Páginas

12 abril 2014

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

|


Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Classificação:   


 "Mas, quando entrou na sala, parecia que os irmãos nem a reconheciam. Ben apenas olhou para ela, e Maisie... Maisie estava no colo de Richie. O que teria feito Eleanor vomitar, não fosse pela promessa feita à mãe de ter o melhor comportamento do mundo para o resto da vida. Só Mouse correu para abraçá-la. Ela o pegou no colo, agradecida. Ele tinha cinco aninhos, e estava bem pesado." Página 20


Eleanor havia passado um ano de sua vida morando longe de sua mãe, padrasto e 4 irmãos. Logo no início do livro começamos a conhecer um pouco mais da rotina de Eleanor que, agora, voltou a morar com sua família e prometeu se comportar direito. Seu padrasto é muito violento e ataca verbalmente e fisicamente sua mãe, mas esta não faz nada para impedi-lo a não ser implorar para seus filhos que não façam nada para provocá-lo.

O dinheiro na casa é escasso e a jovem acaba usando roupas masculinas para ir para a escola e em seu primeiro dia no ônibus escolar é atormentada por Tina e Steve. Sem ter o que fazer, Park deixa que a garota se sente em seu banco e assim que a vida dos dois começa a mudar.

Park tem seus complexos por ser coreano, já Eleanor se acha gorda e feia. Quando Park percebe que a menina lê seus gibis durante o percurso diário, separa alguns para ela e os dois começam a interagir por causa dessa atitude do garoto. Aos poucos os dois começam a conversar mais do que estava previsto inicialmente e começam a se apaixonar. É uma linda história, bastante verossímil e que deixa todos os leitores relembrando seu primeiro amor. 


" - Sua mãe pediu desculpas. Por ter magoado você, e quer que você convide sua namorada para jantar. 
- Para fazê-la se sentir mal e esquisita?
- Bom, ela é meio esquisita, né? - Park não tinha mais energia para se irritar. Suspirou e deixou a cabeça pender na poltrona. O pai continuou a falar: - Mas não é por isso que você gostou dela?" Página 146


Solicitei Eleanor & Park para a Novo Século porque vi muitas pessoas comentando sobre o livro e fiquei tentada a lê-lo. Não me arrependo já que a história é emocionante, não cheguei a chorar, mas mesmo assim a leitura me deixou encantada. Os personagens são diferentes daqueles excluídos que estamos acostumados, Eleanor é uma garota forte e que tenta superar tudo em sua vida desde o abandono de seu pai até os abusos por parte do seu padrasto. Por outro lado, Park tem uma família normal, mas ao mesmo tempo sente que sua descendência é algo que lhe atrapalha quando se trata de meninas. 

A capa é linda e mostra os protagonistas no ônibus escolar, dividindo o fone de ouvido (como acontece depois que se conhecem melhor) então considero perfeita para a obra. A diagramação é boa e facilita a leitura, já que a obra é dividida em partes de Eleanor e Park, sendo assim podemos ter uma melhor visão do que acontece quando estão separados. O que acabou diminuindo a nota que dei para a obra foi encontrar algumas falhas de revisão como nomes escritos erroneamente e demais situações nesta área, mas nada que prejudique a leitura mais do que o normal. Para os românticos de plantão e apreciadores de uma linda história de amor Eleanor & Park é um livro super recomendado, tenho certeza de que a leitura será maravilhosa. 



"Tudo o que todos diziam naquela casa tinha tom de desespero. O desespero era apenas ruído branco, Eleanor compreendera. Era a esperança que lhe agarrava o coração com dedinhos sujos. Teve certeza de estar com um parafuso a menos, com seus botões trocados, porque, em vez de ser mais delicada com eles, em vez de ser gentil, percebeu-se fria e maldosa." Página 229

26 comentários:

  1. Eu também ja vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, estou com mita vontade de ler, pois a história parece ser perfeita e a capa é linda demais. Eu amo livros românticos então... Espero conseguir compra-lo em breve.

    Beijos
    http://nathaliafanti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma história muito bonita e encantadora, dá a impressão de ser um livro que vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  3. Já li várias resenhas tão legais sobre o livro, e agora leio a sua e fico com mais vontade ainda de ler esse livro. Me parece ser maravilhoso! Quero ler antes mesmo de lançar o filme.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é mesmo um mimo. Sou apaixonada por ela.
    Não havia me interessado tanto pelo livro a principio. Pra mim seria apenas mais um adolescente clichê sobre o primeiro amor. Mas aparentemente não é só isso. O livro tem suas particularidades. Fiquei bastante curiosa com o enredo e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é mesmo um mimo. Sou apaixonada por ela.
    Não havia me interessado tanto pelo livro a principio. Pra mim seria apenas mais um adolescente clichê sobre o primeiro amor. Mas aparentemente não é só isso. O livro tem suas particularidades. Fiquei bastante curiosa com o enredo e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Oi,eu quero muito ler esse livro, parece ser muito bom, a capa é linda, eu não sabia que a Eleonor tinha que enfrentar esses problemas de abuso do padrasto e o abandono do pai, querooo muito ler, adorei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto muita gente comentar deste livro mesmo Rafa, e confesso que também senti uma vontade de lê-lo. No entanto, sei lá, não é nada desesperador. Quanto a revisão este parece ser um problema recorrente da novo século né? Que pena, deveriam ter mais cuidado com as publicações. Sabe que apesar de ter visto o pessoal comentar não sabia muito sobre o que tratava o livro por até agora não ter lido nenhuma resenha? Você me fez ter um pouco mais de vontade de ler, apesar de ainda poder esperar para isso rsrsr http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa pra ler ele, parece ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li mas sou APAIXONADA por esse livro! Já li várias resenhas, vi fan arts e me encantei, preciso muito ler. Urgente.

    ResponderExcluir
  10. Este é um livro que está em minha lista de leitura já faz algum tempo. Mas, ainda não tive a oportunidade de adquiri-lo.
    Parece ser lindíssimo, por se tratar de uma história delicada, comovente e cheia de amor!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por esse livro desde a primeira resenha que li dele, quero muito lê-lo pois me parece uma história bem linda e repleta de amor <3
    Espero ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. ja vi varias criticas positivas sobre o livro, quero muito ler, pois parece bem legal.

    ResponderExcluir
  13. Nossa esse livro deve ser muito bonitinho! Amo histórias de amor que começam assim, com um jeitinho que se pararmos para pensar da até para acontecer com a gente! ♥ Uma pena que o Park se sinta mal pro ser coreano, sinceramente eu amo o jeitinho deles haha Personagens ruivas é comigo mesmo, incrível como me apego a elas ♥ quero muito ler esse livro, fiquei extremamente curiosa de verdade! E o nome da autora é arco-íris? Isso mesmo? Que fofura!

    ResponderExcluir
  14. Já vi muitas resenhas deste livro e estou apaixonada antes mesmo de ler,quero muito poder ler ele :) Até na minha lista de livros desejados ele está !!

    ResponderExcluir
  15. Eu estou simplesmente LOUCA por esse livro desde que foi lançado. Fico muito feliz em ver resenhas positivas em todo lugar. Adoro esses romances fofinhos, e esse aparenta ser encantadora e sem dúvida, inesquecível.

    ResponderExcluir
  16. Já li muitas resenhas sobre esse livro e com a sua fiquei com mais vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Pra começar amei a capa, estou louca pra ler este livro desde já! Livros feito esse são raros, pelo fato de serrem bem realistas e engraçados são admiráveis. Quero muito ler!
    Beijos & Abraços

    ResponderExcluir
  18. Também sempre vejo muitas resenhas positivas sobre este livro e tenho muita vontade de lê-lo também. É muito interessante acompanhar um romance que surgiu de uma amizade entre pessoas com problemas e fiquei curiosa para conhecer melhor este, parece ser uma leitura cativante e a capa é muito fofa. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro um livro geek e tenho um TOC que preciso ler todos os livros que são adaptados para o cinema, portanto...combinação perfeita para que este livro vá direto para as minhas prateleiras! Só não curti a capa =(

    ResponderExcluir
  20. Todos que já leram este livro tem um carinho muito grande por ele. E sua resenha ficou perfeita. Vou ler também.

    ResponderExcluir
  21. Romance geek, adoro. JA li bastante resenhas deste livro. Mesmo achando que ja passei da idade de romance adolescente, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  22. Parece ser um livro super fofo, estou com vontade de ler ele agora. Adoro romances, eu achei a capa muito fofa.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, parece muito fofo e um romance bem diferente, eu também amei a capa!!

    ResponderExcluir
  24. É muito legal quando a capa tem tudo a ver com a trama, né?!?! Me parece que encaixou perfeitamente. Em relação a trama, achei bem legal também, pois os acontecimentos e o tempo são bem próximos dos reais. Não tem como não se interessar por algo assim.
    E é uma pena que rolaram esses probleminhas com a revisão. Mas infelizmente, acontecem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Fiquei encantada com a leitura desse livro e me pergunta do acabou, quero mais, foi super fácil de ler de tão gostoso.Gostei da capa também super a ver com a história.

    ResponderExcluir
  26. Mundialmente adorado esse livro, me faz ter muita vontade de ler, mesmo eu não sendo fã de histórias sobre primeiro amor adolescente - pois nunca tive :(
    Mas, gostei do fato de ser muito geek, e realista, sem os famosos estereótipos e cenas hot.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!