Páginas

04 abril 2014

Resenha: Aguardo sua resposta - Dan Chaon

|
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 378
Tradutor: Roberto Muggiati

Uma obra-prima com fôlego de thriller, um romance inesquecível em que passados são inventados e reinventados, e o futuro é sedutoramente inexplorado e, ao mesmo tempo, está perigosamente à deriva. O livro é essencialmente dividido em três histórias. Na primeira delas, Chaon traz Ryan Schuyler, que após se formar na faculdade e fugir sem deixar pistas, é dado como morto pela polícia. Causa: suicídio. A cena inicial deste personagem prova por que o autor é tido pelos críticos como um dos poucos que não tem medo nem vergonha da brutalidade. Na trama seguinte surge a jovem Lucy Lattimore, que fugiu às escondidas com seu professor de história. O que parecia uma aventura excitante e promissora ao lado do misterioso docente, logo se torna monótona e assustadora. Para finalizar, Miles Cheshire, que continua sua busca frenética - iniciada há dez anos - pelo irmão gêmeo desaparecido. Para piorar, toda pista leva a uma inusitada situação, algo como uma brincadeira..
Classificação:    


 " - Pai? - Miles podia ver o brilho tênue de esperança sobrenatural que bruxuleava no rosto de Hayden, um brilho de alegre surpresa que se apagou quase imediatamente quando se deu conta de que havia sido enganado. Seu pai ainda estava morto, mais morto ainda do que antes." Página 95


 
Aguardo sua resposta é um livro viciante sobre roubo de identidade e crimes em geral. Três historias se conectam de uma forma surpreendente e deixam os leitores com vontade de saber mais sobre o passado dos protagonistas.

Primeiro conhecemos Ryan e Jay, filho e pai que estão fugindo e tentando salvar a vida do primeiro que teve sua mão decepada e corre o risco de sangrar até morrer. Ryan era um menino de ouro até entrar na faculdade, depois sua vida descarrilou e ele se viu confrontado com seu pai biológico, Jay.



"Era sempre esse o problema das relações virtuais, das amizades pela Internet, chamem-nas como quiserem. Havia sempre um choque, em que você percebia que a pessoa que você vinha construindo em sua mente - o simulacro, o avatar - não se parecia nem um pouco com a pessoa em carne e osso." Página 275



Por outro lado, Miles está buscando respostas sobre o desaparecimento de seu irmão gêmeo Hayden. O garoto desde pequeno tinha ideias pouco convencionais e algumas vezes deixava seus pais com medo, porém foi apenas depois da morte de seu pai que Hayden piorou. Chegando até a ser amarrado em sua cama para dormir, pois sua mãe e seu novo marido tinham medo de que o menino os matasse durante a noite.

Lucy perdeu os pais e vivia com sua irmã mais velha, Patricia. Decidiu que iria estudar em uma instituição conceituada para que pudesse ser rica, mas acabou se apaixonando por seu professor de história e é nesse ponto que sua vida começa a mudar. George Orson a convence a fugir, sem deixar rastros, e uma nova vida se abre para Lucy. Será que ela irá aguentar a mudança?

A obra é envolvente e a história é narrada de forma intensa, fazendo com que os leitores vivam as fugas com seus personagens. A maior parte da história é composta por homens alguns buscando respostas e outros, vingança. 

A diagramação é ótima e a revisão foi bem feita. Mas no trabalho editorial o que mais me chamou atenção foi a capa que conseguiu passar aos leitores a mensagem do que a obra se trata, as fugas recorrentes e a vida na estrada, para mim a arte ficou perfeita.

O que me atraiu na leitura foi como o autor, Dan Chaon, conseguiu conectar três histórias que a primeira vista nunca se encontrariam e acabou desenvolvendo sem deixar pontas soltas do começo ao fim. Você pode achar que já sabe o que acontece durante a narração, mas não se engane, nada é o que parece ser em Aguardo sua resposta.



"Ele estava bem ali, o mesmo corpo físico que ela conhecia havia tanto tempo, mas não conseguia deixar de se sentir só. Oh, George, pensou. Sinto sua falta." Página 313

10 comentários:

  1. Pelo que li, vai ser daqueles livros que eu pego e não largo até acabar! Título mais do que anotado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa bem lindinha. Simples e passa bem o enredo.
    fiquei bem curiosa quanto a trama e vou amar ler este livro, pois livros cheios de mistério sempre me fascinam.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa bem bacana (capas de livros sempre me chamam atenção), e pela sua resenha, parece ser um livro bem interessante e realmente fiquei bem curiosa para ler. Deixa ele separado para eu ler na próxima vez que te visitar! =P

    ResponderExcluir
  4. Caramba adorei o livro, nunca li nada que falasse de troca de identidade e afins, a capa remete bem a ideia do livro tá muito bonita, fiquei curiosa como o autor conseguiu unir essas histórias num livro só, quero ler com certeza, adoro livros com mistérios. :D

    ResponderExcluir
  5. Diante da sinopse me pareceu ser um livro bem cativante, eu não conhecia a editora mas esse livro me chamou atenção. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  6. Que capa sombria essa, né? Não sou muito fã de thrillers, mas a história deve ser ótima para quem adora. Quem sabe eu não queira o ler quando quiser alguma leitura diferente?!

    ResponderExcluir
  7. Oi, esse livro parece ser super interessante, quando o vi achei que fosse de terror hahahaha só eu mesmo hein, a resenha está ótima, e eu estou super curiosa para poder ler o livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa capa, vai entrar para minha lista de desejo!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido algumas resenhas deste livro e achei muito interessante. O enredo me deixou curiosa, nunca li nada sobre roubo de identidades e este livro parece ser cheio de suspense e mistérios. Gosto muito de estórias onde a vida de vários personagens, no desenrolar da estória, acabam se ligando. :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Não conhecia esse livro, mas pelo jeito é viciante mesmo! Já gostei e já marquei no skoob!!!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!