Páginas

16 maio 2013

Lançamento: Madras Editora

|
Olá leitores,



Estou cheia de postagens de lançamentos e trarei um livro por vez para que vocês possam ter um tempo para ler mais sobre o livro. O que acham? O novo lançamento da Madras aborda sobre a Independência dos Estados Unidos. Confesso que não estou muito habituada a ler sobre guerras, mas parece ser um livro bastante interessante. 




Título: A Guerra da Independência dos Estados Unidos da América 
Subtítulo: 1775-1783 
Autor: Richard Middleton 
Assunto/Gênero: História 
Páginas: 400 
Editora: Madras Editora Ltda. 



A Guerra da Independência dos Estados Unidos é vista, com propriedade, como um dos conflitos mais importantes do século XVIII, que continua a ter consequências no mundo de hoje. De início, o Reino Unido viu o embate como nada mais que a supressão de uma revolta de pouco vulto, instigada por homens inescrupulosos, e estava convicto de que a maior parte dos colonos permanecia leal a seu império e a seu monarca. 


Mas é raro que as guerras terminem como se espera. Enquanto a Grã-Bretanha via a guerra como uma disputa que não poderia ser perdida, a maioria branca na América acreditava, do mesmo modo, na justiça de sua causa e também julgava que venceria. Por consequência, os britânicos viram-se envolvidos em um conflito que não compreendiam e para o qual tinham poucas respostas. 


A entrada da França e, depois, da Espanha na guerra diminuiu ainda mais as chances da Grã-Bretanha, obrigada a dividir seus recursos entre a defesa do Canal, de Gibraltar, de Minorca, das Índias Ocidentais e do comércio com o restante do mundo. Embora Jorge III e seus ministros se apegassem com obstinação à crença de que os Patriotas americanos e seus aliados acabariam se cansando da luta, a realidade era que os britânicos não tinham recursos para sustentar uma guerra em dois continentes. Após anos de batalhas inconclusivas, o golpe final foi finalmente desferido pela França em Yorktown, no outono de 1781, o que possibilitou a formação da nova nação mais significativa do mundo moderno.


Aqui, Richard Middleton oferece um relato perspicaz, abrangente e envolvente desse complexo conflito. Sob uma ótica mais ampla, ele revela a natureza frágil da causa Patriota norte-americana e analisa a importância crucial de França e Espanha para a consecução pela independência norte-americana. Ideal para estudantes de história norte-americana, estudos de guerra e paz, relações internacionais e políticas do século XVIII, este livro proporcionará conhecimento e compreensão para qualquer pessoa que tenha interesse geral na orientação, condução e resultados estratégicos da Guerra da Independência dos Estados Unidos. 


SOBRE O AUTOR:

Richard Middleton foi conferencista e professor assistente de História Americana na Queen’s University, em Belfast, por muitos anos. Entre suas várias publicações estão The Bells of Victory: The Pitt-Newcastle Ministry and the Conduct of the Seven Years’ War, 1757-1762 (Cambridge University Press, 1985 e 2002), Colonial America: A History to 1763 (Blackwell, 1992, 1996, 2002 (e 2011, com Anne Lombard)) e Pontiac’s War: Its Causes, Course and Consequences (Routledge, 2007). Atualmente, é escritor e estudioso independente.

12 comentários:

  1. O tema até que me interessa, eu gosto de história e tudo mais, mas nao sei se aguentaria ler um livro inteiro falando sobre uma guerra, os unicos que ja consegui foram da segunda guerra mundial mas ja to saturada haha quem sabe o proximo lançamento eu me interesse mais.

    ResponderExcluir
  2. Já foi lançado?!
    Parece ser realmente bom.
    Fiquei curiosa e realmente quero lê-lo.
    Valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livros que falam sobre história, ainda mais história dos EUA, mas acho que é uma boa pedida para quem gosta de história.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de livros q falem de guerra nem de história, então esse não me interessou muito. Mas pra quem curte o tema pode ser uma boa.

    ResponderExcluir
  5. Acho ue não seria uma leitura, para mim, tão agradável.. Acabaria por não terminar o livro. Mas quem se interessa por assuntos do tipo, é bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Já li muito sobre a guerra da independência dos EUA e espero que esse livro aborde o assunto de pontos de vista diferentes dos que li, senão não valeria a pena ler. Mas só há um jeito de saber (rsrsrs) é lendo, né? Gostei do que li até aqui.

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito de livros que envolvam Histórias porque eu nunca fui muito boa nisso e nem gosto muito de ler sobre isso.
    Não tenho vontade de lê-lo :S

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fã tanto da História do Brasil quanto da internacional. Não conhecia o livro mas o quero muito ler.
    A capa tá óoooooootima! *-*

    ResponderExcluir
  9. A capa chama bem a atenção! Eu leria só pela capa por que não curto muitos esses temas de história rsrsr sem pre fui ruim nisso

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de livros com guerras e ainda não li nenhuma sobre a independência dos Estados Unidos. Fiquei muito interessada nesse lançamento!

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que abordam guerras. É um dos temas históricos que mais gosto. Portanto, já anoite o nome aqui =)

    ResponderExcluir
  12. Confesso que nunca li livros que abordassem qualquer guerra. Espero que o autor saiba como abordar a história.

    Para quem gosta de livros históricos que retratem essa temática, deve ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!