Páginas

25 setembro 2012

Resenha: Caminhando no Caminho de Santiago de Compostela

|
Título:  Caminhando no Caminho de Santiago de Compostela
Autor:    José Luiz Pinto da Silva
Assunto/Gênero:Crescimento Pessoal/Autoajuda
Páginas:144


Existem experiências, momentos, acontecimentos que revolucionam radicalmente o curso da nossa vida e que nos permitem assumir pessoalmente a responsabilidade de acelerar deliberadamente o processo de evolução, de crescimento e de retorno à essência. Quando ouvimos a voz da nossa alma nos chamando em busca do significado da vida, não podemos ignorá-la. O autor respondeu ao chamado da sua alma, percorreu o Caminho de Santiago de Compostela e paralelamente os caminhos do crescimento espiritual, da expansão de consciência, do encontro consigo mesmo e agora, com este livro, nos envolve em uma caminhada de grande sabedoria.


Classificação:     

 "Dormir no chão com saco de dormir, encontrar hospitaleiras com mais de 60 anos, simples, felizes em nos servir, tomar um gostoso café da manhã e receber sorrisos de torcida por você, tudo isso gratuitamente e com alegria. Eu já sentia o que era o Caminho: trocadoação felicidade por compartilhar os objetivos dos outros, sem nada saber ou perguntar, apenas nome, idade, país e... bom Caminho." Página 26


 Escrito por José Luiz Pinto da Silva, Caminhando no Caminho de Santiago da Compostela é um exemplo de superação e fé. Nascido em Paranaguá no dia 11 de abril de 1961 o autor decidiu fazer a caminhada de 777 quilômetros e relata seus dias e experiências nesta obra. Como foi definido no livro o autor é um buscador e nos mostra o que passou durante os 25 dias de caminhada e conhecimento de sua fé e dele mesmo. 

  Logo no início do livro nos deparamos com um breve histórico do surgimento do Caminho, diz a lenda que um eremita observou uma chuva de estrelas e ao se aproximar percebeu que eram os restos mortais do apóstolo Tiago. Desde então os fiéis, de várias idades e nacionalidades, fazem o Caminho da Compostela. Uma gravura é exposta com os principais pontos e albergues do Caminho, assim como a distância entre eles. 

  O livro é dividido em 25 capítulos e cada um mostra um dia de caminhada de José Luiz, os albergues que ele ficou, os amigos que conheceu, seus mestres e todo o esforço que ele fez para chegar no seu objetivo. Foram mais de 20 dias de caminhada (1° a 24 de setembro/2001) e superação. Precisou dormir no chão, andou mais de 50 km por dia. Encontrou pessoas que necessitaram parar na metade do percurso por causa de problemas de saúde, mas depois de todo o esforço no dia 25 de setembro foi recompensado por ter chegado no final do Caminho. Hoje, 11 anos depois desse dia emocionante para José Luiz (e meu aniversário) publico essa resenha e digo que pelo menos uma vez na vida os leitores precisam ler a obra e perceber que quando se quer muito uma coisa é necessário persistir, mesmo achando que todo o esforço é em vão. 

  Muito bem escrito, o livro é emocionante. Eu não conseguia parar de ler e li em um dia. Apesar de fino, a lição de vida que ele passa é sem igual. Podemos acompanhar o autor por sua caminhada e todo o percurso. Confesso que eu fiquei tentada a fazer o caminho, pois os lugares que ele descreve são fascinantes.  Super recomendado e garanto que você não irá se arrepender de "viajar" com José Luiz em sua jornada. 


"A BELEZA é para ser contemplada, admirada e compartilhada, não tente tê-la somente para você, possuí-la, pois poderá ser extremamente perigoso, a ponto de o paraíso se transformar em um inferno rapidamente". Página 60

"Aparência e Amor, difíceis de compreender em um primeiro momento e tão profundos em nossos sentimentos e emoções. Viva o amor... E cuidado com as aparências". Página 62

Um comentário:

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!