Páginas

28 maio 2013

Lançamento: Bertrand Brasil

|

   O filho renegado de Deus 

Urariano Mota 


Literatura Brasileira, Romance
Editora Bertrand Brasil 
350 páginas 
R$ 42,00 
ISBN: 978-85-286-1672-9 

Para a mulher que não é respeitada como pessoa e para os homens que não podem viver em uma sociedade tão mutiladora 

O filho renegado de Deus, novo romance de Urariano Mota, faz uma denúncia e uma longa oração de amor para as mulheres vítimas da opressão cultural e de classes no Brasil. Para isso, tece histórias e personagens que trafegam por realidades sociais e políticas diferentes entre si, aprofundando o efeito devastador das injustiças e dos preconceitos sobre a humanidade. 

O romance traz as lembranças de Jimeralto sobre a falecida mãe, após um encontro que o faz reviver o trauma pela perda. As memórias do protagonista passeiam, de modo refinado, pelos personagens da vila miserável onde ele vivia quando jovem, quase um cortiço, com descrições de episódios e de personagens que não temem momentos de adversidade. 

Além da narrativa afiada e sofisticada, um dos pontos fortes do livro são os personagens marcantes, como o casal Esmeralda, mulher bonita que todos cobiçam, e Cicílio, candidato a corno, além do seu filho Nininho, que sofre com a popularidade da mãe; as muitas Marias, identificadas pela letra que marca a casa; e Selma, primeiro amor de Jimeralto. 

Neste romance, o ajuste, o coração e o lirismo andam juntos, unidos, porque o livro pune e desnuda. O cotidiano da vila e de seus moradores envolve o leitor e o conquista pelo seu conteúdo humano e dramático. 


Elogios aos livros anteriores: 

“Mas no caso de Urariano, a pesquisa – aliada à própria experiência – serviu apenas como pano de fundo para escrever o romance sobre sua musa”. (O Globo) 

“O que conta aqui é a eficiência da escolha, por Urariano, do gênero romance para examinar todas as questões.” (O Estado de S. Paulo) 





Urariano Mota é escritor, jornalista e autor de Soledad no Recife. Antes, publicou Os corações futuristas, romance que narra a formação de jovens durante a ditadura Médici. Atualmente, é colunista do Direto da Redação e colaborador do Vermelho. Este é seu primeiro livro pela Bertrand Brasil.

14 comentários:

  1. Gostei bastante da sinopse, mas como não é o eu normalmente leio, vou esperar alguma resenha pra ter certeza sobre o livro!

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei muito pelo livro, a sinopse não me disse muito sobre ele, mas talvez isso mude com uma resenha.

    ResponderExcluir
  3. A sinopse ficou meio vaga, também vou esperar uma resenha para saber mais sobre.

    ResponderExcluir
  4. Eu até leria, mas não me encantou muito não.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gente, que capa sinistra. Sabe que eu tenho agonia dessas coisas cheia de não sei o que, que parecem tentáculos. Não sei, fico toda arrepiada, rs.

    ResponderExcluir
  6. Não é bem o estilo que estou acostumada a ler, mas a sinopse é bem interessante.
    E a capa é bem trash. Impactante.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dá pra ver que a editora vem com tudo de história nesses lançamentos do mês.
    A capa é linda, gostei por isso :)

    ResponderExcluir
  8. Eu já disse que amo história?
    Também amo literatura e essa coisa toda de lirismo.
    Quero ler o livro!

    ResponderExcluir
  9. Pode ser que tenha algo mais a apresentar. Mais não me chamou atenção a sinopse. Também não gostei muito desse titulo!
    vamos ver a resenha dele!
    blog Leitura de Ouro

    ResponderExcluir
  10. O nome do livro e a capa chama bastante atenção. Parece ser uma leitura mais 'adulta" e bem diferente do que estamos acostumados a ler. Os personagens são tipicamente brasileiros, confesso que fiquei imaginando como seria a vida de Cicílio, "candidato a corno." kkkk

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! E como eu não conhecia esse autor que faz um ótimo uso da história e de temas fortes para construir histórias? Mas tudo bem, vou compensar procurando esses livros o quanto antes.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da capa e da sinopse. Vou marcar nos meus desejados para leitura desse ano.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  13. Belo conteúdo no livro! Um ótimo lançamento, por sinal...

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!