Páginas

14 fevereiro 2013

Resenha: Era uma vez minha primeira vez - Thalita Rebouças

|
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 168

Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres.

Classificação:   


"A Clara, coitada, tinha ido dormir lá em casa, para me fazer companhia e desviar meu pensamento para outro canto. Mas eu estava tão chata que passei a madrugada inteira chorando e maldizendo o Gaspar, maldizendo o Gaspar e chorando. Amar sem ser amada é tão chato... eu não estava achando a menor graça naquele sofrimento todo. Ela não me aguentou (com toda razão) e se mandou antes de amanhecer. Disse que eu estava um porre,  nas suas sempre sinceras palavras. " Página 44


Thalita Rebouças fez um ótimo trabalho em Era uma vez minha primeira vez. O livro é de fácil leitura e deveria ser de leitura obrigatória para todas as adolescentes. Esta obra mostra as histórias de seis amigas: Clara, Tereza, Joana, Nanda, Tuca e Patty. Cada uma com seus medos e inseguranças e todos os capítulos são narrados pelas meninas contando sobre a perda da  sua virgindade. 

As garotas acabam mostrando suas falhas e personalidades e conseguem deixar o leitor torcendo para que tudo dê certo na vida delas. Por exemplo, uma das amigas acabou de reencontrar um menino que conhecia desde pequena e se apaixonou por ele, mas ele estava namorando e iria casar com esta garota. O mundo da menina virou de cabeça para baixo, pois ela nunca havia se apaixonado e as amigas tentaram consolá-la. Já em outro caso a menina tinha 19 anos e queria se casar pura, ou seja, virgem. Porém um dia ela foi para uma balada e conheceu um garoto que abalou todas as suas convicções. 

As histórias são bem interessantes e a autora conseguiu usar bem as palavras para acertar em cheio as leitoras em fase de namoros e inseguranças a respeito do corpo e se está na hora de se entregar. Acredito que o livro é indicado para todas as meninas que estão neste período da vida, pois pode ser de grande ajuda conhecer as histórias das protagonistas. Para mim o livro não teve muito efeito, afinal, já estou na casa dos 20 e não tenho mais esses medos. Por isso deixei em 3 livrinhos de classificação, mas se você é como eu e queria conhecer uma das obras de uma das autoras mais vendidas do Brasil este livro está indicado. 


" Eu era o retrato da menina abandonada por seu grande amor. E, que sacanagem!, eu nem tinha vivido esse grande amor. Que mundo injusto!" Página 49


8 comentários:

  1. Acho que até pode ser uma boa leitura, mas não pretendo ler agora.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler. Também já estou na casa dos 20, mas acho que deve ser legal.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  3. Oi,Rafaela!
    Eu nunca li nenhum livro da Thalita, mas morro de curiosidade. Não sou muito fã de romances juvenis, mas daria uma chance a autora. Já li muitas resenhas positivas positivas em relação ao trabalho da autora. Assim que eu tiver uma oportunidade eu lerei um dos seus livros. Gostei da abordagem desse e talvez comece por ele.
    Ótima resenha!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Rafa,
    Acho que a leitura pode ser agradável sim, mesmo que talvez não seja o caso da pessoa. Como já disse livros adolescente me agradam, gosto de vasculhar os pensamentos dos outros, rsrsrs

    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  5. Ah minha amiga pediu esse livro pra mim, ates nao fazia ideia da existência dele, parece ser legal.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho nem o que dizer! Thalita Rebouças sempre arrasa!

    ResponderExcluir
  7. O livro deve ser bem divertido. Eu até leria, mas para mim tb não influenciaria em nada.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada dela, mas é claro que sempre ouvimos falar muito bem e falam que ela sabe como tocar nos assuntos que incomodam e interessam meninas nesta fase. Bom não vou ler mas concordo quando diz que as adolescentes deveriam ler :)

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!