principalmente, a bruxaria e o culto ao Diabo. A leitura é bastante densa e acaba deixando o leitor bastante confuso com o adiantar da história porque a autora não trás uma narração linear, mas sim avança e volta vinte anos com o passar de um parágrafo. Outro ponto que o livro peca é na falta de capítulos, sendo que a divisão da obra é feita por meio de partes, ou seja, 196 páginas divididas em três partes. As duas primeiras partes foram bem complicadas de ler, pois eu ainda não estava acostumada com o ritmo da leitura, mas quando o livro realmente começa a ficar interessante (ao final da segunda parte) já começa a ficar triste porque você sabe que a leitura está acabando.
Confesso que solicitei o livro para a editora sem quaisquer expectativas porque eu não conhecia nada sobre a obra, e acredito que isto, apesar de tudo, foi o que salvou a leitura porque eu estava totalmente no escuro. A capa é bem trabalhada e apesar de na imagem digitalizada parecer um tanto estranha, pessoalmente é uma das capas mais bonitas que já vi. Não posso prolongar mais a resenha porque corro o risco de falar mais do que o necessário, mas apesar de minhas impressões recomendo que vocês leiam primeiro o livro para depois se certificarem de que a obra é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas composições atuais.
" Ela, Laura Willowes, na Inglaterra, no ano de 1922, fizera um pacto com o Diabo. O pacto estava feito, confirmado e selado com o lacre rubro do seu sangue. Lembrou-se dos bosques, lembrou-se do próprio pedido selvagem de ajuda e do silêncio que se seguiu, como que para ratificá-lo." Página 135
Parece ser ótimo, é bem meu tipo de leitura, "obscura", amo!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lia ♥
www.limaoealecrim.blogspot.com
Gosti do estilo!
ResponderExcluirAdoro livros assim
Dica anotada!
Beijos
Rizia - Livroterapias
A sinopse é interessante, mas não tenho lido tão bons comentários sobre o livro e talvez isso não tenha despertado meu interesse, graças a Deus pq senão ia ser mais um na lista de compras hauhauauhuah
ResponderExcluirbjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
De Livro em Livro
Devaneios Fugazes
Confesso que tenho um pouco de preconceito com esse livro por causa dos tabus que você falou- principalmente o último. Sem falar na "confusão" na forma de narrar a história.
ResponderExcluirE outra coisa, como assim falta parágrafos????
Nossa Nathalia, muito obrigada por comentar. Acabei percebendo um erro na postagem rsrs. O livro não conta com divisão por capítulos, e não parágrafos. Acabei cometendo este equívoco.
ExcluirParabéns pela resenha!
ResponderExcluirPor ser uma leitura densa, como vc disse, eu não me interessei muito....
Não me interessei muito pela temática e essa falta de capítulos atrapalha minha leitura. Também não gostei desse vai e volta no tempo, acho que confunde muito.
ResponderExcluirParece ser muito bom, sinceramente! A capa é linda, embora um pouco estranha! Mas é muito bonita! E a história é bem do jeito que gosto!
ResponderExcluirGente!
ResponderExcluirAmei a sinopse.
Fiquei muito curiosa pela leitura.
A capa é muito bonita também.
http://lisos-somos.blogspot.com.br/