Páginas

14 março 2018

Resenha: Demônio ou anjo - Anne Holt (Hanne Wilhelmsen #3)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2017
Páginas: 264

A chegada de Olav, um garoto de 12 anos, a um orfanato nos arredores de Oslo causa grande desconforto a todos que vivem lá. E mais ainda à rígida diretora da instituição, Agnes Vestavik, que vê algo aterrorizante no olhar do menino: puro ódio. Quando Agnes é encontrada morta com uma faca de cozinha cravada nas costas – e Olav desaparece –, o caso vai para a investigadora Hanne Wilhelmsen, recentemente promovida a inspetora chefe da Polícia de Oslo.

Uma criança pode ser um assassino? A polícia vasculha a cidade em busca de Olav, o principal suspeito. Mas Hanne, trabalhando com o desbocado detetive Billy T., quer saber mais sobre os funcionários do orfanato e sobre o passado de Agnes. Só que, apesar de ser uma brilhante detetive, Hanne está sendo uma negação como chefe: não consegue delegar tarefas, reunir informações ou compartilhar responsabilidades.

Será que Hanne aprenderá a confiar nos outros antes que tudo se torne confuso demais e isso acabe por tirá-la do rumo – no trabalho e na vida pessoal?


Classificação:    


"Por alguma razão, porém, o incidente o assustou. Por alguns dias, ele esteve tão dócil que quase me inquietou. Agora eu podia sentir a mesma coisa novamente. Ele parece extremamente aterrorizado. Mas o que eu vou fazer quando o medo passar?" Página 102


Demônio ou Anjo é o terceiro livro da série Hanne Wilhelmsen, de autoria de Anne Holt e publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Como mencionei na resenha do volume anterior, acabei solicitando o segundo e o terceiro volume sem ter lido o primeiro, porém pude fazer a leitura sem me perder na história e pretendo solicitar os outros dois livros já lançados para que vocês, leitores, possam conferir o que achei das obras de Anne Holt. 

Neste volume, a história é focada em um orfanato cuja diretora foi encontrada com uma faca cravada nas costas e o interno mais recente, Olav, acabou desaparecendo no mesmo dia. Hanne Wilhelmsen conta com a ajuda de Billy T. para desvendar o que aconteceu com Agnes Vestavik e tentar encontrar Olav que pode ser o assassino ou uma testemunha do crime. Enquanto a investigação está sendo realizada, outro crime acontece e faz com que Hanne comece a questionar o quanto os funcionários e as crianças que moram no orfanato sabem sobre o que acontece no local. Enquanto isso, Olav é obrigado a se virar para conseguir sobreviver já que não pode voltar para a casa de sua mãe que possivelmente seria o primeiro lugar que a polícia iria procurá-lo. 

Em Demônio ou Anjo, Hanne assumiu o cargo de Investigadora Chefe da Polícia de Oslo e apesar de ser uma ótima investigadora, o cargo está sendo um desafio para ela que não consegue delegar as tarefas e manter a equipe motivada. A cada descoberta que ela faz sobre o assassinato de Agnes, algo muda e ela é obrigada a se questionar quais foram os motivos que levaram uma pessoa a cometer este crime. As histórias criadas por Anne Holt deixam os leitores ávidos por mais informações para desvendar os crimes e confesso que apesar da história de Números de Azar ser mais completa, acabei gostando mais de Demônio ou Anjo pelo caráter mais sombrio da narração. Olav é um garoto que cresceu em situação de risco e é completamente perturbado, então tudo o que o envolve acaba se tornando um mistério. Os funcionários do orfanato escondem muitos segredos, assim como Agnes Vestavik que gerencia o local com punhos de ferro. 

A edição da obra está ótima, desde a capa que é extremamente chamativa e a diagramação do livro retoma a capa em todas as folhas - seguindo o padrão do livro anterior, o que deixa o acabamento maravilhoso. Os capítulos são bem divididos e facilitam a leitura, o que pecou foi a revisão - que deixou passar alguns detalhes -, mas nada que desmotive o leitor a continuar a desvendar os mistérios que rondam o orfanato. Este é um livro indicado para aqueles leitores que gostam de histórias policiais e de desvendar crimes junto dos personagens. 


"Eu sei que ele não matou. Eu sei que preciso mantê-lo escondido. Mas por quanto tempo vou conseguir?" Página 122


8 comentários:

  1. Oi Rafa! Se já tinha gostado da história de "Números de Azar", já fiquei mais interessada ainda pelo "Demônio ou Anjo" pois como já mencionei nos posts anteriores, eu adoro o gênero e essa narração mais sombria já me fez gostar de cara.
    Espero ter mais contato com essa série em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gente, que assustador!
    Não é uma leitura que eu sinta vontade de ler... O mistério até é instigante, mas nesse caso o meu medo fala mais alto.
    Me parece que Anne tem uma escrita interessante, bem construída, ótima para quem gosta do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rafa!
    Tão bom quando podemos reavaliar nossas opiniões. E que bacana que resolveu poder ler livros de séries que podem ser lido fora da sequência, vai dar mais prazer a sua leitura.
    O livro parece trazer um enredo bem envolvente, apesar de todo sofrimento da mãe de Olav e da violência. Que pena não ter conseguido se apegar a ela.
    Gosto dos livros quando temos de descobrir quem é o assassino. Será que foi ele mesmo?
    Bom final de semana!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Narração mais sombria.Já gostei e se eu fiquei interessada em Números de azar,com "Demônio ou Anjo" não seria diferente.Também a pergunta chave se crianças podem ser assassinas me fisgou de jeito!
    Uma história bem elaborada e com toques sombrios.Tudo que queria.Logo irei procurar pelos livros da série.

    ResponderExcluir
  5. Olá, já percebi que autora não decepciona quando se trata de mistério, uma vez que só pela resenha o leitor fica louco para se envolver nos segredos entres as páginas da obra. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que começou a ler mais livros desse gênero eu vou me arriscar nessa leitura Até porque eu conheço a editora e gosta do trabalho dela mas o que mais me chamou atenção foi o fato do livro ser o livro único e exatamente o que eu tô procurando para ler agora e eu adoro livros de policial então unindo o útil ao agradável

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Cada vez mais ficou mais interessada por essa serie, gostei bastante desse enrendo que logo ma chamou atenção, parece o tipo de historia que te deixa grudada no livro, gostei muito de temos o crescimento dos personagens ao longo da serie e já coloquei essa serie na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  8. Ola!
    Fiquei bem curiosa pelo livro, uma investigação bem diferente mas com a mesma temática de deixa o leitor curioso. Gostei muito e já estou querendo ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!