Páginas

11 maio 2016

Resenha: Promessa de Sangue- Richelle Mead (Academia de Vampiros #4)

|
Editora: Agir
Ano: 2010
Páginas: 448


A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar. Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?


Classificação:      



                                          Pode conter spoilers dos livros anteriores.




"Porque, ultimamente, a minha vida parecia de fato estar a um triz de se tornar um sonho. Houve dias em que eu pensei que acordaria e descobriria que, na verdade, os acontecimentos recentes não tinham ocorrido comigo. Sem dúvida eu devia ser uma princesa adormecida, vítima de um encanto. A qualquer momento esse sonho - não; pesadelo - chegaria ao fim, e eu teria o meu príncipe e o meu final feliz." Página 7


No quarto volume de Academia de Vampiros, Promessa de Sangue, a dampira Rose Hathaway parte em uma jornada que não é bem vista por seus amigos, principalmente pela princesa Lissa Dragomir. Ao abandoná-la para seguir o paradeiro de Dimitri Belikov, Rose parte para a Sibéria e deixa a sua antiga vida para trás, porém ainda acompanha os passos de sua melhor amiga devido ao laço que partilham. 

Em sua viagem, Rose conhece Sydney Sage - uma alquimista, grupo que é responsável por acabar com os vestígios de luta entre as classes de vampiros, para que sua existência não seja descoberta por humanos. A garota concorda em seguir viagem com Rose e levá-la para a cidade que, possivelmente, Dimitri está se escondendo. Após alguns acontecimentos, Rose descobre que está hospedada na casa da mãe de Dimitri. Então, sua busca por ele continua, porém agora a família do dampiro sabe que Rose era sua ex-namorada e tudo se complica para a garota. 

Enquanto isso na São Vladimir, Lissa e Christian estão separados e a escola está sob a direção do pai de Avery Lazar, uma garota problemática que começa a ficar bem próxima da princesa Dragomir. A protagonista está cada vez mais próxima de Dimitri e agora sua busca conta com ajuda de dampiros conhecidos como descomprometidos, jovens que saem em busca de Strigoi para matar e agora Rose é uma deles. Nesta busca Rose descobre mais sobre seu passado, sobre sua ligação com Lissa e a vida de Dimitri antes de se tornar um dampiro muito conhecido. Uma história de luta, honra e libertação, além de um romance inacabado é o nos trás Promessa de Sangue


"Pensei que ia apagar no instante seguinte. Sinceramente, era o que eu queria. Meu coração já se abrira o bastante com relação a Dimitri aquela noite, e eu desejava que a dor fosse embora. Queria a escuridão e o esquecimento. Em vez disso, talvez por ser uma masoquista incurável, meu coração decidiu terminar o serviço e se rasgar por inteiro. 
Parti para visitar Lissa." Página 124


O final de Tocada pelas Sombras despedaçou meu coração apaixonado por Rose e Dimitri e é buscando cumprir a promessa que fez ao amor de sua vida que Rose vai em busca dele para, enfim, lhe salvar de seu destino cruel. Rose evoluiu muito com relação ao primeiro livro e é possível perceber em cada atitude sua, mas nesse livro isso está mais fluido e aparente. A vida que ela leva na Sibéria é algo que me encantou muito, conhecer a família de Dimitri é algo que só acrescentou à história e deixou o leitor angustiado com a proximidade das duas "vidas" de Dimitri - de um lado, Rose, sua amante e aluna; de outro, aquelas que o conheceram desde os primeiros anos de vida. E essa mistura de experiências poderá ser muito interessante para o andamento da história, sem dúvidas. 

O livro mantem a diagramação padrão da série, assim como a capa que é semelhante às anteriores. A revisão está boa e não existem muitos erros nesse quesito, apesar de ter encontrado alguns. A história evoluiu bastante e, apesar de os dois volumes anteriores figurarem entre meus favoritos, este manteve o ritmo da história e não considero como um livro para preencher espaço, mas sim um ótimo livro. Por sua vez, a luta de Lissa contra o espírito e suas más influências foram algo que me surpreenderam, já que acreditei que não haveria problemas na São Vladimir com a saída de Rose da escola. Apesar de Lissa não aparecer muito neste livro, sendo ela minha personagem favorita, não vi isso como uma falha, já que foi ótimo conhecer a relação entre Rose e Sydney e como as duas tendem a se aproximar cada vez mais. Sem dúvidas, vale a pena ler a série e Promessa de Sangue é um ótimo livro. 


"Agora eu é que não tinha um objetivo. E, de quebra, não conseguia parar de pensar nas palavras de Mark. Será que eu estava mesmo no meio de uma insensata missão de justiceira? Estaria correndo direto para os braços da morte? Ou será que corria em direção ao... nada? Será que estava condenada a passar os meus dias vagando por aí? Sem ninguém?" Página 149


3 comentários:

  1. Eu já li todos os livros da série. Promessa de Sangue não é o meu favorito, mas não acho ruim. O último é que é um pesadelo pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Já li algumas resenhas sobre a série mas nunca tive a oportunidade de ler. Me parece bem legal, você não foi a única elogiando os livros. Espero começar a ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostei muito desse livro, mesmo eu não achando o melhor da serie gostei muito dos novos personagens que temos principalmente a Sydney e da relação de Rose com a família do Dimitri e adorei o final desse livro !!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!