Páginas

30 maio 2018

Resenha: O que restou - Alexandra Oliva

|

Editora: Rocco
Ano: 2018
Páginas: 320

Um reality show de sobrevivência numa floresta, doze competidores testando seus limites, uma catástrofe capaz de pôr em dúvida nossa percepção do real. Romance de estreia de Alexandra Olivos, O que restou é um inquietante suspense de toques pós-apocalípticos. Na trama, Zoo e mais 11 concorrentes enfrentam as provas de um reality show ambientado numa floresta hostil, quando seu país é destruído por uma catástrofe em larga escala. Isolados de tudo e de todos e alheios aos acontecimentos, será que eles serão capazes de distinguir a realidade do simulacro em que se enredaram? Em meio ao esgotamento físico e psicológico e a um cenário assustadoramente devastado, Zoo reflete sobre a vida que deixou para trás, questionando as regras do jogo para o qual se candidatou. E enquanto luta para não ser eliminada, percebe que o mundo por trás das câmeras pode ter mudado drasticamente, sem que ela tenha se dado conta.


Classificação:     


"Ela está apreensiva, mas a experiência lhe ensinou como agir nessas situações: respirar fundo e canalizar o medo para transformá-lo em motivação. Por qualquer critério ela é uma mulher excepcional, mas com exceção deste momento e de abundantes tomadas objetificadoras de seu físico, ela não vai ter muito tempo na tela. Quietinha demais, dirá o editor. Em suas entrevistas de qualificação ela foi mais desenvolta, pois não precisava se acalmar através da respiração nem controlar o medo. Mas até mesmo ela sabe que não entrou no elenco por sua personalidade." Página 163



O que restou é um livro que mostra o que as pessoas fazer para sobreviver, nesta obra 12 competidores de um reality show são deixados à mercê do tempo e dos animais em uma floresta, sendo constantemente monitorados e avaliados por meio de provas de sobrevivência e de estratégia. O livro é de autoria de Alexandra Oliva e lançado no Brasil pela Rocco, e acabei interessada na leitura justamente pela história lembrar Jogos Vorazes, além de gostar de leituras que mostram a capacidade humana de se adaptar às situações mais variadas.

O livro foca na personagem Zoo, uma das participantes do reality show que acabou se separando do grupo e segue sozinha até encontrar um garoto que começa a ajudar na busca por informações sobre a civilização. À medida que os dois chegam na cidade, Zoo percebe que não está mais no programa há algum tempo e é preciso focar em sobreviver ao que quer que esteja acontecendo.

Com o pensamento voltado para a sua sobrevivência e o retorno à sua antiga vida, Zoo parte com a companhia de Brennan e aos poucos começa a ter noção de que durante o tempo que passou na floresta, todo o país sofreu com uma catástrofe de grandes proporções e além de precisar sobreviver às adversidades do programa agora Zoo precisa sobreviver ao que está acontecendo e que já dizimou grande parte da população.



"Não importa o quê, vou seguir em frente. Vou romper sua linha de chegada, esteja onde estiver, e vou trazer comigo esse ser vivo cenográfico deles para que a minha vitória fique bem clara." Página 183



O que restou é uma leitura que mexe com qualquer um, pois o leitor pode se colocar no lugar dos personagens e pensar o que faria caso precisasse lutar por sua vida durante esse tempo exposto no reality show ou, como Zoo, após o programa e durante essa crise pela qual o país passava mesmo sem que ela tivesse noção na época. Esta não é uma leitura fácil e apesar do livro ser pequeno, demorei bem mais do que o normal porque quis apreciar cada capítulo e realmente me via como uma das personagens lutando por suas vidas. É bacana o contraponto que a autora fez entre a batalha pela vida no reality show, que apesar de tudo os competidores eram amparados e como isso se refletiu no instinto de sobrevivência de Zoo ao ser afastada de seus concorrentes. Brennan é uma boa adição à história e confesso que gostei mais dos capítulos em que o garoto aparecia porque apesar de tudo o que estava acontecendo, ele foi um porto seguro para Zoo. 

Com relação à edição, gostei bastante da capa que mostra aos leitores um pouquinho do que irão encontrar na história. Os capítulos são bem divididos e como já apresentei, alternam entre o reality show e a vida de Zoo após de distanciar de seus concorrentes, a diagramação é simples, mas bem feita, assim como a revisão que está ótima. Esta não é uma leitura fácil, mas tenho certeza de que todos os leitores que gostam de suspense irão se apaixonar por O que restou.  





"Algo dentro de mim se liberta, um desafogo quase prazeroso; não preciso mais explicar nada. Eu batalhei. Batalhei, lutei, me esforcei - e fracassei. Encontro paz nessa ideia, em fazer tudo o que poderia ter feito; em fracassar se, ter culpa nisso. Pelo menos eu não desisti." Página 256


8 comentários:

  1. Olá.
    Não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas a premissa é bem interessante.
    AMO Jogos Vorazes, então qualquer história que tem alguma semelhança com a trilogia já tenho vontade de ler. Achei interessante essa comparação entre sobrevivência dentro de um reality show e a sobrevivência real. Deve ser algo bem aterrorizante não saber o que aconteceu e tentar sobreviver a isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem intrigante que te faz querer terminar a leitura logo para saber o que acontece no final, imagino como foi pra Zoo sair desse reality e já encarar o mundo real totalmente diferente do que ela havia deixado pra traz e ainda tentar sobreviver no meio disso tudo. Fiquei bem curiosa com essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafaella!
    Livros que giram em torno de um reality show onde os competidores lutam por sua sobrevivência não faz o meu estilo de leitura, por isso eu não li Jogos Vorazes - assisti o primeiro filme mas não curti... - e não fiquei interessada na trama de O que restou - apesar de gostar bastante de suspense - por isso eu não leria esse livro...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas gosto bastante desse estilo de leitura em que a pessoa tem que ter instinto de sobrevivência. Amei jogos vorazes, e esse mesmo sendo mesmo estilo parece ao mesmo tempo ser completamente diferente.
    Já quero.

    beijinhos
    She is a bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafaella,
    Amo suspense e temáticas pós-apocalípticas, mas nunca li um livro que trouxesse um enredo como este. Seres humanos quando são postos a prova tendem a revelar os seus melhores e piores lados e isso somado a uma grande catástrofe certamente mexe com qualquer um. Em meio a todo esse cenário Zoo me parece se manter corajosa e focada, algo que pode ser crucial para enfrentar qualquer obstáculo. A sinopse de O que restou, realmente, lembra Jogos Vorazes e por isso meu interesse na leitura foi imediato. Já vou acrescentar o título a minha lista e espero não demorar a conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  6. Ola!
    Nossa que livro em! Já tinha visto o lançamento dele, mas não sabia que seria um mistério bem intrigante. Fiquei até curiosa pelos acontecimentos, espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas como adoro suspenses e cenários pós-apocalípticos, já me interessei só de ler a sinopse dele! O melhor de livros que envolvem reality shows de sobrevivência é que demonstram o lado mais primitivo do ser humano e como ele faz de tudo para sobreviver, mas também pode mostrar um lado totalmente "amável"! E a situação se acentua ainda mais quando essas pessoas se veem em um mundo totalmente diferente do que conheciam! É interessante ver as relações e reações humanas nesses casos e, também, inevitável nos colocarmos no lugar deles! O livro também me lembrou de Jogos Vorazes, o que me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  8. Rafa!
    A priori não seria um livro que leria, pois à exceção dos realitys de comida, não gosto de assistir e ainda aqui, parece que tem a questão de sobrevivência, o que possivelmente torna o livro uma 'corrida' desmedida pela vida.
    Bom feriado!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!