Páginas

28 setembro 2018

Resenha: Duas verdades e uma mentira - Sara Shepard

|
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Joana Faro


Depois de O jogo da mentira e Eu nunca..., a intrigante série The Lying Game, da queridinha dos adolescentes Sara Shepard, ganha mais um capítulo repleto de segredos e reviravoltas. Em Duas verdades e uma mentira, Emma continua se passando pela irmã gêmea morta, Sutton, e tentando desvendar os enigmas envolvidos no misterioso passado das duas. Mas a volta de Thayer, irmão da melhor amiga de Sutton, que estava desaparecido há alguns meses, complica ainda mais a vida de Emma, que precisa encaixar mais uma peça importante no intrincado, e perigoso, quebra-cabeça do passado da irmã.




Classificação:      




"- Acha que não consigo lidar com instabilidade? Eu não sou a Sutton, Ethan. Não cresci em uma bolha feliz de ilusão. Cresci no sistema de adoção. Gritaram comigo a vida toda. Fui abandonada por minha mãe verdadeira. Sou mais resistente do que você imagina." Páginas 79 e 80


Duas verdades e uma mentira é o terceiro livro da série The Lying Game, escrita por Sara Shepard e publicada no Brasil pela Editora Rocco. Para quem não acompanhou as resenhas anteriores, esta série apresenta a vida de Emma, uma adolescente que descobre que tem uma irmã gêmea e ao marcar um encontro com Sutton, é obrigada a se passar por ela já que a irmã fora assassinada e a pessoa que a matou começa a fazer ameaças a Emma caso ela não siga suas orientações.

No primeiro livro da série somos apresentados a esta mudança na vida de Emma - que sempre viveu em lares adotivos - e ao se passar por sua irmã pode viver com bastante luxo. Porém esta vida de princesa dura pouco pois logo começam as ameaças de que se ela não continuasse a viver a vida de Sutton, ela seria a próxima a morrer. O segundo livro, Eu nunca..., é mais investigativo já que Emma conta com a ajuda de Ethan - a única pessoa que descobriu seu segredo - e a dupla começa a investigar os possíveis assassinos de Sutton. Já em Duas verdades e uma mentira, Emma acabou tirando algumas pessoas próximas de Sutton da lista de suspeitos, porém ainda precisa refazer os passos da irmã em 31 de agosto, o último dia que Sutton fora vista com vida.  

Nos livros anteriores a história foi apresentada de forma geral e deu oportunidade para o desenvolvimento de todos os personagens, já em Duas verdades e uma mentira, a história é focada no relacionamento entre Sutton e Thayer. Que, aparentemente, foi a última pessoa a ver Sutton no dia de sua morte, tornando-se o principal suspeito na lista de Emma. Porém, aos poucos, novos detalhes sobre o último dia de Sutton são descobertos e deixam Emma com dúvidas sobre o que realmente aconteceu com a irmã. Neste clima investigativo, Emma tenta descobrir a identidade do assassino da irmã ao mesmo tempo em que precisa manter a farsa e sua identidade como Sutton Mercer para que não se torne a suspeita do assassinato. 


"Eu estava feliz por minha irmã ter alguém para confortá-la. Quem dera eu tivesse alguém assim. Quem acabara de ter uma lembrança horrível era eu, afinal de contas - eu tinha sido brutalmente assassinada por alguém que amava. Parecia que minhas entranhas haviam sido arrancadas." Página 186


Sou suspeita em falar, mas amo a dinâmica das histórias da Sara Shepard - principalmente a de The Lying Game - a vida de Emma vira uma bagunça ao descobrir que a irmã gêmea quer encontrá-la e ao descobrir que Sutton está morta, acaba sendo jogada em uma vida que não pediu e precisa fazer de tudo para se manter fiel ao que é. Apenas no terceiro livro ela começa a dar uma repaginada na vida de Sutton, se aproxima dos pais, assume um relacionamento e tenta recuperar a amizade da própria irmã, porém tudo se complica com a volta de Thayer e toda a bagagem que o seu passado conta. Alguns segredos de Sutton são revelados e às vezes parece que o assassino será desmascarado, porém nada é tão fácil e ainda há muita sujeira deste caso para revirar. 

Duas verdades e uma mentira é um livro interessante, o desenrolar da história se torna mais rápido e acaba se aproximando da adaptação feita para a televisão. Thayer é um personagem que ficou bem fiel ao do livro, como fiz o caminho inverso (assisti antes de ler) acabei tendo alguma noção da personalidade dele e do que o personagem escondia, mas para quem terá sua primeira experiência com a história ao ler pode ficar ainda mais emocionante as descobertas. A edição mantém o padrão adotado nos livros anteriores, a capa é bonita, a diagramação é simples, os capítulos são curtinhos e bem divididos, a revisão está boa e torna a leitura ainda mais prazerosa. Dos três livros, este é o meu preferido em relação à história, já que desde que vi a série gostava bastante da relação conturbada da Sutton e do Thayer e esse elemento é presente em grande parte deste volume. Sem dúvidas indico a leitura para todos os que curtiram as séries baseadas nos livros da Sara Shepard e pessoas que gostam de descobrir o passado de personagens complexos e com muitos segredos que buscam esconder. 



"Emma estava tendo dificuldades em se lembrar de quem era, mas pelo menos ainda tinha um corpo, uma identidade. Na verdade, duas identidades - a dela e a minha. E agora precisava viver por nós duas." Página 199




4 comentários:

  1. Oi Raffa, tudo bem?
    Eu nunca ouvi falar desta série, e achei bem interessante todo esse mistério e o lance das gêmeas, me lembrou A Usurpadora. Gostei da capa também e quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu lia sério jogo da mentira e eu nunca mas eu sinceramente eu não sei porque eu li essa série porque não gostei da escrita da autora da narrativa e nem no desenvolvimento dos personagens e histórias Central esse também não conseguia me agradar eu realmente vou fugir dos próximos livros da Sara shepard porque realmente não é para mim

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum dos livros da série, mas acho a trama muito interessante. Imagino que o segundo livro seja bem mais movimentado já que a investigação realmente parece tomar corpo e indicar novos rumos. Fiquei muito curioso. Também não vi ainda a adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Não li nenhum livro da autora ainda, infelizmente e dessa série, consequentemente, também não, mas sempre leio boas resenhas, o me me intiga a conhecer e saber mais sobre toda trama que envolve as personagens.
    Desejo um mês abençoado e uma semaninha de luz e paz!
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!