Páginas

23 janeiro 2015

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

|
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272



Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

 Classificação:      




"Logo verei Gat.
Gat, meu Gat, que não é meu Gat.
As casas. O pequenos, as tias, os Mentirosos.
Ouvirei o som das gaivotas, comerei bolo invertido e torta e sorvete caseiro. Ouvirei o pongue das bolas de tênis, o latido dos cachorros, o eco da minha respiração no snorkel. Acenderemos fogueiras com cheiro de cinzas.
Ainda vou me sentir em casa?" Página 80


Mentirosos narra a história dos primeiros netos de um homem muito rico, patriarca da família Sinclair. Suas três filhas lutam entre si para ver qual será aquela que herdará toda a herança da família, incluindo as casas da Ilha Beechwood: Clairmont, Red Gate, Windemere e Cuddletown. Por sua vez, os filhos de Carrie, Penny e Bess não querem se envolver na luta por posses e constantemente são ameaçados por suas mães a cortarem suas poupanças e demais benefícios. 

Johnny, Mirren e Cadence são os jovens herdeiros, junto de Gat formam os Mentirosos. Todos não ligam para os bens da família e só querem passar os verões juntos e se divertirem. Tudo ia bem até o verão dos quinze em que Cadence sofre um acidente e, agora, precisa controlar as fortes dores de cabeça com uma série de remédios que a deixam dopada na maior parte do tempo. Ao perceber que toda a sua família não contava como aconteceu o acidente e o porquê de esconderem, a jovem de dezessete anos está decidida a descobrir o motivo de tantos segredos.

Mentirosos é um livro envolvente, mas com um final abaixo das expectativas. A obra é narrada em primeira pessoa, por Cadence, e apresenta ao leitor a busca da protagonista pela verdade. Sua família desestruturada acaba interferindo em sua recuperação e ao descobrir o que realmente aconteceu a autopiedade acaba determinando o futuro da herdeira. A linguagem é fácil e as frases são curtas, dando dinamismo para a leitura. Os capítulos são divididos por situações e apresentados de forma não linear, compostos de flashbacks e narrações do presente. A revisão está boa, assim como a diagramação e as imagens apresentadas no início do livro que contam com a localização das casas, assim como árvore genealógica dos Sinclair. A capa é bonita, mas não vejo os personagens na imagem, então acho que poderia ser mais bem trabalhada, mas é metalizada e mais bonita pessoalmente. Como já falei, o final me decepcionou um pouco, mas isso não fez com que considerasse uma leitura ruim, muito pelo contrário, adorei conhecer os Mentirosos.


"Deixo que me afastem. Eles continuam indo aos lugares sem mim e contando pequenas mentiras. Vamos nos separando, pouco a pouco, e chega um momento em que o idílio de verão está arruinado para sempre.
Parece mais do que provável que essas variações existam." Página 174

10 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, o livro é completamente diferente do eu pensava, parece ser bom, porém não pretendo ler ele por agora, quem sabe mais para frente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Acho que já li umas cinco resenhas sobre "Os mentirosos", tudo o que posso dizer é que sempre penso "Não dê spoiler, por favor", antes de ler ( felizmente venho sendo atendida).
    Eu criei tanta expectativa com esse livro que temo me decepcionar. Você é a primeira pessoa que vi falar que o final foi meio decepcionante. Preciso tirar minhas próprias conclusões o mais rápido possível (sim, ele está na lista de "quero muito ler você").
    Os mentirosos parece ter uma premissa tão interessante, um enrendo tão envolvente e personagens altamente misteriosos, isso já me faz ter vontade de ler, se juntarmos isso as ótimas críticas que li, "pimba", temos um novo selecionado para vir parar na minha estante!

    ResponderExcluir
  3. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Ah, poxa, fico chateada quando o final decepciona.
    Se tiver uma oportunidade o lerei.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro, mas apenas isso, e por esse motivo, acho que por enquanto não teria interesse em lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Eu li O histório infame de Frank Landau Banks da mesma autora e amei a leitura. Agora estou vendo muitos blogs resenhando esse livro e foi adicionado a minha lista de desejos.
    A sua resenha ficou ótima e não vejo a hora de comprar, sei que não irei me arrepender
    Beijoos
    www.gemices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Rafa!
    O livro dizem que é um dos melhores da temporada do ano passado e por ler tantos bons comentários, ando bem curiosa para saber o que aconteceu com Cadence.
    É triste quando o final não nos agrada, concorda?
    Desejo uma maravilhosa semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Em nenhum momento a sinopse a resenha conseguiram me convidar a fazer esta leitura. Achei um livro tão... sei lá! Por ter, na tua opinião, um final decepcionante, então... a vontade de ler diminui mais ainda. Claro, talvez eu esteja enganada e deva dar uma chance, mas isso em um futuro beeem distante hehehe

    ResponderExcluir
  9. Oi. Estou lendo muita coisa boa a respeito desse livro, mas ainda não tive a chance de lê-lo. Fiquei um pouco chateada ao descobrir que o final não foi o que você esperava e isso me deixou ate um pouco receosa.Um beijo grande

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  10. Hey.
    Eu to louca para ler esse livro. Nele tem suspense, aventura, perigo... E isso me deixa super curiosa pra ler o livro. Sem contar que todas as resenhas que eu li, me deixaram ansiosas. Assim como a sua. Valeu pela dica,

    abs

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!