Páginas

01 abril 2014

Dicas de leituras sobre autismo

|
Boa noite, leitores.

Essa semana estamos apoiando a iniciativa de promover a conscientização sobre o autismo e amanhã é o dia mundial da conscientização do autismo. Então trouxemos dicas de livros da nossa editora parceira M.Books sobre essa condição para que vocês tenham uma melhor visão sobre o que é o autismo e como ele se apresenta. 


  O livro de AUTISMO da M.Books mostra a importância da descoberta dos sinais, o diagnóstico e o inicio do tratamento medico, de imediato.
  Como diz o Dr. José Salomão Schwartzman
“O momento em que o médico necessita informar aos pais que seu filho tem um Transtorno do Espectro do Autismo ou mesmo uma suspeita nesse sentido é extremamente delicado para todos os envolvidos. Pais reagem de forma diversa frente a esta situação. Alguns continuam sua busca por outras opiniões esperando ouvir, de alguém, que o diagnóstico está equivocado ou que, ao contrário do que lhes disseram, o autismo tem, sim, cura”
Iniciar um tratamento é muito importante.  E foi isto que fez o casal Paiva.
 Este livro além de ser um depoimento sincero e emocional, é um guia para tomada de posição e decisão de pais de autistas.
  Paiva Junior abre seu coração e divide com os leitores a história de seu querido filho Giovani. Através de toda uma narrativa, procura mostrar a outros Pais um caminho, um direcionamento para uma relação feliz.


 Este livro narra a história de vida e as conquistas de uma mãe que encontrou na Nutrição o caminho para melhorar a qualidade de vida e a saúde de seu filho.
  Claudia Marcelino é mãe de Mauricio, hoje com 18 anos de idade. Os primeiros cinco anos de vida foram iguais aos de qualquer criança dessa mesma idade. Foi a partir do quinto ano que o autismo começou a se manifestar e após consultar diversos profissionais e especialistas Mauricio foi diagnosticado autista. A partir de então iniciaram os tratamentos recomendados.  Claudia, a mãe, mergulhou fundo no conhecimento do Autismo e encontrou na Nutrição e em preparações alimentares um caminho para melhorar ou alterar de forma positiva a qualidade de vida, o comportamento e a saúde de seu filho. 
  O trabalho de Claudia é referencia e case, em Faculdades e Escolas de Nutrição, e em Pós Graduação em Nutrição Funcional.
 O livro inclui receitas desenvolvidas, criadas, coletadas, produzidas e testadas com resultados surpreendentes. Inclui ainda ensinamentos sobre os alimentos, suas adequações e qualidades nutritivas.


  Esta obra sobre os cuidados com a criança autista é um recurso ideal para as famílias e também para os profissionais que trabalham com eles. Em linguagem clara e simples, os autores explicam a natureza dessa condição e suas variações, e abordam problemas comuns vivenciados em atividades do cotidiano como comer, dormir e ir ao banheiro. Além disso, sugerem estratégias para lidar com crises repentinas de raiva ou mau humor, e apresentam alternativas para melhorar as aptidões sociais e de comunicação. 
  Com base em pesquisas atuais e muitos exemplos de casos, os autores analisam, passo a passo, cada problema e suas causas, propondo várias soluções.




  Como implementar várias rotinas e fundamentos de sono, alimentação e higiene em apoio à criança autista.
  Um livro prático que será uma leitura essencial e capacitadora para cada pai ou mãe cujo filho recebeu o diagnóstico de autismo recentemente ou para aqueles que ainda tentam descobrir por onde começar, para
ajudar seus filhos.
  A autora relata que ao saber do diagnóstico, os pais buscam ajuda e suporte para que tenham força para cuidar de seus filhos pois a maioria se sente aterrorizada e toda a vida da criança passa na frente de seus olhos.
  Este livro conciso e realista permitirá que os pais retomem o controle da situação e deem os primeiros passos práticos para uma vida calma e feliz com seu filho recém-diagnosticado.


TODOS OS TÍTULOS MENCIONADOS ENCONTRAM-SE DISPONÍVEIS NA M.BOOKS 

16 comentários:

  1. Gostei bastante do fato da editora colocar livros sobre o autismo, com certeza esses livros ajudam muito os pais e as pessoas a saberem mais sobre a doença e se prepararem para isso. Estou gostando bastante da iniciativa do blog, isso é muito importante para a sociedade, parabéns.
    Beijos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tema importantíssimo!
    Ótimas dicas de leituras!
    Recentemente, eu li sobre autismo no livro Tudo menos "Normal",de Nora Raleigh Baskin. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Adorei os livros da Editora M.Books com certeza vou procurar eles na editora pra adquirir, gostei mais do primeiro livro. Ótima iniciativa do blog, é muito importante que as pessoas tenham consciência e não tenham mais preconceito. :D

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que achei um blog onde fala de uma forma diferente deste problema, deve ser um bom livro e espero que possa ajudar muitos pais.
    Bjinho.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas para quem quer conhecer um pouco melhor este problema que não é tão divulgado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante as dicas. Pra mim que sou uma curiosa nesse assunto serão dicas mais que bem vindas.
    Vou aproveitar a algumas delas.
    Principalmente o último, pois este é um grande receio meu em relação a maternidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu espero muito conseguir esses livros, eu fiquei encantada pelo autismo na primeira vez que li o livro Querido John; wain eu fiquei tão apaixonada pelo pai dele, que cuidou do filho sozinho mesmo com tantas dificuldades por seu filho não o entender!
    Amei esse mundo e a partir daí comecei a ler e ver filmes sobre esse mundo tão peculiar que é o mundo do autismo.

    ResponderExcluir
  8. Rafaella!
    O autismo está crescendo cada vez mais ou pelo menos sendo mais diagnosticado.
    Campanha fantástico sobre o tema e os livros são maravilhosos.
    Desejo uma semana plena de paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A gente não faz amigos, reconhece-os.”(desconhecido)

    ResponderExcluir
  9. Todos os livros mencionados parecem ser interessantes e é uma ótima forma de conscientizar e diminuir o preconceito, ler a respeito, se informar!

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante, depois de ler, vou dar para minha prima que é psicóloga

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, é sempre bom saber mais sobre o Autismo e os livros são bem interessantes, devem ser ótimos para nos informarmos! :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei essas dicas. Eu não conhecia muito sobre o autismo e agora tive mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Oi, achei as dicas legais, eu ainda não li nenhum livro no qual existissem personagens com esse tipo de problema, acho que seria muito interessante ler esses tipos de livros, gostei.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esses livros são totalmente INCRÍVEIS!! Irá mudar o conceito de muita gente sobre o autismo, desejo muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Tem vários outros livros que falam sobre o autismo. Recentemente eu li Colin Fisher da editora Novo Conceito e Passarinha da editora Valentina. Gostei de ambos!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um filho autista que vai fazer onze anos esse ano. È um universo lindo, cativante. Ainda nao li nenhum desses dois livros, adoraria conseguir um exemplar. Sabe como é, mae desemprega e tratamentos que custam uma fortuna. Bom, valeu pela iniciativa, autismo nao é nenhum bicho de sete cabeças, sao crianças iluminadas.

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!