Páginas

22 novembro 2017

Resenha: Jogo de Espelhos - Cara Delevingne, Rowan Coleman

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 304

Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. 
Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. 
Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem.


Classificação:      



"Aquela garota não pode ter deixado de existir, ela deve estar em algum lugar dentro da cabeça ferida e lesionada." Página 78



Jogo de Espelhos é um dos lançamentos de Outubro da Editora Intrínseca, escrito em parceria entre Cara Delevingne e Rowan Coleman. Confesso que demorei um pouco para solicitar o livro para resenha já que apesar de ter gostado bastante da sinopse, fiquei um tanto receosa por causa de todo o marketing gerado em torno da obra e por ter sido escrito por uma celebridade teen. E todo esse meu medo foi posto de lado logo nos primeiros capítulos, já que a história é bem estruturada, personagens em constante mudança, temas polêmicos como, por exemplo, automutilação, identidade de gênero, sexualidade, bullying e alcoolismo - o que poderia ter um resultado catastrófico, tamanha intensidade dos temas abordados, acabou me surpreendendo e agora está figurando no meu top dez de leituras de 2017. 

O livro acompanha a vida e as descobertas de quatro jovens amigos, Red, Naomi, Rose e Leo que acabam se aproximando por causa de um trabalho da escola e criam uma banda, a Mirror, Mirror, o que faz com que estes adolescentes forneçam apoio mútuo e incondicional, à medida que os problemas em suas vidas vão surgindo. Red e Leo possuem famílias disfuncionais, o primeiro é obrigado a aguentar as bebedeiras da mãe motivadas pelas frequentes traições de seu pai, porém mantem-se forte por causa de Gracie, sua irmã mais nova; por outro lado, Leo cresceu em meio a pobreza e seu irmão mais velho é líder de gangue e está preso porque quase matou uma pessoa. Já Naomi tem a família mais normal dos quatro, pais amorosos e uma meia-irmã quieta, porém que a ama. E por último temos Rose, uma jovem rebelde que culpa sua madrasta por tudo o que dá errado em sua vida. 

Em algum ponto de suas vidas, os quatro jovens encontram-se e uma história de amizade inicia, dando forças aos protagonistas a questionarem tudo o que estão passando e para onde irão seguir. Porém toda essa liberdade começa a ruir com o desaparecimento de Naomi, que aparentemente era a que menos tinha motivos para fugir no momento e, apesar de já ter feito isso antes, seus amigos não acreditam que a garota fugiu por vontade própria. Apesar de todas as buscas, só um mês depois a garota é encontrada no Rio Tâmisa e agora luta para sobreviver. Seus amigos estão abalados por não terem visto sinais de que a amiga pensava em tirar a sua própria vida, porém aos poucos Red - com a ajuda de Ash, irmã mais velha de Naomi - começa a investigar por sua própria conta para descobrir o que realmente aconteceu com sua amiga. 




"Na cabeça dela, algo ruim aconteceu com a Nai, e essa é a única explicação possível. Ela não consegue cogitar que a irmã possa ter fugido em busca de uma nova vida, que talvez possa ter planejado aquilo. E acho que até entendo, mas qualquer coisa que a tenha arrastado para aquele rio seria melhor do que ter sido abduzida por um psicopata, certo?" Página 116


Este é um livro de descobertas, amizade e romance, mas que a autora fez questão de mostrar a realidade de muitos jovens seja em sua autoaceitação até problemas como depressão, abuso de álcool e drogas. Todos esses temas pesados poderiam ter dado extremamente errado, porém Cara Delevingne soube tratar destes assuntos com tamanho cuidado e sensibilidade que tornaram a sua narrativa cativante e impressionante. Como falei antes, hesitei em solicitar o livro para avaliação, porém a história me conquistou logo em seus primeiros capítulos e a cada descoberta de Red ficava ainda mais curiosa para saber o que realmente havia acontecido com Naomi. 

Jogo de Espelhos é um livro que deveria ser lido por todos os adolescentes que nesta fase de descobertas são expostos a tantas novidades e, em sua maioria, não conseguem lidar bem com isso. Cara Delevingne fez um excelente trabalho, a leitura é agradável - apesar de complexa - e faz com que o leitor mergulhe na vida dos protagonistas e torça por eles. Com relação à edição, achei a capa um tanto exagerada, apesar de ser pertinente, fora que o livro foi feito em parceria e o nome da Cara Delevingne está umas três vezes maior do que o de Rowan Coleman, o que me deixou um tanto decepcionada. A diagramação está ótima e por ser um livro para o público jovem, foi trabalhado bastante a questão de redes sociais e suas imagens durante a leitura, a revisão está ótima e torna a leitura ainda mais fluida e proveitosa. Jogo de Espelhos foi uma grande surpresa e já se tornou um dos meus favoritos, indico a leitura para todos os leitores que querem embarcar em uma jornada de descobertas, romance, perdas e muita luta desses jovens amigos. 




"Mas a verdade é que Rose quer ficar sob os holofotes porque tem medo do escuro.
Ela quer todas as atenções, porque tem medo de ficar sozinha. 
E é por isso que nunca posso me apaixonar pela Rose.
E é por isso que a expressão no seu rosto, quando ela mentiu para mim hoje a respeito daquela mensagem de texto, me deixou com muito medo por ela. Rose não aguentaria ser ferida de novo." Página 130

6 comentários:

  1. Raffa!
    Acredito que as autoras souberam conduzir de forma bem delineada vários assuntos importantes para os adolescentes e ainda assim, trazer algo inesperado com grande reviravolta o que surpreende quem está lendo e esperando mais do mesmo: adolescentes, problemas, banda de rock, etc...
    Gostei!
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que grande surpresa esse livro, hein? Eu não li, mas leria. Não como prioridade, pelo menos no momento, mas leria sim. Muito bom saber que o livro é bem escrito, bem estruturado e gostoso de acompanhar, mesmo tratando de temas tão pesados e densos. Achei interessante. Sobre a capa, concordo com você, na verdade eu nem tinha visto o nome da outra autora e isso é lamentável.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bem surpresa Quando soube que a modelo cara delevingne e a lançar um livro assistir ela no filme Cidade de papéis mas não gostei muito do filme Em compensação adorei ela no filme valerian e a cidade dos Mil planetas muito ansiosa e nesse novo livro dela

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa.
    Primeiramente ja deixa eu dizer que amei essa capa, em segundo lugar a premissa me chamou bastante a atenção, adoro que a autora aborda temas como o álcool e drogas que circulam livremente entre os jovens, enfim, curtir bastante e pretendo ler com toda certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que legal, parece ser mesmo bem teen. Apesar de ter passado por essa fase ha.algum tempo, gostaria de ler esse livro. Saber como termina, ja quesão pessoas bem diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Ola!
    Nossa, eu não imaginava que a trama do livro era sobre isso. Eu fiquei bem encantada, uma premissa muito boa e com certeza já quero ler!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!