Páginas

15 maio 2019

Resenha: Você nasceu para isso - Michelle Sacks

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 272
Tradutor: Carolina Selvatici
 

Se perguntarem a sua versão da história, você vai contar a verdade. Ou não?

Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade. Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho.
O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamourosa Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz – ou não queira – salvar ninguém.
Você nasceu para isso retrata a escuridão que há no cerne dos relacionamentos mais íntimos. Sem heróis e permeada por uma teia de segredos, obsessão e inveja, é um relato violento de vidas que quase nunca são o que parecem e das partes de nós que não somos capazes de admitir.


Classificação:    


"No entanto, algo nela, uma indefinição ou abertura, um espaço a ser preenchido. Havia certa pureza nela, como se não tivesse sido totalmente escrita. Isso faz a gente olhar de novo e depois perceber que é incapaz de desviar o olhar. 
É ela, lembro-me de pensar. É a mulher da minha vida." Página 79


Você nasceu para isso é um dos lançamentos deste ano publicado pela Intrínseca, de autoria de Michelle Sacks. Quando recebi as informações sobre os lançamentos fiquei extremamente ansiosa para fazer a leitura da obra, já que a sinopse é instigante e me deixou curiosa para conhecer mais detalhes da vida destes protagonistas. 

O livro começa dando ao leitor uma prévia de como a protagonista, Merry, se sente com sua vida "perfeita". Em Nova York ela trabalhava como cenógrafa, mas quando seu marido decide se mudar para a Suécia sua vida muda completamente e ela precisa deixar seu trabalho e se dedicar exclusivamente para os cuidados da casa e de seu filho, Conor. Do outro lado temos Sam, o marido, que deixou sua carreira como professor e agora busca ganhar a vida fazendo documentários, porém está longe de conseguir estabilidade.  

A rotina do casal muda quando Frank, melhor amiga de Merry, decide visitá-los e tudo o que aparentava ser perfeito está prestes a ruir. Frank percebe as falhas no casamento e se envolve emocionalmente com isso, o que acaba não terminando da forma que esperava.  Os capítulos são narrados pelos três personagens e dão ao leitor a oportunidade de conhecer todas as suas personalidades, pensamentos e vidas de forma mais completa, dando à leitura uma riqueza de detalhes.

A capa combinou com a história e todo seu aspecto sombrio que irá ser revelado com o passar das páginas, assim como as cores chamativas tornaram a capa mais interessante. O detalhe vermelho na lateral das folhas deu um toque especial para o livro. Os capítulos são curtos e narrados em primeira pessoa por Merry, Sam e Frank, tornando o leitor mais próximo dos protagonistas e desvendando com eles todos os segredos que os cercam. A diagramação é simples, letras em bom tamanho e as páginas amareladas tornam a leitura fluida e sem se tornar cansativa. A história é meio perturbadora e em muitos capítulos parei a leitura para me perguntar o que estava acontecendo com os protagonistas, porém quando a história engrena e tudo começa a fazer sentido - nem que seja pela perspectiva perturbada dos protagonistas - a leitura se torna fluida e o final é completamente inesperado. Sem dúvidas é uma leitura indicada para quem gosta de uma trama que se desenrola lentamente e envolve núcleos familiares com muitos segredos e pouca estabilidade emocional. 


"Pessoas desesperadas fazem coisas desesperadoras.
E não é difícil acreditar. Desespero, a sensação de que o mundo está conspirando contra você, de que você e mais ninguém está sofrendo, arrasada, com punições muito maiores que a justiça exigiria. Não conseguimos ver direito. Não conseguimos pensar direito. Só sentimos a mágoa urgente e feroz dentro de nós." Página 218

3 comentários:

  1. hahahaha
    Pelo título eu imaginava algum tipo de livro de auto-ajuda. Pela capa mais parecia um romance com muita choradeira. Nunca passaria pela minha cabeça que o livro tivesse essa trama mais voltada para um drama intenso com inveja e segredos não revelados.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Gostei da premissa do livro e confesso que já tinha ouvido falar sobre ele, mas não tinha pesquisado pra saber mais sobre.
    Espero que Merry se dê conta de que se ela não está feliz como dona de casa, ela não precisa continuar sendo uma e que pode se empenhar em algo que realmente ela queira e a faça feliz.
    Agora, depois de ler a resenha, realmente entendi a capa do livro. Uma mulher que ouve que nasceu para ser o que é, que parece ter a vida perfeita, mas que parece infeliz com isso.
    Acho bom que os capítulos são curtos e narrados por três pontos de vista diferentes, acho que assim dá pra entender bem o que se passa com cada personagem.
    Obrigada pela indicação, vou colocar esse livro na minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa,
    Esse livro tem uma edição e uma capa tão bonitas, mas vi uma resenha bem negativa sobre a história que me deixou com um pé atrás com a leitura. Sempre que um livro trás uma família “perfeita” é porque muitos segredos e mentiras se escondem nas páginas. Fica muito claro que Merrry não está feliz ou satisfeita com sua vida, pois mais uma vez a mulher é quem tem que abrir mão de tudo e mudar para se encaixar no que o marido deseja. A chegada de Frank trará um grande impacto na estrutura do casal e isso é algo que dá certa curiosidade, pois fico imaginando como fica a dinâmica entre os três. Ainda não estou muito convencida de que lerei este livro, ao menos agora, mas anotarei o título para caso a oportunidade surja.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!