Páginas

06 fevereiro 2017

Resenha: Aconteceu Naquele Verão

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 384
Tradutor: Ana Rodrigues, Flora Pinheiro, Larissa Helena



Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica
Roth e Stephanie Perkins.



Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.


                                                                                                    Classificação:       




"Meus sentimentos pela Dani eram a única certeza que eu tinha na vida. Quando eu ousava imaginar um futuro que não fosse completamente péssimo, a primeira coisa que me vinha à mente era nós dois: ela pintando e eu fazendo filmes de terror alternativos. Só que eu ia ficar preso aqui em Deadwood para sempre, então nunca conseguiria entrar na indústria cinematográfica. E não havia a remota chance de a Dani querer gastar seu tempo com um cara medíocre como eu. A verdade era que ela tinha alternativas, e eu estava convencido de que ficar comigo não era uma delas." Página 84

Aconteceu Naquele Verão é uma obra organizada pela autora Stephanie Perkins e que conta com nomes de peso como, por exemplo, Veronica Roth e Cassandra Clare. Esta é uma coletânea que apresenta ao leitor histórias bem diversificadas sobre amores de verão, existem personagens que estão à beira da morte, outros que revivem o mesmo dia por meses, há um circo de terror itinerante que é sustentado pela energia de um demônio e muitos casais que custam a assumir seus sentimentos. Apesar do que você dever estar achando, todas as histórias são bem distintas e contam com relacionamentos heterossexuais e homossexuais, esta é a beleza da obra, abordar o amor em todas as suas formas e sem qualquer traço de preconceito.

Solicitei o livro para avaliação porque nunca tinha lido histórias assim, no caso, uma coletânea sobre o amor. O mais próximo que cheguei foi a leitura de Formaturas Infernais, porém Aconteceu Naquele Verão me surpreendeu muito. Os autores que já conhecia conseguiram criar histórias bem diferentes daquelas a que seus nomes ficaram conhecidos e a cada conto fiquei cada vez mais encantada com a simplicidade com que eles souberam tratar de histórias de amor, sem qualquer distinção entre sexos, classes e até mesmo com seres com escamas.

Cada conto mostra ao leitor um ponto em que o autor quis deixar bem evidente em sua história, um dos contos que me chamaram bastante a atenção é "Inércia", de Veronica Roth, que nos apresenta a história de um casal de amigos que acabou se separando e agora um deles está à beira da morte, a garota é convidada a participar de um experimento para poder mostrar ao rapaz os seus momentos favoritos que viveram juntos e há uma reviravolta interessante ao encerrar a história. Há também o conto "Mil maneiras de tudo isso dar errado", que trata sobre o autismo e como pessoas com esse transtorno são capazes de amar de seu próprio jeito. Não deixando de lado todas as outras histórias maravilhosas contadas em Aconteceu Naquele Verão, mas essas duas ganharam o meu coração. 

"Eu não era boa em esquiar, andar a cavalo ou patinar no gelo, mas tinha herdado o jeitinho com as palavras do meu pai roteirista e da minha mãe poetisa. Talvez não viesse a ser uma heroína, como J, uma cientista, como L, ou uma artista, como M, mas queria dedicar minha vida a algo que ajudasse as pessoas a se sentirem melhores. E as palavras eram a resposta, mas eu ainda não sabia disso." Página 108


O livro é divido em contos independentes e que nos mostram histórias de amor que tem como plano de fundo o verão, férias e muitos planos para o próximo ano - por conta da mudança na vida da maioria dos personagens, alguns estão se mudando, outros vão para a faculdade, mas todos vivem um amor de verão inesquecível e dividem essa experiência com a gente, os leitores. 

Aconteceu Naquele Verão foi lançado pela Intrínseca em Janeiro, a capa é bem divertida e dá ao leitor a sensação de estar curtindo o verão na companhia dos personagens e é isso que fará durante a leitura. Os contos são bem divididos e em cada início há o nome da história e seu respectivo autor, a diagramação está ótima e a revisão perfeita, assim como todo o trabalho editorial que conta também com uma breve descrição dos autores que participaram da obra, nas orelhas. Esse é um livro que me deixou encantada desde as primeiras páginas, uma história é mais cativante que a outra e sem dúvidas me apaixonei com os personagens em cada capítulo.


"Só que... eu realmente esqueci. E adoro o fato de ele estar preocupado. É tão bom ser objeto de preocupação. Essa talvez seja a melhor coisa de estar em um relacionamento: poder compartilhar o fardo de estar vivo." Página 170

13 comentários:

  1. Não sou fã de contos, mas ser organizado pela autora de Lola e o Garoto da casa ao lado já me anima bastante kkk
    Estou curiosa pelos romances com um toque sobrenatural

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa, tudo bem?
    Estou curiosa com este livro desde que fiquei sabendo do lançamento. Adquiri recentemente O Presente do Meu Grande Amor que é no mesmo estilo deste. Quero muito poder ler essas histórias desses autores maravilhosos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rafa!
    Adoro contos e se falam sobre o verão, estação mais quente de todas e portanto, propícia para o amor, melhor, né?
    Sem contar que tem autores de peso no livro e com toda certeza dá para viajar em suas histórias.
    Quero ler.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de contos, e de amor então, sou bastante fã. Tudo misturado, vários gêneros, acho que vale muito a pena ler! Fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de contos e amo a Veronica Roth. Fiquei bem curiosa pra saber o que esses autores aprontaram com seus personagens.
    O mais legal é saber que podemos esperar mais que alguns romances clichês que começam em uma praia e terminam quando alguém vai embora.

    ResponderExcluir
  6. Como fã incondicional de contos, claro que o livro já ganhou o brilho dos meus olhos! Mesmo odiando verão (afinal moro no Ceará e aqui só tem isso)
    Mas é um gênero que amo de paixão e não poderia ser diferente, ter um ou outro conto não tão "oh" no meio de tantos.
    Quero muito poder conhecer o livro e ver essa pontinha de um lado de Cassandra que eu não conheço.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Estava curiosa com esse livro só pela capa lindinha que ele tem. Mas não sabia que era uma coletânea de contos. Agora fiquei bem mais curiosa, pois adoro livros assim. E tem um conto da Cassandra Clare <3 Já vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do outro livro nesse mesmo estilo que lançaram faz uns anos. Então adorei essa novidade e fiquei querendo ler. Contos são bem legais, gosto de ler alguns livros assim com coletâneas porque acaba dando uma flexibilidade, você pode conferir um aqui e outro ali ou ler todos de uma vez.
    Achei essas histórias bem legais por serem cada uma de um tipo de amor, tanto heterossexuais quanto homossexuais e é mesmo muito bonito poder conferir um livro assim.
    E tem a parte mais legal que é poder conferir histórias de diferentes autores, conhecer um pouco os traços de escrita daqueles que nunca leu nada ou só ter mais uma história de um autor que já gosta.
    O livro parece estar perfeitinho e acho que vou amar quando ler *-*

    ResponderExcluir
  9. Olá, com Cassandra Clare e Veronica Roth tenho certeza que o livro conta com ótimos contos, histórias simples mas que tocam em nossos corações. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ler esse livro, curto muito contos, alguns desses autores já conheço e gosto muito da escrita deles e os outros estou super curiosa em conferi, amei essa capa.

    ResponderExcluir
  11. Eu li a primeira coletânea da Sphenie com o tema natal e gostei muito, então é claro que quero conhecer este também. Esse conto da Veronica parece realmente ótimo. Gostei muito dos autores e do tema escolhido. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafaella!
    Curto contos mas confesso que faz tempo que li alguma coletânea ou até mesmo apenas um conto, vou aproveitar para matar a saudade adicionando Aconteceu Naquele Verão na minha lista de leitura , gostei dessa diversificação nas histórias presente no livro, sem falar que eu amo o tema amores de verão!
    Valeu pela dica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. eu adorei a lista de autores que estão participando dessa coletânea
    fiquei super curiosa, mesmo que o tema não me chame muita atenção afinal amores de verão é um tema meio... versão americana de amor de carnaval (tá tudo bem é bemmm mais tempo, mas deu para entender o conceito)

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!