Confiram o lançamento da MBooks, editora parceira do blog:
“O conhecimento da história enriquece a criança em seu aprendizado e fortalece o adulto em suas ações. Todos se beneficiam igualmente do conhecimento, pois é ele que proporciona o progresso da civilização e dos indivíduos que a compõe”.
Fabio Mestriner e a editora M Books lançam o livro 4 pequenas histórias que mudaram o mundo, uma surpreendente narrativa que conta a trajetória da escrita do papel e da gravura e seu importante papel na evolução da humanidade.
Afinal, a maioria das pessoas que recebem uma formação educacional conhece a história da escrita e das letras. Muitas conhecem também a história do papel, material tão presente na vida atual e onde são impressos os livros que possibilitam conhecimento, estudo e cultura.
Já a história da gravura, é conhecida apenas e principalmente por aqueles que trabalham com alguma forma de impressão. Estes sabem que a gravura é a mãe das artes gráficas e de todas as formas de impressão dela derivadas.
O que quase ninguém conhece e a história de como a escrita, surgida na mesopotâmia em 3300 antes de Cristo, o papel que surgiu na China no ano 105 e a gravura, criada no século VII pelos monges budistas, se espalharam pelo mundo, indo se fundir na prensa de Gutemberg na cidadezinha de Mainz na Alemanha no ano de 1455.
Para escrever o livro Fabio estudou e pesquisou exaustivamente a jornada da escrita, do papel e da gravura, partindo da Mesopotâmia e da China imperial em anos remotos, cruzando caminhos difíceis e perigosos onde não faltaram batalhas, personagens heroicos e acontecimentos extraordinários.
Para Fabio, está é uma saga que merece ser conhecida, pois quando estas histórias se fundiram na prensa de Gutemberg deram início a uma grande revolução.
Segundo o Professor, "estas são realmente as “4 pequenas Histórias que juntas mudaram o mundo” pois quando a escrita, o papel e a gravura se fundiram na prensa de Gutemberg, criaram a plataforma e a ponte por onde passou a maior parte do conhecimento da humanidade".
que interessante o fato de contar a evolução da escrita no papel, com certeza um trabalho rico e bem trabalhoso, pois é bem minucioso!
ResponderExcluirAdorei o lançamento da MBooks, difícil ver por aí livros que abordam essa história, muito interessante, muito boa a capa remete bem ao livro. :D
ResponderExcluirDeve ter sido uma pesquisa exaustiva para a criação desse livro e acho super interessante livros assim, porque é uma forma de ter mais conhecimento.
ResponderExcluirNão conhecia a editora e achei interessante a forma como esse livro é montado.
ResponderExcluirAdoro História e fiquei bem curiosa quanto a essa obra. Mas não tenho pressa em adquirir ou ler.
O autor é demais.. escreve bem e é um especialista no assunto!
ResponderExcluirNão me interessei muito.
ResponderExcluirBjs, Rose
Achei interessante esse livro sobre a história da escrita. Para os adoradores de histórias interessantes, esse livro é perfeito.
ResponderExcluirOi, eu achei o livro super interessante, mas é uma pena que ele não faça muito o meu estilo de leitura, porém quem sabe mais tarde eu venha a ler ele.
ResponderExcluirBeijos!!!
Acho muito interessante esse tema e este parece ser um livro bem rico em informações e conhecimento. :)
ResponderExcluirNão me interessei pelas histórias e achei a capa sem graça. =(
ResponderExcluir