Páginas

13 janeiro 2018

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Rachel Agavino

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.



Classificação:       

"Preciso dizer que, naquela manhã, andar pelos corredores a caminho dos armários foi incrível. Tudo estava diferente. Eu estava diferente. Normalmente eu andava de cabeça baixa, tentando não ser visto, mas nesse dia andei de cabeça erguida, olhando em volta. Queria ser visto." Página 82



Solicitei Extraordinário para a Editora Intrínseca por causa do lançamento do filme, shame on me, e me arrependi amargamente por não ter feito isso antes. Todos vocês já devem conhecer um pouco sobre a obra, então vou tentar ser breve neste ponto da resenha. 

Auggie Pullman é um garotinho de dez anos esperto e apaixonado por Star Wars, mas sua vida é marcada pela síndrome de Treacher Collins - uma má formação congênita que culmina em uma série de deformidades craniofaciais. Esta condição afeta um em 50 mil nascimentos, ou seja, ele ganhou na loteria da vida como é apresentado no livro. Por causa dessa síndrome, o rosto de Auggie causa estranhamento para as pessoas, porém apesar de tudo ele já acostumou com isso. Tudo muda quando a mãe de Auggie, Isabel, decide que está na hora do garotinho estudar em uma escola normal, para ter as experiências de uma criança normal, à princípio ele veta essa ideia com toda força, porém em uma visita à escola ele acaba dando uma chance para a Beech Prep. Em casa Auggie tem o total apoio da família, já na escola é diferente, apesar de ter alguns amigos o garotinho acaba sendo vítima de bullying sobre sua aparência diferente. 

Extraordinário é um livro fantástico, Auggie é um menininho cativante e desde o início da leitura sofri com ele ao perceber como até as crianças podem ser cruéis. Uma das personagens de que gostei bastante foi Via, a irmã de Auggie, que era a princesinha de casa e aos seis anos foi deixada em segundo plano, já que a garota entendia que o irmão necessitava de mais atenção do que ela devido a sua condição e idade. Os pais de Auggie são fenomenais, sempre buscando incluir o filho em tudo o que faziam para que ele tivesse um vislumbre de normalidade e foram fonte de força para os dias ruins que ele passava na escola, mesmo o garotinho fazendo questão de não contar tudo o que acontecia durante as aulas. 


"A mamãe e o papai sempre disseram que eu era a menininha mais compreensiva do mundo. Mas a questão é que eu apenas entendia que reclamar não adiantaria nada. Eu vi August depois das cirurgias: seu rostinho inchado e enfaixado, seu corpinho cheio de cateteres e tubos para mantê-lo vivo. Depois que você vê alguém passando por isso, parece loucura reclamar por não ter ganhado o brinquedo que pediu ou porque sua mãe perdeu a peça da escola. Aprendi isso aos seis anos. Ninguém nunca me disse. Eu simplesmente soube." Página 89



Esta deveria ser uma leitura obrigatória para todos, já que ao conhecer as batalhas de Auggie você acaba evoluindo como pessoa e esta citação de Via acabou resumindo tudo o que achei sobre o livro: ao conhecer o que o outro passa você acaba percebendo que não faz sentido reclamar por pouca coisa. Claro, eu sou uma pessoa que adora reclamar (minha mãe vive brigando por causa disso), porém a leitura me deu uma nova perspectiva de como encarar a vida e tenho certeza de que o filme será tão bom quando o livro. 

A edição da Intrínseca está perfeita, a capa é bonita e mostra a essência da história, a revisão está boa, assim como a diagramação. O livro é narrado - em sua maior parte - por Auggie, mas temos partes narradas por Olivia, Summer, Justin e Jack que são personagens importantes para o desenvolvimento da trama. Extraordinário foi um dos melhores livros que já li, sem dúvidas, e o final foi perfeito, assim que terminei a leitura queria correr para o cinema e continuar vivendo os desafios da vida - e da quinta-série - com Auggie Pullman. 


"- Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie - falou, olhando para mim. - Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam uma das outras. Assim como o Jack ficou do seu lado. E o Amos. E os outros garotos." Página 285




6 comentários:

  1. Esse livro é bom mesmo néééé???!!!!

    Eu lembro que comprei ele pra dar de presente e no dia seguinte comprei um pra mim.
    Nem lembro como soube do livro, porque já faz tempo q tenho ele rs
    Ele até é um dos livros que empresto pra geral, coisa rara, não nego ^^

    Ainda não conheci UMA pessoa q não tenha adorado esse livro.

    parabéns pela resenha e que venha o filme!!!
    o/
    bj e até

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Auggie é um fofo, né?
    Não li ainda nenhum dos livros sobre ele e seus amigos, mas tenho a maior vontade porque só vejo bons comentários e um garoto que é Extraordinário, nem dá para deixar de lado.
    A mensagem do autor é sempre pela igualdade e aceitarmos o diferente, gosto demais da gentileza e da empatia que a premissa traz.
    Ansiosa para poder ver o filme!
    Bom final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Ai gente tô louca pra ler, e pra ver o filme, mas ja sei que vou chorar horrores e ao ler vou começar a ver as coisa de forma de forma diferente, acho que é isso que o livo trás né, principalmente como você colocou ai a citação da irmã do Auggie. Acho que tbm é extremamente importante ver o lado das outras pessoas que convivem com o Auggie, pelo que sei no filme também mostra bastante isso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você o Auggie é muito fofinho e acho que muitas crianças sentem a força das ações das pessoas no próprio Auggie. Não consegui conter as lágrimas em cada página do livro aquela parte dos livros que os meninos evitam tocar neles porque acham que a doença dele é uma praga e Quem Toca Nele pega doença foi a cena que eu Definitivamente não consegui segurar as lágrimas

    ResponderExcluir
  5. Bom
    Eu nunca tinha lido esse livro...
    Eu já vi muitas resenhas sobre esse livro mas até eu não tinha comprado, acabei vendo a sua resenha sobre esse livro e eu me apaixonei.
    Fiquei curiosa para saber mais sobre o Auggie e sobre o que ele sente, como ele passa por isso, foi transformador descobrir como está no lugar do Auggie; na minha opnião o nome o título do livro "Extraordinário" é a melhor qualificação para esse livro.
    <3<3

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!