Páginas

14 maio 2018

Resenha: Sonhos em Flor - Estelle Laure

|
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 272

Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina. Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando. Mas o destino achou que isso não era o bastante. Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida. As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.


Classificação:     




"- É tão assustador... - diz, de lá do seu canto. - Ela deitada aqui, assim. Nunca fica parada, sabia? Quando acordada, pelo menos. É daquele tipo de pessoa que você pode derrubar mil vezes e que vai sempre se levantar, pronta pra outra." Página 111


Sonhos em Flor é o segundo livro da autora Estelle Laure lançado no Brasil pela Editora Arqueiro e acabei solicitando a obra para avaliação por causa da protagonista e seu amor pelo ballet. Porém esse ponto não foi recorrente durante a leitura já que Eden ficou impossibilitada de dançar e isso deu início a sua recuperação.

Eden Jones era uma garota extremamente centrada em seus objetivos, um destes dançar em uma grande companhia de ballet e ser conhecida, porém um acidente faz com que a garota passe semanas em coma e sua vida muda completamente. Após acordar, Eden tem a impressão de ver flores pretas perto das pessoas - uma delas é a garota que estava no quarto ao lado, ainda em coma, - aos poucos Eden faz amizade com Joe, o único amigo da garota no quarto ao lado. 


Em uma jornada de autoconhecimento e descobertas, Eden busca entender se o que está vendo é fruto do tempo em que passou em coma e qual a relação entre ela e Jasmine, a menina hospitalizada. Ao mesmo tempo que a protagonista precisa encarar as mudanças em sua vida desde o namoro de seu irmão com a sua melhor amiga, a vida no ballet que foi posta em pausa e o que está começando a sentir por Joe. 


" - Tenho amigos - explico. - E os meus pais. Eles me amam. Eles foram o motivo. Não posso afirmar que não teria acordado de qualquer forma, mas ela só tem a você. Então pode ser que você consiga trazê-la de volta. Talvez você seja a chave, a corda que vai tirá-la de lá. Você pode ajudá-la a se lembrar de que não há lugar como o nosso lar." Página 118


De leitura leve e fluida, Sonhos em Flor faz o leitor seguir as descobertas e desafios da protagonista, Eden Jones, porém em alguns momentos a história acaba ficando confusa e demorei um pouco para absorver as mudanças que a autora fez no decorrer da narração. O livro mostra bem pouco a vida de Eden antes do acidente e a dança acabou ficando em segundo plano, esse foi um dos pontos que acabou decepcionando, porém a leitura ganha força com o passar dos capítulos e apresenta algumas experiências de quase morte de pessoas aleatórias (que deram mais margem para a imaginação dos leitores). 

Esta é uma leitura completamente diferente das quais estou acostumada e gostei bastante dessa nova experiência, apesar de querer bater na Eden em algumas cenas. Com relação à edição só tenho elogios, a capa é interessante e apresenta elementos da história, a diagramação está ótima, capítulos narrados em primeira pessoa (por Eden) são bem divididos, e a revisão está ótima. Sem dúvidas é uma leitura diferente e intrigante. 



"Eu nunca tinha percebido como as coisas podem ser assustadoras, empolgantes e possíveis... Quando existe numa escolha." Página 196




9 comentários:

  1. Oi Rafaella,
    Não conhecia este livro e nem seu antecessor, mas achei a premissa interessante. Eden está certa de seu futuro e mostra bastante determinação para alguém tão jovem. Mas acredito que quando as coisas não saem como o esperado (como fim da dança ou a descoberta do namoro entre o irmão e a amiga) ela venha a mostrar um comportamento mais imaturo. Mas como a vida é um grande aprendizado, seu acidente serviu para lhe mostrar um outro caminho a seguir e neste ela terá algumas pessoas para ajudar. Sonhos em Flor é o tipo de livro que tem bem mais a oferecer do que parece. Gostei bastante da capa, ela é simples e o fundo preto fez com que a fonte colorida se destacasse.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o 1° livro, mas esse me chama mais atenção do que o 1°
    Me parece que tem uma certa profundidade.
    Gosto de leituras assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que o livro faz parte de uma série, porém não sei se gostaria muito! Acho que se for para ler algo mais leve, para descontrair, leria esse, mas sem esperar ter uma leitura maravilhosa! Um ponto negativo foi a autora não ter focado tanto na vida anterior da Eden e nem no ballet! Por enquanto, não lerei esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Já gostei que pode ser lido de forma independente.
    Achei bem interessante o fato da autora trazer a baila o tema ‘corpo perfeito’ para a função de bailarina e ainda mais porque a personagem cresceu durante toda a trama, maravilha!
    “Eu gosto de escutar. Eu aprendi muito escutando cuidadosamente. A maioria das pessoas nunca escuta. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafaella!
    Ficar sem chão só porque descobre que sua melhor amiga está namorando seu irmão é uma atitude típica de alguns adolescentes, não que eu menospreze isso mas essa dramatização por causa de acontecimentos simples é algo que me tira a paciência e me faz geralmente não ler livros com protagonistas adolescentes... Mas fiquei interessada em Sonhos em Flor, curiosa para descobrir qual a relação de Eden com a garota em coma e o por que das flores pretas, por isso, se eu tiver a oportunidade de ler esse livro vou ler sim... Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa.
    Ainda não li o primeiro da série, mas não me interessei por esse segundo livro.
    Acho que se o ballet tivesse sido mais abordado eu ficaria curiosa para ler o livro. Achei a sinopse um pouco estranha e não me cativou.
    Mas, a capa realmente é linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e nem a autora.
    Achei a trama interessante, gosto muito de livros que abordam Balé e achei uma pena a autora não ter aprofundado mais no assunto.
    Mas achei uma premissa bem diferente do que estou acostumada a ler e gostei bastante, parece perfeito para quando quiser sair daquele comodismo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Acho que eu também ficaria confusa com essa leitura, a história simples parece que fica bem complexa com a vida pós acidente da Eden. Alias adorei esses nomes relacionados (Eden e jasmine) tem uns fragmentos de romance pelo que pude ver mas o que mais tinha me encantado também tinha sido o balé e que pena que não pode ser bem explorado :(

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Já li resenha desse livro, a história muito linda e realmente quero ler esse livro. A história é bem comovente e com certeza irei amar. Já até está na listinha de livros pra comprinhas!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!