Páginas

15 janeiro 2015

Resenha premiada: Quem é você, Alasca? - John Green

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 272
Tradutor: Edmundo Barreiros

Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.

 Classificação:    



" - Passamos a vida inteira presos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. Só usamos o futuro para fugir do presente." Página 69

Nunca tive muita vontade de ler todos os livros do John Green, já que mesmo tentando fugir de A culpa é das estrelas acabei lendo a obra e ela não me surpreendeu. Entretanto, ao ver a nova edição de Quem é você, Alasca? acabei me apaixonando pela capa e decidi dar uma nova chance ao autor e, ênfase nessa parte, não me arrependo. 

Quem é você, Alasca? conta a história de Miles, um garoto quieto e estudioso que decide entrar em um colégio interno para ter uma melhor formação. Lá conhece o Coronel, Takumi, Lara e a imprevisível Alasca Young. Ao tornar-se parte deste grupo bastante distinto, Miles experimenta coisas que nunca fez e se apaixona por Alasca. A garota é namorada de Jake, mas sempre age por impulso e é um ser totalmente livre. 

Na obra, somos levados a refletir sobre a busca pelo Grande Talvez e como poderemos sair deste grande labirinto de sofrimento que é a vida. Se eu pudesse descrever Quem é você, Alasca? em uma palavra seria emocionante. Não cheguei a chorar, nem nada, mas a forma com que o autor colocou em sua história tantos problemas a serem superados e a forma como cada personagem encarou um, principalmente, faz com que o leitor reflita e sinta em sua pele os dramas narrados por Green.

"Não sabia se deveria confiar em Alasca e não aguentava mais o seu comportamento imprevisível, fria em um dia, carinhosa em outro; irresistivelmente sedutora em um momento, teimosa e obstinada em outro. Eu preferia o Coronel: pelo menos quando ele estava estranho, tinha um motivo." Página 93

A obra começa com "cento e trinta e seis dias antes" e já leva o leitor a imaginar qual é o marco zero da contagem e pasmem, ele me surpreendeu. Fiquei completamente sem chão quando descobri o que acontecia para iniciar a contagem positiva, por isso que digo que a obra é sensacional. Alasca é a minha personagem favorita e tive grande identificação com ela, em alguns pontos de sua vida, então entendo o motivo pelo qual ela é rebelde. Por sua vez, dos meninos o que mais me conquistou foi o Coronel, ou Chip para os conhecidos, sua vontade de viver e tiradas sarcásticas foram o que me chamaram atenção. 

Quanto aos aspectos editoriais volto a falar sobre a capa, minha favorita de todas as edições publicadas de Quem é você, Alasca? A diagramação da obra está boa, as letras em bom tamanho e os capítulos são divididos de forma a não atrapalhar a leitura, já a revisão deixou passar alguns errinhos, mas nada que tire a vontade de descobrir o que acontecerá com esses personagens singulares. Leitura mais do que recomendada, se eu pudesse obrigaria todos a lerem Quem é você, Alasca?

 "Eu me dedicava às aulas o suficiente para garantir boas notas e não preocupar os meus pais, mas não mais do que isso. O significado da rosa? Quem se importa? Qual o significado das tulipas brancas? Essa, sim, era uma pergunta que merecia resposta." Página 215

a Rafflecopter giveaway



CONFIRA AS REGRAS:



  • Deixar um comentário válido com e-mail na postagem da resenha premiada.
  •  Ter endereço de entrega no Brasil. 
  •  A promoção começa hoje, dia 15/1 e vai até o dia 15/2/2015.
  •  O sorteado terá até 72 horas para responder ao e-mail enviado pelo blog.
  • O prêmio será enviado pela Editora Intrínseca em, aproximadamente, 30 dias. Não nos responsabilizamos por extravio, roubo ou perda por parte dos correios. Nem mesmo reenvio da encomenda.

37 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    O livro parece ser muito bom, eu já li dois livros do autor e amei, espero que esse me agrade também, adorei a resenha, espero também me identificar com a Alasca, e realmente essa capa é linda.
    camila rosa
    milarosadasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Só li A Culpa é das Estrelas, do John Green, é legal, ainda pretendo ler os outros, mas não tenh o tanta pressa. Embora depois dessa resenha a minha vontade de ler esse livro tenha duplicado... Muitas pessoas dizem que esse é o melhor entre os livros do John Green. E sim, essa capa é muito linda <3

    vinicius_s.o@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O livro "Quem é Você, Alasca ?"estava na minha lista de "queridinhos", quer dizer, um cara que coleciona últimas palavras merece ser conhecido, mas, vi, possivelmente o maior spoiler que poderia ter visto, um blog que eu seguia me fez esse "favor", então,estou me recuperando, ainda lerei, mas o futuro já foi afetado, grande parte da surpresa me foi tirada, todavia, ainda conservo aquela expectativa no livro.
    Eu gosto da escrita do John Green, gosto de como ele monta as características dos personagens e os moldam a sua história.
    Provavelmente, o marco zero me foi tirado, mas isso não me faz deixar de pensar em como isso aconteceu. Um livro que quero muito ler !!

    Já que se trata de uma resenha premiada, tentarei participar ...
    E-mail: joicy_rock.c@hotmail.com
    "Que a sorte esteja sempre a seu favor"
    Participando =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Tive uma péssima experiência com A culpa é das estrelas. Os próximos que irei ler é este ai, e depois Teorema Katherine... se me decepcionar de novo, largo e paro de João Verde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto deste tipo de história cheia de mistérios, principalmente quando tenho que ligar os fatos e descobrir onde começa e no que vai dar. Valeu pela bela resenha. \0/

    ResponderExcluir
  6. Eu li em 2012, a edição com capa bem feia, mas não gosto dessa nova, acho que não diz muito sobre a história, ficou muito sombria, mas ok.
    Eu gostei bastante da parte do "Antes" que conta bem os dilemas, aventuras e primeiras experiencias dos adolescentes.
    SPOILER::::::::::
    Já o "Depois" ficou muito filosófico e totalmente sem ação, então acabei não morrendo de amores por esse livro.
    Mas foi uma ótima leitura.
    Se eu ganhar vou dar de presente para alguma garota que certeza irá adorar esse livro!

    Shadai Vieira
    shadai2129@yahoo.com.br

    (esse é o comentário válido, o anterior pode ser apagado, desculpa!)

    ResponderExcluir
  7. Achei que fosse a única que não tivesse a-m-a-d-o ACDE. É um livro bom? Sim. Mas sinceramente? Nem é preciso ter lido outros livros do Green pra saber que esse não é o seu melhor. Dois livros dele que me chamou muita atenção e que infelizmente não tive oportunidade de ler, foi Cidades de Papel e Quem é você, Alasca? Assim como a sua resenha, já li outras elogiando e isso só contribuiu para que queira ler outras narrativas do autor. Green tem um potencial enorme e tenho certeza que seus outros livros não vão me decepcionar. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Esqueci o e-mail: sodre.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Já li do autor, "Deixe a Neve Cair" e gostei.
    Gosta de tramas com mistérios, espero curtir essa.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esqueci o e-mail, rsrs.
    sena.gladys@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu li "A culpa é das estrelas" e realmente tive muitas expectativas quanto ao livro, mas ainda assim o considero um bom livro, apesar de ter sido menos do que eu imaginava. E "Quem é você, Alasca?" já ouvi falar que é realmente melhor, então é um livro que eu tenho curiosidade em ler e pela sua resenha dá para perceber que realmente é um livro que vale a pena ser lido.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, me apaixonei pelo "A culpa é das estrelas", acho que esse tbm vai ser um bom livro!
    sassisc_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Rafa!
    O autor de fato é bem badalado. Li Cidades de papel do autor e gostei, mas não foi essa 'coca cola' toda...kkk
    O livro acima parece ter um enredo interessante e diferenciado e se é tão emocionante quanto comentou, vale a pena conferir a leitura.

    Participo e divulguei no blog.

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esqueci o email:
    rudynalva@yahoo.com.br
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. cailesbennet@gmail.com

    Olá. Li apenas A Culpa é das estrelas do John Green, mas tenho interesse de ler os demais livros dele, pois gostei bastante da sua forma de escrever. 'Quem é você Alasca' parece ser muito legal, por isso estou aqui na torcida!!!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada do Green, preciso! Tenho A Culpa é das Estrelas mas ainda não rolou coragem, sou um ser hipocondríaco então evito conteúdos com doenças, mas devo enfrentá-lo ainda esse ano =P

    Qt a Quem é vc Alasca foi o escolhido entre os livros dele p/ que eu efetivamente conheça a narrativa dele =D

    Miquilis: Bruna Costenaro/ bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu peguei emprestado com minha prima e este se tornou o meu livro favorito até o momento dentre as obras do João Verde :}
    Apesar de que Cidades de Papel me marcou bastante, também.
    georgia.alice@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada do Green e confesso que o único livro de sua autoria que eu vejo e REALMENTE me dá vontade de ler é este. Acho o único com uma premissa interessante e sempre ouvi elogios para o mesmo. Com certeza lerei durante 2015.

    fabiollanunes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  19. Do John Green, por enquanto, só li O Teorema Katherine e gostei bastante. Gostei bastante da resenha e da premissa de Quem é você, Alasca?, tenho a impressão de que encontrarei personagens tão peculiares quanto em O Teorema. Com certeza, ainda pretendo ler esse livro.
    E-mail: aline.tkm@gmail.com
    Face: www.facebook.com/livrolab

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da resenha e me deu vontade de ler, sempre vejo sobre esse livro e acabei não procurando saber do que se tratava. Não li nada do autor, vi apenas o filme do A culpa é das Estrelas, e assim como você falou, não me surpreendeu, porém tenho vontade de conhecer alguma obra dele.
    dessarbernardes@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee.
    Dos livros do autor li apenas A Culpa é das Estrelas, que amei por sinal. Esse em si nunca tive muita vontade de ler (muito por causa da capa antiga), mas essa é linda e me deixou bem curiosa.
    Depois de ler sua resenha e ver que tem uma contagem regressiva (amo essas coisas) fiquei bem ansiosa para tê-lo em mãos, espero me emocionar também.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  22. Putz, esqueci o e-mail

    ieda.cavalcantee@hotmail.com
    ;)

    ResponderExcluir
  23. Tenho muita vontade de ler os livros do John Green pois se tornou um dos meus autores favoritos desde que li "A Culpa é das Estrelas". Gostei desse tom de reflexão sobre a vida de "Quem é você, Alasca?", com certeza já está na minha lista de desejados.

    elisandray6@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curiosa para ler! Já que este é o autor dos últimos tempos!! Mas enfim, o livro não grande, 200 e poucas páginas!! Então qur dizer que Alasca é o nome da garota por quem Miles se apaixona?! Eu imaginava outra coisa. É parece que a vidinha sem graça de Miles termina a partir deste ponto!!

    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Por mais que a maioria das pessoas questionem o final do livro, confesso que gostei por não ser tão clichê. Claro que queria que ele ficasse com a Alasca, mas fazer o quê?
    O John é um ótimo escritor, e espero ler Cidades de Papel agora.
    Beijos, amei a sua resenha com esses quotes!


    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Hey.
    Nossssssssa!!! Por favor! Esse livro é MARAVILHOSO. De 5 estrelas eu dava o universo inteiro e eu não estou exagerando!!!!! Eu chorei muito em um determinado acontecimento. Tive que parar a leitura, respirar fundo e continuar. Esse livro é incrível e não há palavras no mundo que possam descrevê-lo. Os personagens são incríveis, as falas, os pensamentos e etc.

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Oii :D

    Só li A culpa é das estrelas do autora,e claro que com os comentários sobre esse livro eu fiquei bem curiosa.. Gosto bastante quando livros me surpreendem então imagino que quando iniciar a leitura vou devorar esse! Parece que esse romance vai ser divertido!
    Ah, também amo essa edição, com certeza a editora está de parabéns!
    Bj

    vitoriapantielly@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não li nenhum livro do autor e acho que não vejo maneira melhor de começar fazendo isso! Juro que não sabia que Alasca seria uma menina, sempre fiquei pensando qual a moral do título, mas nunca busquei saber a resposta ehehhe Nem a sinopse eu tinha lido! Enfim, fiquei muito curiosa e com vontade de prestigiar a escrita de John!
    thielenborba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. John Green. Ainda não me decidi se gosto ou não dessa pessoa. rs
    O primeiro que eu li foi o famosíssimo A Culpa é das Estrelas e, apesar da história ser bonita, não consegui me envolver. Depois li Teorema Katherine e achei divertido.
    Já ouvi tanta gente que ama e que odeia Quem é você, Alasca?, e fico curiosa para saber mais o que acontece nesse livro.

    jklmartinez@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi. Do john green eu ja li a culpa é das estrelas (gostei mais do filme acredita?) e o teorema katherine, assim pra mim foram leituras boas, mas nada de impressionante... mas acabei com medo de ler mais algum dele.... nem resenhas eu procurei mais ler....
    me interessei pela sua qdo vi que vc deu na classificação 4 livrinhos... e não me arrependi *-*
    Estou em uma fase bem a procura de um porquê sabe, talvez por isso tenha me identificado com o livro, e como gostei da sensibilidade da escrita do john, acho que será em uma boa época para essa leitura. Ha, oque gosto tbem é qdo tem um personagem que adora satiras e faz gracinhas... acho que da uma boa quebrada, e que p mim, funciona muito!!

    bjos

    ResponderExcluir
  31. email que esqueci de colocar: ramos_ap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem?

    Faz um tempo que li esse livro, mas lembro que não o achei tanta coisa. Acho que o li com muita expectativa, sabe? Enfim, adorei sua resenha, está muito bem estruturada e escrita! Participando do sorteio!

    Sérgio H.
    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li nenhum livro do John Green, apenas assisti ao "A culpa é das estrelas". Esperava mais do filme, apesar de imaginar que o livro suprirá essa falta.
    Quando vi o nome e a capa de "Quem é você, Alasca?", me chamou muito a atenção, logo pensei em compra-lo, mas tinha vários outros na minha lista pra ler ainda. Quero muito ler esse livro *--*

    ResponderExcluir
  34. Eu tbm comecei por A Culpa é das Estrelas, mas me apaixonei perdidamente pela história... Porém, não sentia vontade de ler mais nenhum dos livros dele... No início da resenha pensei que não iria me interessar, mas isso mudou quando vc falou de começar pelo "cento e trinta e seis dias antes" kkkk Agr estou curiosa pra realmente saber qual é o ponto de início... Não vou mentir e dizer que tenho que ler desesperadamente esse livro, mas com ctz agr já sinto vontade de ler e saber o que acontece... Essa capa realmente chama muito a atenção... Quem sabe eu não tenha a oportunidade de ler logo esse livro...
    Kisses =*
    lorenejmj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Memorizar as últimas palavras dos livros lidos. Confesso que nunca me passou pela cabeça fazer uma coisa dessas. Mas, ir a procura de um grande talvez pode até me fazer sair do meu circulo de segurança. Só li A Culpa é das Estrelas do autor, mas acho que Quem é Você, Alasca tem grande chance de entrar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  36. Do John Green para mim ler só falta Quem é você, Alasca?, e Will & Will. Gostei mto de todos dele, menos do Deixe a neve cair, o conto dele foi o pior! Mas mesmo assim foi contagiante a escrita dele!
    To looooooouca para ler esse! Mas ainda não pude comprar =( A Alasca pelo que li em resenhas, é meio doidona né? kkkkkkk e o Miles parece ser beeeem fofo!!
    Achei uma graça e um tanto diferente e admirável ele colecionar últimas palavras, afinal, é com conselhos e falhas alheias que na maioria das vezes conseguimos conquistar nossos sonhos e evitar erros!
    Mas esse ano lerei! Sem falta! rsrs
    Beeeijão!
    Ana I. J. Mercury - anairados.blogspot.com/
    anairados@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Serio, me sinto um Alien por ainda não ter lido nenhum livro do J.Green #óvida! Todos já leram e adoraram seus personagens e eu aqui se saber nem o que falar da historia do homem, enfim tenho vontade de conhecer sua narrativa e seus personagens mega fofos (♥) espero que esse ano eu consiga ler algo dele!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!