Páginas

25 fevereiro 2018

Resenha: Eu sei onde você está - Claire Kendal

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 304

Rafe está em todos os lugares. E Clarissa vai encontrá-lo, mesmo sendo a última coisa que gostaria que acontecesse. Vai encontrá-lo na universidade onde ambos trabalham, na estação de trem, no portão do prédio onde mora. As mensagens do homem lotam a secretária eletrônica de Clarissa, os presentes dele abarrotam sua caixa de correio. Desde a noite traumática que passaram juntos alguns meses antes, ela se vê em uma armadilha da qual não consegue escapar. E ele se recusa a aceitar um não como resposta. A única saída de Clarissa para esse pesadelo angustiante são as sete semanas que passará em um tribunal, onde foi escalada para compor um júri popular. A vítima em questão viveu experiências que revelam uma similaridade macabra com a vida da jurada. Conforme o julgamento se desenrola, Clarissa percebe que, para sobreviver às investidas obcecadas de Rafe, será necessário se arriscar. Começa então a reunir evidências da insanidade do perseguidor para usá-las contra ele e relata todo o terror psicológico e físico a que é submetida, o que a obriga a reviver cada momento doloroso que vem tentando desesperadamente esquecer. Escrito de forma primorosa, "Eu sei onde você está" explora a tênue fronteira entre amor e compulsão, fantasia e realidade. Um retrato perturbador de uma mulher perseguida, determinada a sobreviver.


Classificação:      


"Tenho de guardar o anel, não importa quanto dinheiro você tenha gastado com ele. Afinal, é um presente. Só não é da maneira que você pretendeu. Vou adicioná-lo à minha coleção de provas que está aumentando. É um estoque assustador, mas ainda não se tratava de uma prova irrefutável." Página 67


Eu sei onde você está é um dos thrillers lançados pela Intrínseca que já estavam na minha lista de desejados há algum tempo, mas por conta da cota de solicitações só consegui lê-lo agora e posso afirmar que valeu a pena esperar. Claire Kendal construiu uma história emocionante, desesperadora e que - como mulher - me compadeci pela protagonista a cada capítulo.

Clarissa trabalha em uma universidade e passou por uma separação traumática nos últimos meses, estava tentando engravidar de seu namorado, porém isso levou o casal a se afastar e em uma noite a mulher decide comparecer ao lançamento do livro de um colega de trabalho e é aí que o terror começa. Rafe fica obcecado por ela, envia dezenas de mensagens diárias, deixa presentes na porta de sua casa, segue-a por todos os lugares mesmo ela deixando claro que não está interessada. 

Ao ser convocada para participar de um júri popular, Clarissa vê a chance de estar em um local em que Rafe não terá acesso, porém o caso a qual foi designada lembra bastante o que ela está passando com seu perseguidor. Uma mulher foi sequestrada e violentada por alguns homens, e como Clarissa - que no início das investidas de Rafe foi à polícia, a vítima não tem credibilidade perante o júri por ser drogada e prostituta. Agora, Clarissa está empenhada em juntar provas contra Rafe e terminar essa fase negra que se abateu sobre sua vida. Duas vítimas, dois crimes e muita luta para punir os agressores, esta é uma leitura desesperadora, mas que é a realidade de muitas mulheres pelo mundo afora. 


"Preciso fingir que assassinos que torturam mulheres e escondem seus corpos debaixo de assoalhos existem apenas nos jornais. Não na vida real. Preciso fingir que é normal sair para caminhar num fim de tarde, mesmo se o céu já começa a escurecer. Se eu fingir tudo isso com bastante determinação, talvez venha a se tornar realidade." Página 83


O relato de Clarissa é um meio que a autora trouxe à narração e isso acaba aproximando os leitores da protagonista, vivenciando suas emoções por meio do que ela escreve e isso fez com que a leitura fosse ainda mais angustiante do que seria caso a narração fosse feita apenas em terceira pessoa. Apesar do que está passando, Clarissa mantêm-se forte e busca de todas as formas por fim ao pesadelo que está vivendo sem poder contar a ninguém. A adição de um interesse amoroso para a protagonista faz com que as ameaças de Rafe sejam cada vez piores e isso trouxe ainda mais drama para a leitura, porém a forma com que isso terminou não me agradou muito. 

Um dos primeiros pontos que me chamou a atenção para a leitura foi a capa, que reúne os personagens principais e é visível o desespero da protagonista - o que se desenrola ao longo da leitura. A sinopse também foi bem elaborada e como leitora não via a hora de iniciar a leitura, tanto é que iniciei logo que a obra chegou em minha casa. A diagramação e a revisão estão ótimas, assim como a divisão da obra levando em conta as semanas que Clarissa passou afastada de sua rotina por causa do julgamento. O único ponto que me fez dar 4 pontos na avaliação foi o final da história, que ficou um tanto confusa e não vingou todo o desgraçamento mental que tive durante a leitura, porém, sem dúvidas recomendo a obra para todos os leitores que gostam do gênero. 



"De fato, ela sabia muito pouco sobre ele: algo que a alegrava - detestaria ter de forçar a si mesma para saber mais. Havia uma mensagem naquele suéter - ela estava certa disso -, mas ainda não tinha conseguido decifrá-la. Nesse meio-tempo, ele estava desfrutando da força que tirava de qualquer que fosse o segredo." Página 100

9 comentários:

  1. Não curto thrillers, não tenho emocional para leituras assim...
    Mas me parece que essa leitura é forte, pesada.
    Por ser mulher, temos uma noção do que ela passa (mesmo não vivenciando) porque é real, é desesperador e angustiante. A capa transmite bem essas sensações.
    Não é uma leitura que eu faria, mas foi bom conhecer um pouco sobre essa obra e espero que a Clarissa tenha um final feliz, apesar de confuso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Apesar do final da obra ter deixado a desejar, esse "desgraçamento mental" (adorei essa frase! xD) me fez ficar com mais vontade ainda de ler. =D

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro, e já me interessei demais pela temática dele. Confesso que nunca li nada com este assunto e apesar de focar em um assunto bem pesado, creio que é uma realidade super atual. Esta capa dá medo só de olhar! Tenso!!

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e concordo com você é muito confuso final do livro para mim ficou muito vago Eu terminei a história fiquei tipo Gente o que foi que o autor quis fazer com isso aí eu acabei me estressando e esquentando o meu juízo

    ResponderExcluir
  5. Rafa!
    Pena que o final foi um tanto confuso e não recebeu a nota máxima.
    Fiquei até arrepiada, sabia?
    Parece um daqueles thrillers envolventes que até daria um bom filme, né?
    Deve ser horrível ter um ‘stalker’ atrás de alguém o tempo todo e ainda não ser ouvida pelas autoridades. O psicopata fica solto e livre e a pessoa, totalmente refém das atitudes dele, absurdo.
    Uma semaninha plena de amor no coração!
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!
    Esta capa já me interessou de cara, porque é uma das minhas vibes de livro atualmente.
    Já começa com uma história de obsessão, e um caso muito comum de acontecer, na qual a vítima não tem credibilidade e acaba passando por diversas coisas ruins sem que alguém faça nada. Com certeza deve ser um Thriller de tirar o folego. Uma pena que o final foi confuso pois nesse tipo de livro eu sempre me importo com um final bom pra fechar com chave de ouro o livro. Ainda assim eu fiquei com vontade de ler e acompanhar a história da Clarissa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, a protagonista já comove o leitor logo no início da leitura, ainda mais com todos esses dramas pelos quais a mesma passa. É uma pena que o final não seja tão bem desenvolvido como o resto da trama, mas isso não a desmerece. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O livro e bem interessante, um uma história bem arrebatadora, já que os acontecimentos citados acontece hoje em dia na sociedade e isso e muito triste ninguém fazer algo ou a mesma pessoa fazer. Gostei muito do livro e já anotei para leitura.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi Raffa!
    Ando me interessando bastante em livros que contém relatos de mulheres que sofrem algum tipo de abuso, mesmo que na ficção, acho importante que essas histórias se destaquem. Mesmo com a resenha já da para perceber como o livro assusta, principalmente para nós mulheres, e claro que nunca temos credibilidade (independente do que fazemos ou somos). Colocarei na lista, pretendo ler, pena que o final deixou a desejar..
    Beijos

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!