Páginas

15 agosto 2020

Resenha: Menina Má - William March

|
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Páginas: 272



 

Publicado originalmente em 1954, MENINA MÁ se transformou quase imediatamente em um estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. Ernest Hemingway se declarou um fã. Em menos de um ano, MENINA MÁ ganharia uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.

Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.





 "Christine pensou: Ela é tão fria, tão impessoal em relação a coisas que incomodam os outros... Era isso o que nunca fora capaz de entender. Ela e Kenneth costumavam rir daquilo e chamar, entre eles, de "reação de Rhoda". No entanto, naquele momento, a particularidade da filha a perturbou e a desanimou de um jeito inqualificável, indefinível." Página 72


 
Menina Má foi lançado em 1954 e seu autor, William March não conseguiu ver o sucesso estrondoso de sua história, já que faleceu pouco após o lançamento da obra. Desde que coloquei os olhos na edição de 2016 da DarkSide Books fiquei apaixonada e quis comprar, aproveitei uma promoção e adquiri meu exemplar, porém apenas mês passado fiz a leitura junto do pessoal que participou da Leitura Coletiva da Nati Amend, do Livros da Nati.


O livro nos apresenta a história da pequena Rhoda Penmark, uma garotinha de oito anos que leva o caos por onde passa. Sua mãe nunca acreditou que ela pudesse causar problemas, além de seu comportamento anormal para uma criança, já que a garotinha era responsável, estudiosa e bastante competitiva. Quando em um passeio da escola, um garotinho da sala de Rhoda se afoga e ela é a única testemunha,  Christine - mãe da garotinha - começa a se perguntar se não há nada errado com a sua filha. Investigando um dos casos de seu pai como repórter, Christine conhece a história de Bessie Denker, uma mulher que trazia a desgraça por onde passava e aos poucos a jovem mãe se pergunta se sua filha não é igual a essa mulher que foi condenada a morte por todos os seus crimes. 
 

"Rhoda nunca foi desobediente, preguiçosa ou petulante, como algumas crianças são. Ela tem tantas qualidades. Só tem esse probleminha; essa peculiaridade de caráter." Página 137



Menina Má é uma leitura atemporal e trata assuntos difíceis de forma crua e que levam o leitor a se questionar se o gene da maldade pode ser hereditário, assim como pode ser influenciado pela criação e o ambiente em que a pessoa vive. Christine é uma personagem que busca respostas sobre o comportamento da filha ao mesmo tempo que tenta criar uma redoma em Rhoda, tentando afastá-la de problemas por seu comportamento peculiar, porém aos poucos a pequena consegue controlar a mãe e o problema está criado. O pai de Rhoda não é presente por causa do trabalho e Christine não divide suas preocupações acerca da filha para não preocupá-lo sem necessidade. Rhoda é uma garotinha manipuladora e que conquista todos a sua volta, sendo assim pode fazer o que quiser e sempre consegue se livrar das punições por seus atos.

Essa leitura é maravilhosamente perturbadora, não é indicada para pessoas sensíveis. Meu único arrependimento foi ter demorado tanto tempo para iniciá-la, mas foi interessante participar da leitura coletiva e ver a opinião de outros leitores sobre esta obra fascinante. A edição da DarkSide Books é um espetáculo a parte, a capa é maravilhosa e já deixa o leitor assustado com o conteúdo do livro,  a diagramação está linda, páginas com imagens que remetem à história, a divisão com o número dos capítulos é bem trabalhada, os capítulos estão em bom tamanho e prendem o leitor fazendo que pule para o capítulo seguinte ávido para descobrir o que irá acontecer a seguir. Sem dúvidas, é uma leitura recomendada para os leitores que curtem uma história mais macabra e perturbadora.

 

"Ficava imaginando o que teria feito essas pessoas incomuns ficarem assim. Será que fora uma criação ruim? Será que fora um ambiente impróprio? Ou seria uma predestinação hereditária que, na melhor das hipóteses, só se deixaria alterar um pouco?" Página 188

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!