Páginas

11 agosto 2014

Resenha: Jane Austen, uma vida revelada - Catherine Reef

|
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Katia Hanna

Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora.

Classificação:       


"Escritos para entreter a família, a jovem Austen caçoava dos costumes e dos fatos extraordinários que aconteciam com muita frequência nos romances. Nesse período, Jane já começava a se distanciar da sociedade e a se comportar como uma observadora sarcástica." Página 52


Solicitei um exemplar de Jane Austen, uma vida revelada porque havia visto o cuidado com que a Novo Século Editora teve com a obra (que já afirmo, é um mimo). Há alguns anos comecei a ler Orgulho e Preconceito, mas não concluí a leitura por falta de maturidade. Agora sei que tenho a bagagem para encarar a leitura e logo a obra será lida e resenhada, mas enquanto isso não acontece venho lhes mostrar a obra lançada em 2014 e que já mencionei.

O livro começa nos mostrando a genealogia de Jane Austen, seguido de um breve capítulo resumindo a vida da autora. Os próximos capítulos são escritos de modo a levar o leitor a conhecer quem é a família de Jane e como a romancista foi criada, o que influenciou sua escrita e como ela, sua irmã e prima sobreviveram a uma séria doença em seus primeiros anos de vida. 

Austen é uma mulher a frente de seu tempo, escrevia suas histórias e mostrava para os familiares até quando investiram na publicação de um de seus manuscritos e aos poucos se tornou uma das escritoras mais aclamadas no mundo literário. Os últimos capítulos fazem uma análise das obras de Austen mais conhecidas, esta parte acabei não aproveitando muito, pois ainda não li nada da autora, mas pretendo ler suas obras e ler novamente Jane Austen, uma vida revelada para então entender melhor o que Catherine Reef quis nos apontar. Não vou me prolongar nos detalhes da obra, pois assim não terá graça quando vocês lerem.

O livro é bem acabado, a capa é bonita e dura. O exemplar conta com uma fitinha rosa para que o leitor possa marcar a página sem danificar seu exemplar, o que eu achei perfeito. Os capítulos são divididos por assuntos e são complementares, apresentando ao leitor detalhes da vida de Austen, assim como imagens com as cartas, fotos familiares e recados que foram parte da história da autora. A obra é indicada para aqueles que são apaixonados pelos romances de Austen, assim como para aqueles que, como eu, estão namorando seus livros, mas ainda não leram. 

"Os personagens de Jane Austen se cortejavam e se casavam entre as capas dos livros, protegidos do mundo lá fora." Página 149
 

9 comentários:

  1. Eu li apenas um livro da Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" e foi um dos melhores livros que eu já li, se tornou um dos meus favoritos e eu tenho muita vontade de ler os demais livros dela. Assisti ao filme "Amor e Inocência", estrelado pela Anne Hathaway, que retrata um pouco da vida dela e achei muito interessante e tenho vontade de conhecer mais sobre a história de vida da Jane. Tenho certeza de que gostaria muito desse livro, porque mesmo tendo lido apenas um livro da Jane, sei o quanto ela foi uma escritora fantástica e talentosa.

    ResponderExcluir
  2. Acho que assim como você não ia aproveitar muito por não conhecer as obras da autora. A vontade de ler é enorme, já que são um divisor de águas (uns amam e outros odeiam) mas não tive oportuniudade ainda, alias não digo oportunidade já que posso encontrar tás obras aqui no trabalho, mas diria que a extensa lista de leituras e a falta de tempo para colocar livros que não são de parceria nelas acaba me fazendo ficar para trás. Mas a verdade é que eu acho que não leria este livro, primeiro porque não gosto de biografias e bom, não me interessou kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O livro realmente é um mimo, essa capa é linda. Eu não sou fã de biografia, mas dela eu tenho curiosidade de ler, ainda não li nada dela, mas pretendo ler "Orgulho e Preconceito" em breve <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
  4. Já li dois livros da autora, e, apesar da escrita um pouco mais datada, gostei bastante. O trabalho de diagramação está muito bonito. A capa está legal e é capa dura, ou seja, show de bola. Mas, não gosto muito de biografias.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Então, eu faço dos que namoram as obras delas, porém ainda não leu. Eu não sei o porque de eu não ter lido na da Austen antes. Interessante este post, porque me fez despertar sobre isso, vou adiantar logo e ler algum dela. Não sou muito fã de biografia... porém, existe alguns casos a parte . Já tinha ouvido falar do belo trabalho que a novo século fez. E é capa dura ♥ Ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  6. Rafaella!
    A autora é realmente bem a frente de seu tempo, falo da Jane Austin e espero que goste dos livros dela porque tem uma carga emocional bem forte e lendo a sinopse dessa biografia dela, pude entender um pouco mais o porque da escrita dela ser tõ incisiva em seus livros.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafaella!
    Eu tenho muita vontade de ler Jane Austen e esses livros que falam sobre ela.
    Por este motivo, criei um desafio chamado Desafio Jane Austen. Eu explico sobre ele em um post no meu blog e como percebi que você tem interesse pela autora, resolvi te convidar a participar do desafio. Não tem prazos, mas vai ser bem legal!
    Esse livro "Jane Austen: uma vida revelada" faz parte dele. :D
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/08/apresentando-desafio-jane-austen.html

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafs!

    Amo a escrita da Jane, meu preferido é Orgulho e Preconceito. Fiquei curiosíssima sobre esse livro, e, agora, lendo sua resenha, estou mais ansiosa. Não sabia que ele tinha esses detalhes mimosos e nem como a autora fez para escrevê-lo. Espero lê-lo em breve! Parabéns! <3 Beijos

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  9. Este é o tipo de livro que nos passa a necessidade de tê-lo em mãos. Como não vou poder gastar dinheiro com o livro vou esperar um longo tempo para adquiri-lo, mas realmente me interessei por ele. A resenha está perfeita, comigo surgiu efeito, porque eu mal posso esperar para me aprofundar nesta história. Jane é simplesmente uma escritora SENSACIONAL.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!