Páginas

13 junho 2013

Lançamento: Bertrand Brasil

|

Do povo para o povo 

(Of the People, by the People: A New History of Democracy) 
Roger Osborne 

Tradução de Ludimila Hashimoto 
Não ficção, Política 
Editora Bertrand Brasil 
476 páginas 
R$ 55,00 
ISBN: 978-85-286-1682-8 

A democracia é o motor da prosperidade ou um luxo que só os prósperos podem ter? 



Do povo para o povo, de Roger Osborne, apresenta sob um novo olhar a história da democracia. Para isso, prova que os sistemas são sempre um reflexo da cultura e da história locais em que nascem e surgem por meio de oportunidades passageiras. Explica como o passado e as diferentes democracias se combinam para formar o presente. A narrativa começa na Grécia Antiga e estende-se até a Primavera Árabe. 

A maioria dos livros sobre o assunto se concentra na teoria e na análise políticas, numa vã tentativa de definir esse tipo de governo. Do povo para o povo usa uma abordagem diversa, levando em conta as histórias das diferentes democracias dos últimos dois mil e quinhentos anos. De Atenas à Grécia, de Jamestown a Nova Délhi, de Putney a Pretória. 

Um dos grandes êxitos do autor foi escolher apenas estudar e narrar a ascensão e a queda da democracia ao longo dos tempos, em vez de se aprofundar sobre alguma teoria particular acerca do surgimento de tal sistema político. Osborne fornece um contexto social, cultural e histórico que ilustra a consolidação da democracia ao longo dos séculos. 

Do povo para o povo é um estudo amplo e preciso do tema, abordando épocas e episódios muito avaliados pela maioria das pessoas, como a Revolução Francesa e a democratização da Índia, além de outros menos conhecidos, como a criação das Três Ligas, na Suíça. 


“Roger Osborne desafia as suposições que fundamentam a sociedade ocidental.” (Observer) 

“Um trabalho admirável: recontar a história da democracia de forma tão vívida não é tarefa fácil. Seu trabalho serve como um lembrete: o preço da liberdade democrática é a eterna vigilância.” (BBC History Magazine) 

“Uma escrita lúcida, uma prosa precisa que passa com leveza as informações mais complexas.” (Independent on Sunday) 




Roger Osborne nasceu em Scarborough, na costa norte da Inglaterra. Com seus livros, tem inovado a forma de ver o passado e o modo como ele afeta o presente. Do povo para o povo é sua estreia no Brasil. 


6 comentários:

  1. Não gosto desse tema, então não me interessei muito pelo livro....

    ResponderExcluir
  2. Não me empolgo muito com livro de política.
    Pode até ser que eu leia, mas sem nenhuma pressa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. A democracia é algo tão desejado e tão difícil de ocorrer realmente (não da maneira como deve ser feita) muitos ainda consideram democracia apenas no votar. É por isso que acredito que o falta muito para o Brasil ser realmente um país democrático e que se preocupa com o bem estar social de seus cidadãos.

    Bom, sobre o livro, acredito que trás uma temática bem interessante para todos aqueles que gostam de entender não só a democracia mais o sistema político como um todo.


    Bom Lançamento.

    ResponderExcluir
  4. Não é meu estilo, mas gostei do assunto abordado no livro.
    Principalmente porque passa por várias épocas.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da temática do livro e por conseguir juntar esses fatos históricos e explicar como estamos hoje.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto da temática, não interessou tanto a mim. Se bem que, seria muito bom uma leitura assim, já que o Brasil esta passando por uns bons bocados! haha Não é?

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!