Páginas

06 setembro 2020

Resenha: Minha Sombria Vanessa - Kate Elizabeth Russell

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 432      

                                                 


Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.

Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?

Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.  [+]  




"Solto o ar, trêmula. Talvez ele tenha razão. Talvez haja segurança no que ele diz, uma chance de sair ilesa e sem amarras. É mesmo impossível me imaginar saindo experiente e sábia disso tudo, uma menina com uma história para contar?" Página 187




Minha Sombria Vanessa é um lançamento de 2020 da Editora Intrínseca e de autoria de Kate Elizabeth Russell. Apesar da sinopse ter me chamado bastante atenção, fiz a solicitação apenas depois de ver alguns parceiros falando sobre suas impressões da leitura no grupo da editora. Sendo assim, solicitei a obra para leitura um mês após seu lançamento e mesmo assim fiquei reticente quanto a leitura. Assim que iniciei, tive que fazer pausas para absorver o conteúdo e não abandonar a leitura, pois este não é um livro fácil de ser encarado.

A história de Vanessa Wye nos é apresentada sem qualquer filtro, a autora mostra ao leitor a relação conturbada entre a adolescente e seu professor de inglês, Jacob Strane, ao longo dos anos. No início da leitura, Vanessa é uma adolescente que adora escrever e o professor de 42 anos se aproveita dessa paixão da garota para se aproximar. De início é uma relação entre professor e aluna, em que Strane lhe empresta seus livros favoritos e a ajuda com a escrita, porém - aos poucos - começa a elogiar e prestar atenção na jovem aluna, mostrando suas intenções obscuras.

Anos depois, Vanessa já é uma mulher e ainda lida com as consequências desse relacionamento em sua vida. Quando uma aluna de Jacob Strane o denuncia por abuso sexual, novas vítimas começam a se revelar e Vanessa não sabe se foi apenas mais uma ou se o relacionamento dos dois foi algo a mais, pois a mulher acredita que o professor ainda a ama. Strane é uma presença constante na vida de Vanessa, mesmo depois de a jovem ter deixado o internato, então ele ainda consegue fazê-la acreditar no que ele deseja, quando as denúncias começam a chegar a seu conhecimento, Vanessa começa a se questionar, porém será um longo caminho a percorrer até que a protagonista entenda quão errada foi a atitude do professor.

Minha Sombria Vanessa é uma obra pesada em que a autora conseguiu mostrar aos leitores o quanto uma pessoa pode ser facilmente manipulada, principalmente se não questiona o que está sendo levada a acreditar. A autora conduziu a história com maestria, personagens bem desenvolvidos, a história é perturbadora, mas o leitor consegue vê-la pelos olhos dos personagens, tornando-a estruturada e sem deixar pontas soltas. Apesar de não ser um livro longo, acabei demorando mais nesta leitura do que o habitual, pois precisei deixar o livro de lado por algumas vezes por causa do conteúdo pesado ser compatível ao que eu vejo praticamente todos os dias em meu trabalho no Instituto Médico Legal, e dar um descanso para a minha mente. O livro é ótimo ao que a autora se propôs a apresentar, só não indico para pessoas sensíveis, além disso a edição da Intrínseca ficou maravilhosa, então é uma obra indicada aos leitores que querem conhecer a história conturbada da protagonista Vanessa Wye.



"Apesar dos anos de adiamento, de ter deixado ele me doutrinar em relação ao que é verdade, ao que é histeria puritana e ao que é pura e simplesmente mentira, ainda tenho noção da realidade. A distorção psicológica a que fui submetida não embotou completamente meus sentidos. Eu sei que deveria estar com raiva, e apesar de essa emoção estar do outro lado do precipício, muito além do alcance, faço o que posso para agir como se a sentisse." Página 218

Um comentário:

  1. Eu estava doida para ler a resenha completa sobre esse livro que é desejado demais!!!
    Sei que não será uma leitura fácil. Que vou fazer isso de respirar e retomar, pois vai incomodar.
    Mas não vejo a hora de ler a história de Vanessa!!!
    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!