Páginas

18 setembro 2012

Resenha: Amigos Inimigos

|
Editora: Novo Século
Páginas: 104
Público-Alvo: Juvenil.
Autora: Vanessa Martinelli




Sinopse: Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas.Mas eles cresceram e a idade transformou a amizade.Tomaram direções opostas. Demais até.
E você? Já teve um amigo-inimigo?

Classificação:    





" Camila não parecia muito feliz com a ideia. Sabia que nenhum dos biquínis serviria. 
- Soube que nesse hotel tem um serviço de SPA maravilhoso... - Sussurrou Morgana para Camila.
Esta levantou em um impulso.
- O que estamos esperando? Somos fortes! Somos capazes! Podemos ganhar essa gincana com os pés nas costas! - berrava alterada. 
- Isso foi sujo - cochichou Maria para Morgana." Página 46


   Amigos Inimigos foi publicado em 2012 no selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. A obra nos mostra a convivência nada pacífica de Maria e Jack que eram muito amigos na infância e com os anos se afastaram e viraram "inimigos" porque o garoto adorava fazer brincadeiras com Maria.

   A autora me fez rir muito durante a leitura. Eu estava com muita vontade de ler a obra e quando vi que a Vanessa havia aceitado ser parceira do blog fiquei muito feliz. Junto com o livro recebi uma cartinha da Vanessa em que ela explica que teve a ideia de escrever Amigos Inimigos para os leitores de 11 a 13 anos que estão iniciando na vida literária, o que me fez ver a obra com outros olhos. Sabendo disso eu tentei ler fazendo de conta que eu tinha essa faixa etária, para avaliar o livro para o público que ele foi produzido. A leitura é satisfatória (até para a minha idade avançada haha). 

   Como mencionei, os protagonistas eram muito amigos quando pequenos e foram se afastando. Agora com 14 anos precisam conviver e Jack adora pregar peças em Maria. A garota é apaixonada por Maurício, mas Jack não gosta dele e faz de tudo para separá-los. Com a ajuda das amigas Morgana, Patricia e Camila a garota consegue suportar, mesmo as vezes querendo matar Jack. 

  Devido a um trabalho escolar as garotas, Jack, Maurício, Pedro e Gertrudes precisam tentar conviver e têm dois dias para escrever um hino para a escola. A equipe vencedora iria ganhar um final de semana em um hotel. Muitas confusões e brigas a vista e esse final de semana pode abalar os sentimentos que Maria nutre por Jack.

  O livro é bom e bem fininho, portanto não há desculpa para não lê-lo. A narrativa flui e quando você percebe o livro acabou. Eu adorei. Ri muito com a  desligada Patrícia, a ácida Morgana e com todos os personagens. Recomendo tanto aos pequenos leitores quanto aos "macacos velhos" como eu. 


    



7 comentários:

  1. Esse livro com certeza eu quero ler, acho que todo mundo que leu comenta que ri durante a leitura, que ela é leve e gostosa, ando precisando muito de um livro assim.

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  2. Eu já li umas resenhas dele, e curti, fiquei curiosa demais KK


    *Vitamina de Pimenta *

    ResponderExcluir
  3. Aaah, que legal!! Acho que autores de livros infantis e juvenis têm um papel superimportante na formação de novos leitores!
    E quando lemos um livro assim, realmente precisamos prestar atenção para a faixa etária à qual ele é destinado, senão cometemos erro de julgamento grave.
    Pela sua resenha, a história parece ser bem fofa!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Ai eu quero!!!
    Adoro esses livro assim, infantis, infanto-juvenis, ah tanto faz!!

    Esses romances são uma delicia.

    Adorei demais a resenha!! Parabéns ficou tão fofa quanto deve ser o livro!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante dar valor aos escritores de livros infantis e infanto juvenis, pois esses possuem um papel importantíssimo na criação de novos leitores. Principalmente quando nos trazem leituras leves e divertidas como essa.

    Adorei a resenha e achei a história muito interessante, e deu até vontade de ler, mesmo sendo bem distante da minha facha etária. kkkk

    Nel
    http://www.maisumblogsobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quer ler esse livrooooo, haha.
    EStou aguardando o início do book tour para poder ler ele, rs. *-*
    BEijoo!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!