Páginas

24 setembro 2018

Resenha: Obsessão - Tara Moss

|
Editora: Fundamento
Ano: 2010
Páginas: 302

Ela é linda, modelo internacional, estudante de Psicologia Forense. E tem um passado que prefere deixar para trás. Makedde Vanderwall sobreviveu ao ataque de um diabólico serial killer na Austrália e está de volta ao Canadá, sua terra natal. Os únicos desejos de Mak são voltar à sua rotina e esquecer para sempre o que houve. No entanto, as lembranças surgem a todo instante. Além de sonhos terríveis e frequentes com o incidente na Austrália, algo mais perturbador acontece - Andy Flynn, o charmoso e complicado detetive australiano que salvou a vida dela vai ao Canadá participar de um evento sobre criminologia. E não é apenas a presença irresistível do policial que traz recordações a Makedde. O desaparecimento de três alunas faz com que a universidade onde ela estuda seja tomada por um clima de preocupação, que se transforma em pânico quando se descobre que as jovens foram assassinadas por um psicopata. A linda modelo nem imagina que um fato surpreendente a liga ao maníaco, o que a põe em perigo novamente. Mak vai ser obrigada a enfrentar seus medos da maneira mais cruel possível - revivendo seu maior trauma e lutando para sobreviver. 

Classificação:     

Pode conter spoilers do primeiro livro: Fetiche 


"Na parte continental de Vancouver, sob a mesma Lua brilhante, o sargento Grant Wilson, da Real Polícia Montada do Canadá, se achava no meio de outro bosque, contemplando o assassinato sem sentido de Susan Walker. Uma garota não muito mais velha que sua filha, Cherrie; uma garota que tinha medo do escuro e que, no fim, não teve a menor chance." Página 51


Obsessão é o segundo livro da série Makedde, escrita por Tara Moss e lançada no Brasil em 2010 pela Editora Fundamento. Assim que terminei a leitura de Fetiche, iniciei a leitura deste livro já que fiquei apaixonada pela história criada por Tara Moss, que está se tornando uma das minhas autoras favoritas.

Neste segundo livro, um ano se passou desde Makedde investigar o assassinato de sua melhor amiga e acabar nas garras do Assassino do Salto Alto. A jovem psicóloga forense está focada em seu trabalho e desde que fora salva por Andy Flynn a relação dos dois ficou abalada. Mak voltou para o Canadá para concluir seus estudos e em uma convenção acaba retomando contato com Andy. Nesta mesma convenção a jovem conhece Roy Blake e decide dar nova chance aos relacionamentos e seguir sua vida. Apesar de contrariado, Andy faz o mesmo e está com seu tutor do FBI na cidade de Makedde, já que o homem é referência em construção de perfis de criminosos.

Quando o FBI é consultado sobre sequestros que estão acontecendo na universidade que 
Makedde estuda, Andy é tentado a contar o que sabe, porém entra em conflito já que isto poderia prejudicá-lo. Três corpos são encontrados nos bosques e a Real Polícia Montada do Canadá precisa recorrer aos agentes do FBI para tentar descobrir o que aconteceu antes que uma nova jovem seja vítima deste serial killer. Os capítulos alternam entre os personagens para que o leitor tenha a oportunidade de desvendar, junto dos personagens, e formar diversas teorias sobre quem é o assassino e o quê ele sente enquanto caça suas vítimas. 


"Andy sabia muito bem que a vida dos especialistas do FBI não era nada glamourosa. A vida de ninguém que lidasse com a obra das pessoas mais violentas e perturbadas do mundo poderia ser daquele jeito." Página 114


Tara Moss consegue prender a atenção do leitor desde o primeiro capítulo, dando pistas e possibilitando uma investigação paralela à dos personagens, mas não se anime porque nada é o que parece e você só descobrirá o que aconteceu nas últimas páginas do livro. Além da história bem construída, a autora conseguiu tornar os protagonistas bem próximos da realidade e meu sonho de vida é ser como a Makedde - sem ser ímã para psicopatas, claro - o trabalho dela é ótimo, a forma com que encara a vida e todos os problemas que surgem e sua dedicação à psicologia forense são cativantes. Por outro lado, Andy é um personagem que uma hora amo e no momento seguinte odeio, porém não se pode negar a conexão entre os dois e isso torna a leitura ainda melhor. 

Sobre a edição de Obsessão começo elogiando a capa, que mostra um elemento importante para a leitura, o lugar em que o assassino deixa os corpos de suas vítimas. A diagramação está ótima,  a revisão está ótima e torna a leitura fluida, os capítulos são bem divididos que alternam entre os personagens para dar ao leitor a oportunidade de conferir a história em diversas perspectivas. Apesar de termos uma imensa gama de livros de investigação criminal, são poucos os que abordam o lado psicológico dos assassinos e o criminal profiling, então a série Makedde acabou se tornando uma das minhas favoritas justamente por essa característica.  Não vejo a hora de solicitar os dois últimos livros e acompanhar o desenrolar da vida da nossa protagonista após estes dois episódios traumáticos em tão pouco tempo. 


"Quem quer que fosse o ser ou a força superior que havia concebido a vida de Makedde tinha uma ideia bem maior em mente. Agora, mais do que nunca, ela estava convencida disso. Quaisquer que fossem seus medos, eles iriam se tornar realidade. No entanto, só agora ela estava se dando conta de que, mais que uma maldição, a adversidade era na verdade um grande presente. Uma vez que os seus maiores medos tenham se tornado reais, você não é mais atormentado por eles. Você sobreviveu, você é mais forte, e você se torna livre." Página 299



5 comentários:

  1. Oi Raffa, tudo bem?
    Quando eu li a resenha de Fetiche logo fiquei curiosa para conhecer essa história, e agora com essa nova resenha eu me interessei mais ainda. A Psicologia Forense é uma área que me interessa muito, então ja me identifiquei com a personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a série, mas pela resenha desse segundo volume já fiquei bastante interessado. Os capítulos alternados, fazendo com que o leitor possa participar das investigações e traçar suas próprias teorias com os elementos inseridos é bem legal. A construção dos personagens é outro ponto positivo para mim. Quero conferir.

    Evandro

    ResponderExcluir
  3. Rafa!
    Amo livros no estilo e faz tempo que não leio um bom, fiquei com muita vontade.
    Adoro poder acompanhar todo enredo, tentando descobrir através das pistas, mas pelo visto, quando ler, terei de esperar até as últimas páginas, né?
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser intenso e não sabia dessa série A Proposta do livro envolvendo essas investigações realmente é bem cativante a psicologia forense é uma das minhas áreas inclusive para quando terminar a faculdade. Gosto de séries que abordam a questão de serial killers e coisas do tipo acho que vou dar uma chance a essa leitura

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!