Páginas

07 novembro 2017

Personagens de Tartarugas até lá embaixo

|
Olá, leitores.

Como mencionei na resenha de Tartarugas até lá embaixo, a Editora Intrínseca organizou com os parceiros a Semana Especial dedicada ao livro recentemente lançado e de autoria do John Green. O blog não podia deixar de participar, não é?

Na postagem de hoje irei falar sobre um dos personagens desta obra maravilhosa, mais especificamente da protagonista Aza Holmes. Durante a leitura o autor trabalha com assuntos bem delicados de se tratar, sendo um deles a condição mental de Aza - uma jovem que sofre com transtorno de ansiedade e TOC - estes distúrbios possuem controle, mas não existe uma cura para tal condição. 

A verossimilhança da narração de John Green é inexplicável e como leitora fiquei impressionada com a protagonista, já que podíamos perceber todas as nuances de sua condição mental - já que o autor fez questão de mostrar aos leitores como funciona a cabeça de uma pessoa com ansiedade e TOC. Isso só foi possível por ele ter essa condição, e só fui descobrir isso ao ler os agradecimentos ao final do livro. 

Aza Holmes luta diariamente para manter-se sã, ou melhor, o mais normal possível, sendo que seus impulsos a mandam trocar um band-aid de seu dedo o mais frequente possível ou até mesmo beber álcool em gel. Sim, para uma pessoa "normal" isso é absurdo, mas garanto que para a protagonista isso faz todo sentido. 

Não sou boa de transformar os personagens em pessoas reais, porém ao assistir Arrow percebi que a atriz Madison McLaughlin daria uma ótima Aza Holmes. O que acham? 




"- O problema dos finais felizes é que ou não são realmente felizes, ou não são realmente finais, sabe? Na vida real, algumas coisas melhoram e outras pioram. E aí a gente morre." Página 258

7 comentários:

  1. Rafa!
    Bacana poder acompanhar essa semana sobre o livro.
    E ver uma protagonista que tem de ser manter sã o máximo possível diariamente, deve ser forte.
    Quem tem TOC não é fácil e vi que o autor também tem essa doenaça.
    Desejo uma ótima semana de luz e paz!!
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Do J. Green li Quem é você, Alasca? e gostei mais do que imaginava, achei que nem fosse gostar. Teve situações que achei desnecessárias, principalmente porque ele tem um público muito jovem, mas no geral gostei e ri muito. Prefiro livros com linguagem mais adulta e o J. G. tem por característica um linguagem mais jovem, já que este é o seu maior público, mas gostei do tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também tenho uma certa dificuldade em transformar personagens fictícios em atores reais (geralmente erro completamente a descrição, rs)! Não conheço o livro nem a personagem, mas achei legal você trazer isso, pelo menos dar um rostinho para os leitores do John Green poderem fazer suas comparações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa.
    Como comentei na resenha, achei o livro interessante e quero muito ler.
    E concordo com você, beber álcool em gel, não é algo que pode ser considerado normal. Eu achei a atriz bem bonita e acho que ela combina com o pouco que sei sobre a obra.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando dos autores sabem trabalhar muito bem os personagens, suas características, formas de pensar, falar, que saem daquele padrão, daquele jeito mecânico. Eu gosto de ler livros que os personagens passam por alguma coisa "diferente" das outras pessoas. Me fazem entender e pensar melhor em situações que estão distantes da minha realidade. Ou as vezes não, as vezes rola até uma identificação. Não sei se a atriz parece a Aza já que eu ainda não li o livro, mas agora vou ficar com a imagem dela quando eu for ler o livro e eu gostei disso.

    ResponderExcluir
  6. Gosto dessas comparações entre personagens. Apesar de nunca ter assistido a série Arrow e também não conhecer a atriz, creio que é muito valido, ja que vocês conhecem a personagem e não iriam fazer essa escolha atoa. Então confio plenamente.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gosto muito quando criamos personagens de livro em pessoas reais. Essa ficou em legal, mas ainda não conheço essa personagem em arrow, isso é porque parei. Kk
    Gostei muito dela!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!