Páginas

24 janeiro 2018

Resenha: Depois daquela montanha - Charles Martin

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 304

O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.

Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida. 

Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.

Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado?

À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas.


Classificação:       



"Muito do que eu sou foi ele quem fez. Forjou-o em mim. Sei disso. Mas meu pai usava dor para me livrar da dor. E me deixava vazio e ferido. Você se derramou em mim e me preencheu até a borda. Pela primeira vez, não senti dor.
Você me deu a única coisa que ele nunca ofereceu. Um amor que não dependia de cronômetro." Página 53



Depois daquela montanha é um livro lançado em 2016, pela Editora Arqueiro, e relançado em 2017 com a capa-filme. Conheci a história pela divulgação maciça do filme e quando vi a obra na lista de possíveis solicitações não deixei a oportunidade passar e a leitura só me deixou ainda mais ansiosa para conferir a produção.

A história segue a vida de Ben Payne, um médico assombrado por seu passado e que desejando chegar em casa o mais rápido possível contrata um piloto para levá-lo a um aeroporto mais próximo de seu destino, já que os voos convencionais estavam sendo cancelados por causa do tempo. Enquanto aguardava, Ben conhece Ashley Knox, uma jornalista que só queria chegar em casa a tempo para seu casamento. Ao conseguir esse vôo fretado, Ben convida Ashley para se juntar à ele, Grover e Tanque, o cachorro do piloto contratado. Porém quando sobrevoavam as Altas Uintas, Grover sofre um ataque cardíaco, mas bravamente consegue pousar o avião e não matar os outros tripulantes com a queda. Entretanto, Ben e Ashley acabam se machucando bastante no pouso, mas esse é o menor dos seus problemas já que Grover não havia registrado o plano de voo e nenhum dos dois tripulantes havia avisado uma alma sequer do seu desvio de planos ao pegar carona no avião de Grover. 

Como médico, Ben pode dar os primeiros socorros à Ashley e como alpinista pode ter esperanças em tirá-los da situação em que se encontravam. Porém Ashley havia se machucado na queda e sua perna quebrada era um dos maiores empecilhos para a locomoção deles e de Napoleão, o cachorro que havia sido renomeado pelos dois já que não se lembravam do nome verdadeiro do bichinho. Completamente isolados, sujeitos a temperaturas abaixo de 0 e a 3.500 metros de altitude, Ben busca um jeito de tirá-los de perigo e Ashley é aquela que faz com que ele não perca as esperanças, apesar de as chances não estarem a favor deles. Um livro devastador, em que o leitor pode se por no lugar dos personagens, se imaginar vivendo o que ambos estão, e lutando com todas as forças para conseguir sair com vida deste lugar remoto. 


"Em algum ponto dessa conversa, ocorreu-me que Ashley Knox era um dos seres humanos mais fortes que eu já havia conhecido. Ali estava ela, à beira da morte, provavelmente sentindo mais dor do que quase todo mundo já experimentou e perdendo o próprio casamento - para não mencionar o fato de que não tínhamos a menor probabilidade de resgate. Se saíssemos dali, seria por nossa conta. A maioria das pessoas entraria em pânico, se abateria e se tornaria irracional àquela altura, mas, de algum modo, Ashley conseguia rir. E mais: me fazia rir. E isto, na verdade, era algo que não me acontecia desde longa data." Página 66



Depois daquela montanha é uma leitura difícil e em alguns momentos pude me imaginar tendo que viver o que Ben e Ashley estavam passando e, na minha situação, sinceramente as chances não seriam boas. Ben é um médico experiente e Ashley uma atleta, o que lhes davam boa vantagem e são essas características que fizeram a história ser ainda mais verossímil. São estes detalhes observados por Charles Martin que fizeram o livro ser ainda mais extraordinário, já que passaram ao leitor a impressão de ser uma história possível, sendo assim a história apesar de difícil é uma leitura extremamente impressionante.

Confesso que gostei bastante da capa-filme e depois de terminar a leitura fiquei com ainda mais vontade de conferir a produção recentemente lançada nos cinemas brasileiros. A diagramação do livro é simples e a revisão está ótima, tornando a leitura fluida e sem igual. A história é devastadora, o desfecho ficou melhor do que esperava e a leitura me deixou embasbacada com a narração de Charles Martin, sem dúvida este livro é singular. 


"- Paus e pedras podem quebrar ossos, mas, se você quiser ferir alguém... bem fundo, use palavras." Página 219

4 comentários:

  1. Rafa!
    Leitura difícil, embora seja impressionante já chama minha atenção.
    É que estamos tão acostumados a ler romances que sempre achamos que os casais ficarão juntos, principalmente numa situação como a que os protagonistas estão passando, porque estão sós e isolados.
    Fiquei bem intrigada para ver como será esse final.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a leitura bem difícil mas não pelo livro ser ruim isso Não de jeito nenhum e sim pelo livro ser muito tenso você ficar tensa durante toda a leitura e do nada começa a chorar de emoção é um livro que eu não consigo descrever em palavras ó dia o que é maravilhoso e apesar de ainda não ter visto adaptação que teve para os cinemas deseja fazer isso em breve visto que as críticas do livro e do filme foram as melhores possíveis

    ResponderExcluir
  3. Confesso que já tinha visto a divulgação antes, mas não dei atenção e achava que era um romance. Gosto muito de filmes com essa temática de sobrevivência, geralmente assisto filmes assim, nunca li um livro, mas acho que deve ser uma leitura tão tensa quanto assistir ao filme, que por sinal, depois de ver a resenha quero muito ver, talvez eu não tenha chance de ler o livro, mas irei assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  4. Excelente adaptação! A obra surpreende por ter um carisma próprio, por respeitar o seu tempo peculiar de desenvolvimento da história e por nos fazer torcer por essas personagens (além disso, tem um cachorro que os acompanha e que também captura nossa atenção e torcida). Mérito de Idris Elba e de Kate Winslet, que estão ótimos juntos. Um grande acerto é o grau dos desafios a serem contornados pelos sobreviventes. O senso de realismo evita que a ação descambe para o exagero e traz verossimilhança à história. Equilibrado, Depois daquela montanha dosa bem a trama de sobrevivência e o romance e oferece um agradável entretenimento ao longo de suas quase duas horas de duração.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!