Páginas

21 junho 2018

Resenha: A Deusa Cega - Anne Holt (Hanne Wilhelmsen #1)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 344

O corpo desfigurado de um traficante de drogas. Um homem coberto de sangue vagando pelas ruas da capital da Noruega. E um advogado criminal de fama obscura assassinado com um tiro. Três eventos aparentemente isolados instigam o faro apurado de uma investigadora sagaz e irônica, que junto com seu colega mergulha em um caso com poucas pistas e muitas perguntas sem respostas. Em meio a boatos envolvendo advogados e o tráfico de drogas, mensagens codificadas e uma enorme rede de corrupção que pode chegar aos altos escalões do governo, a autora Anne Holt descreve uma teia de crimes e batalhas políticas na qual somente a deusa da Justiça pode se dar ao luxo de ter os olhos vendados.





Classificação:     




"Por meio dela, a família acreditava estar em contato com a realidade das pessoas comuns, e ela amava seu trabalho.
Ao mesmo tempo, tinha muito medo do que fazia. Começara a notar ultimamente que sua alma vinha sendo afetada pelo contato diário com os assassinatos, os estupros, os maus-tratos e as demais doses cotidianas de violência às quais ficava exposta. Tudo o que via e ouvia acabava colado à pele." Página 77




Finalmente li o primeiro livro da série Hanne Wilhelmsen, cujos livros 2 e 3 já foram resenhados no blog. A série policial de Anne Holt conta com volumes independentes e 4 deles já foram lançados no Brasil, pela Editora Fundamento

Em A Deusa Cega, somos apresentados à Hanne Wilhelmsen, uma policial de Oslo, extremamente dedicada e que conta com um instinto aguçado para desvendar os crimes aos quais é designada. Neste primeiro volume, em pouco tempo acontecem três fatos que aparentemente não têm ligação, mas aos poucos Hanne vai delineando o caso e percebe que estes crimes fazem parte de algo bem maior. 

Karen Borg é advogada e em uma corrida matinal acaba topando com um cadáver desfigurado, um homem norueguês coberto de sangue é encontrado caminhando sem rumo pela cidade e é o principal suspeito do crime, porém ele pede que Karen seja a sua advogada. Pouco depois um famoso advogado criminalista é assassinado, então Hanne, juntamente de Hakon Sand, começam a investigar os crimes e se eles têm uma ligação. 

Este é o típico livro policial em que as informações são apresentadas ao leitor em doses homeopáticas, dando a oportunidade de investigar junto com os personagens e, em muitas vezes, as informações apresentadas são contraditórias e fazem toda a investigação voltar à estaca zero. 

Com relação à edição, o livro é ótimo, a capa é bonita e combina com a capa de 1222, a diagramação é simples e os capítulos são divididos por datas para mostrar aos leitores o progresso da investigação com o passar do tempo, a revisão está boa e apesar de o livro ser um pouco maior do que os que já li da autora, a leitura é rápida e fluida. Como vocês já sabem, sou apaixonada por livros assim e a série Hanne Wilhelmsen me cativou desde o início e foi interessante ler este primeiro volume para compreender um pouco mais a personalidade da protagonista. Já iniciei a leitura de 1222, quarto livro lançado pela Fundamento e oitavo livro da série e estou ansiosa por mais histórias da protagonista. 




"Teria sido por tudo aquilo que sua intuição bloqueara sua suspeita mais lógica? Seu cérebro dizia que era ele, mas seu instinto policial, seu maldito instinto que tanto elogiavam, havia protestado." Página 300





5 comentários:

  1. Oi Rafaella,
    Recentemente li resenha de um livro dessa autora e adorei o tipo de história que ela escreve. Não sabia que A Deusa Cega era o primeiro da série, mas agora fiquei mais empolgada ainda para saber mais sobre essa história. Em um cenário onde três mortes acontecem Hanne Wilhelmsen ter que saber usar bem seus instintos para conseguir ver a ligação entre eles. Livros policiais sempre nos reservam surpresas e espero que com este não seja diferente, pois quando ler quero ir descobrindo junto com os investigadores cada segredo orquestrado pela autora.

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhum livro da série, mas estou cheio de vontade. Gosto muito quando o autor coloca o leitor em uma posição de investigar junto e tenha a oportunidade de traçar mil teorias. A capa é mesmo bonita. Fiquei muito interessado.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos cenários das mortes e tals mas já leram os dois livros dessa autora e a minha experiência não foi tão boa assim Então prefiro me manter distante de possíveis frustrações porque realmente aquele livro não me desceu

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O livro tem uma ótima premissa, não tinha muito conhecimento sobre ele, mas adorei muito conhecer é claro esses mistério e o que mais me encanta.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa,
    Estou bem ansiosa para conhecer a escrita da autora, achei seus enredos super bem montados, e essa jogada de fazer com que o leitor investigue junto com os personagens é ótimo, faz a gente se envolver com o leitor.
    Já quero ler esse também, só a sinopse nos deixa curiosos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!