Páginas

24 outubro 2018

Resenha: Mentes Sombrias - Alexandra Bracken

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 384
Tradutor: Viviane Diniz

Do dia para a noite, crianças começam a morrer de um misterioso mal súbito. Em pouco tempo, a doença se espalha e os que sobrevivem a ela desenvolvem habilidades psíquicas assustadoras.

Uma delas é Ruby. Na manhã do seu décimo aniversário, um acontecimento aterrador faz com que seus pais a tranquem na garagem e chamem a polícia. A menina é então levada para Thurmond, um acampamento que segue as diretrizes brutais do governo vigente.

Seis anos depois, ela se torna uma das jovens mais perigosas de Thurmond, embora tenha que esconder isso a todo custo para a própria segurança. Quando a verdade vem à tona, Ruby desperta o interesse de muitas pessoas e precisa escapar às pressas. Fora dali, ela se alia a fugitivos de outros acampamentos e conhece Liam, que lidera uma fuga em direção ao único refúgio para adolescentes como eles. Por mais que queira fazer amigos e ter uma vida normal, Ruby sabe que isso não vai ser possível, porque nenhum lugar é seguro, e ela não pode confiar em ninguém - nem em si mesma.

Classificação:       




"E a lista secreta de sintomas, no papel laranja que os professores dobraram e grampearam antes de enviar para os pais, que foi exibida centenas de vezes no noticiário, recitada enquanto o rosto das vítimas passava na tela? Aquilo era medo. Não pelas crianças que corriam risco de vida, ou pelo vazio que as muitas vítimas já deixaram.
Era medo de nós... Os que sobreviveram." Página 13


Mentes Sombrias foi uma das solicitações que fiz por impulso para a avaliação, já que estava interessada na história e a adaptação estava para ser lançada, então não hesitei em fazer o pedido para a Intrínseca e a leitura foi uma grande surpresa. Acabei conferindo o filme antes de terminar a leitura e isso só me deixou ainda mais apaixonada pela história criada por Alexandra Bracken.

Neste livro conhecemos Ruby Daly, uma garotinha que aos dez anos de idade foi retirada de casa e levada para Thurmond, um dos campos de concentração para os jovens Psi. Uma doença assolou os EUA e atingiu apenas as crianças, a maioria faleceu, algumas, porém, desenvolveram poderes e foram classificadas de acordo com as suas habilidades. Em uma avaliação, Ruby descobriu que era uma laranja (considerada bastante perigosa pelo governo), porém deu um jeito e fez com que o médico que a examinou a classificasse como verde. Seis anos se passaram e a vida de Ruby é ameaçada porque descobriram que a garota é bem mais letal do que aparenta. Com ajuda de Cate, a jovem consegue sair de Thurmond, porém tarde demais ela descobre que a mulher que a ajudou faz parte da Liga das Crianças, um grupo de resistência que transforma as crianças em soldados. 

Ao despistar a Liga, Ruby conhece uma garotinha amarela e seus amigos, Liam e Bolota. Depois de algum tempo os garotos a acolhem e partem em busca do acampamento do Fugitivo, um local em que poderão viver em paz, conforme souberam por outras crianças psi. A cada capítulo o leitor mergulha na jornada de Ruby e seus amigos, torcendo para que as crianças consigam encontrar um lugar que possam viver sem ter medo de serem atacados a cada minuto. 


"Não foi a tristeza que me impulsionou, nem mesmo qualquer tipo de autopiedade. Era puro ódio borbulhando no meu âmago. Eu achava que Clancy poderia me ajudar a conquistar minha vida de volta, mas descobri que nada daquilo ia ser suficiente. Eu precisava dele para me ajudar a proteger meu futuro." Páginas 286 e 287


Quando fiz a solicitação para a Intrínseca não acreditei que iria gostar tanto do livro e apesar de ver a adaptação antes de iniciar a leitura, a obra me conquistou a cada capítulo e se tornou um dos favoritos de 2018. A luta das crianças pela sobrevivência é algo que afeta o leitor de formas diversas e a história criada por Alexandra Bracken é maravilhosa, não vejo a hora da continuação. Ruby é uma protagonista forte, que consegue superar as adversidades e ao longo de sua vida é obrigada a tomar decisões que afetam as pessoas ao seu lado, mas mesmo assim se mantem objetiva e consistente em seu caminho. Liam, Bolota e Zu são fenomenais e ao mesmo tempo que lutam para sobreviver, conseguem manter sua essência e os melhores diálogos são entre eles. 

A capa nos apresenta um pouco da história e sobre como o mundo está após a doença, o exemplar que recebi tinha também uma referência ao filme, o que gostei bastante. A diagramação é simples, capítulos bem divididos e a revisão está boa, tornando a leitura ainda mais emocionante. Com certeza Mentes Sombrias é indicado para todos os leitores, assim como a adaptação que já foi resenhada no blog. 


"Mentes sombrias tendem a se esconder por trás de rostos improváveis." Página 358


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!