Páginas

31 janeiro 2018

Resenha: Ainda Sou Eu - Jojo Moyes

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 400

Sequência dos romances Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, que arrebataram o coração de milhares de fãs, Ainda Sou Eu conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança.
Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.
Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?


Classificação:       


Pode conter spoilers dos livros anteriores.



"Mesmo assim, quando saí do banheiro, o coração a mil, e espiei o painel, me senti estranhamente nervosa. Estávamos separados havia apenas quatro semanas. Aquele homem havia me visto no fundo do poço, arruinada, em pânico, triste, contrariada, e ainda assim parecia gostar de mim. Ele ainda era Sam, disse a mim mesma. Meu Sam. Nada havia mudado desde a primeira vez que ele tocara minha campainha e me chamara desajeitadamente, pelo interfone, para sair." Página 89


Ainda sou eu é o terceiro livro de autoria de Jojo Moyes que segue a vida de Louisa Clark e foi recentemente lançado nos EUA. A Intrínseca propôs a alguns parceiros receberem uma prova do livro antes mesmo de seu lançamento e não hesitei em aceitar, já que estava bem curiosa para ver como estava a vida da nossa querida Louisa.

No primeiro volume, Como eu era antes de você, a vida da protagonista muda quando ela consegue um emprego de cuidadora de um rapaz paraplégico. Já no segundo livro, Depois de Você, Louisa tenta manter a promessa que fizera a Will Traynor de viver intensamente e em um acidente acaba conhecendo Sam, seu atual namorado. Já neste terceiro volume, Louisa consegue um emprego de assistente em Nova York - com a ajuda de Nathan, o enfermeiro de Will -, e parte em busca de um novo rumo para sua vida.

Ao chegar em Nova York ela é apresentada a uma nova vida bastante glamourosa, já que seus patrões fazem parte da alta sociedade e frequentemente participam de eventos. Agnes, a mulher de Leonard Gopnik, não é bem recebida pelos conhecidos da família, além da ex-mulher e a filha de Leonard, então começa a levar Louisa como reforço para todos os eventos a que precisa comparecer e então uma cumplicidade nasce. Aos poucos, Lou percebe que Agnes tem vários segredos e um destes faz com que a vida de Louisa mude mais uma vez. 

Em Ainda sou eu, Louisa precisa mudar de país e deixar sua família para trás e ao perceber o mundo de segredos a que estava exposta, é obrigada a refletir se ter deixado seus pais, sua irmã e Sam para trás foi a decisão certa. Pessoas as quais ela nunca imaginou que lhe estenderiam a mão quando se viu passando necessidades, além daquelas que nunca imaginou que lhe deixariam em uma posição complicada foram essenciais para a autodescoberta que a protagonista passa ao longo dos capítulos. Não vou me prolongar na descrição da obra para não correr o risco de falar mais do que deveria, mas esta é uma leitura indicada para todos que, assim como eu, amaram conhecer a história da Lou nos volumes anteriores. 


"Eis o que acontece com o ciúme. Não é bonito de ver. E a sua parte racional sabe o motivo. Você não é ciumenta! Esse tipo de mulher é horrível! E não faz sentido! Se alguém gostar de você, vai ficar com você; e se não gostar o suficiente para ficar com você, então não vale a pena ficar com ele. Você sabe disso, pois é uma mulher madura e sensata de vinte e oito anos. Já leu os artigos de autoajuda. Já assistiu ao Dr. Phil." Página 


Confesso que estava um tanto receosa com este terceiro livro já que alguns atores tendem a lançar obras posteriores a grandes sucessos e o tiro sai pela culatra e tende a desagradar os leitores. Porém Jojo Moyes, como sempre, fez um excelente trabalho e concluiu a trilogia de forma maravilhosa. 

Ao longo da leitura me identifiquei bastante com a protagonista e sua situação atual, sem saber o que fazer da vida e a cada vez que ela tomava um rumo algo acontecia e jogava seus planos na lama, é importante ver o quanto Louisa mudou ao longo dos anos, desde cuidar de Will, conhecer Sam e mudar de país, e decisões como essa afetaram a sua vida, sim, mas seu caráter manteve-se e isso é bastante explorado na história, já que agora ela vive em um mundo regido pelo dinheiro. 

Como esta é uma prova antecipada não tenho como avaliar a impressão e revisão, mas a capa irá ser mantida e gostei bastante porque segue o padrão dos livros anteriores. Se você é fã da autora e da protagonista, não deixe de conferir Ainda sou eu e ver o quanto a vida de Lou mudou desde que fez a promessa para Will Traynor, além de acompanhar todas as aventuras da moça na cidade grande. 


"Minha vida havia se tornado uma coisa ridícula, uma piada ruim passando em looping. Esfreguei os olhos, sentindo a chuva gelada na pele. Ia marcar minha passagem naquela noite e voltaria para casa no próximo voo. Ia engolir o choro e recomeçar. Eu não tinha escolha.

Tudo tem seu tempo." Página 277




5 comentários:

  1. Eu achei o livro bem fofo Apesar de eu não ter ficado feliz com lançamento de um terceiro livro Afinal de um livro único transformar em uma trilogia praticamente e eu não gostei do segundo livro eu achei ele decepcionante então muito relutante eu vou ler esse livro

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro um spoiler.
    Digo isso porque eu ainda não li essa trilogia ^_^'
    Vi o primeiro filme (em dois momentos pq não achei q ia aguentar)mas não cheguei a tomar coragem pra ler.
    Daí curto spoiler pra eu ficar curiosa
    Hehee

    Curti a resenha. Deu mais vontade de ler e tal.
    Mas ainda vai ficar pra mais tarde.
    (Espero que o q planejo dê certo, ao contrário do que aparentemente acontece com a Lou RS)

    Bj e até o//

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum livro da série, acho que esse livro é aquela divisão né, muitos queriam um terceiro livro e muitos não queriam. Eu particularmente não tenho aquela vontade absurda de ler depois que vi o filme, mas ainda tenho curiosidade e sempre que leio uma resenha me bate essa vontade e arrependimento de não ter começado a ler antes de ter visto o filme.

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Não sabia que esse livro era a continuação dos livros anteriores da Lou Clark e fico bem feliz em ver que ela desabrochou e se tornou uma mulher madura e menos insegura, com vida prórpia e novos personagens nesse livro, acho fascinante a renovação causada pela Jojo, uma das melhhores escritoras, na minha opinião.
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. SOU LOUCA PELOS LIVROS DE JOJO.JA LI OS 3 LIVROS COMO EU ERA ANTES DE VC E SUAS SEQUENCIAS AMEI NO ULTIMO LIVRO AINDA SOU EU LI OS ULTIMOS CAPITULOS COM LAGRIMAS NOS OLHOS E CORAÇÃO DISPARADO ESPERO SINCERAMENTE QUE VENHA O PROXIMO E QUE TAMBEM VENHAM OS FILMES SERIA OTIMO BJS P VCS

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!