Páginas

23 agosto 2019

Resenha: Mundo em Caos - Patrick Ness

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 480
Compre: Americanas, Submarino, Shoptime




Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.

Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres? [+]



Classificação:    




"Eu podia aproveitar esse momento para começar a fazer perguntas, tipo, agora que ela está falando, eu podia sair perguntando tudo que me vier na cabeça sobre quem ela é, de onde ela vem, o que aconteceu, e as perguntas estão no meu Ruído todo, voando para cima dela como balas, mas é tanta coisa querendo sair da minha boca que acaba não saindo nada, então minha boca não mexe, e ela vai lá e coloca a bolsa no ombro, ainda olhando pro chão, e sai andando, passa por mim e por Manchee e segue na direção da trilha." Página 130



Mundo em Caos é o primeiro volume da série homônima de autoria de Patrick Ness e lançada no Brasil pela Editora Intrínseca. Confesso que logo que fiz a postagem sobre os lançamentos da editora, Mundo em Caos me chamou a atenção pela capa e assim que li a sinopse não tive dúvidas de que queria conhecer a história do Novo Mundo e de Todd Hewitt. Este é um livro diferente de todos os que já tive a oportunidade de ler e acaba se tornando bastante envolvente com o avançar da história e já estou ansiosa para ter a oportunidade de ler a continuação, pois o desfecho da obra aguçou minha curiosidade para saber como será a vida de Todd após tudo o que ele passou durante este primeiro volume.

Em Prentisstown todos os garotos se tornam homens em seu aniversário de 13 anos, Todd Hewitt é o último garoto da cidade e espera ansioso por esse dia. Ao contrário da maioria dos homens, Todd sempre conheceu o mundo como ele é agora - com o germe do Ruído tendo dizimado as mulheres, os pensamentos dos homens sendo de conhecimento de todos por causa do Ruído e os animais falando. Com a ajuda de Ben e Cillian, o garoto teve uma vida aparentemente normal, porém quando Todd começa a entender que o mundo como ele conhece nem sempre foi assim uma aventura de inicia. O garoto, acompanhado de Manchee - seu cachorro - foge de Prentisstown e uma caçada se inicia. O prefeito Prentiss não aceita esta fuga e envia um exército atrás do garoto para capturá-lo. 

Apesar de não saber exatamente do que está fugindo, Todd segue pelo pântano em busca de uma cura para o Ruído e em sua jornada conhece alguém que o faz questionar sua vida até agora: uma garota. A nave que Viola estava com seus pais sofre uma queda no Novo Mundo e aos poucos a interação entre os dois começa a preencher os vazios nas histórias que ambos conheciam sobre suas vidas.



"Um monte de pergunta surge na nossa cabeça durante a fuga, coisas que a gente nunca vai saber a resposta: por que o prefeito e uns homens percorreram tantos quilômetros para atacar toda uma maldita cidade sozinho por que eles ainda tão atrás da gente? Por que a gente é tão importante? E o que aconteceu com Hildy?" Página 200



Mundo em Caos é uma leitura envolvente e o leitor fica ansioso para descobrir o que irá acontecer a seguir na aventura de Todd e Viola. Uma história cheia de surpresas e que conduz o leitor a conhecer todos os segredos de Prentisstown e do Novo Mundo. Neste primeiro volume da trilogia temos uma visão mais ampla da história e com o passar das páginas alguns segredos são revelados para aguçar a curiosidade do leitor, então não vejo a hora de que a Editora Intrínseca faça os lançamentos dos próximos volumes para descobrir como Todd e Viola conseguiram superar as adversidades em suas vidas.

A edição feita pela Intrínseca está impecável, a capa já chama atenção por si só, mas o interior do livro está tão bonito quanto ela. O contorno das páginas é vermelho e as cores fortes utilizadas para a edição dão uma identidade visual marcante para a obra. O interior do livro utiliza da cor preta para marcar a divisão das partes da história e de fontes mais fortes, de tamanho diferenciado, para evidenciar o Ruído dos personagens. No início da leitura estranhei um pouco essa dinâmica dos Ruídos e a linguagem coloquial utilizada pelo autor na comunicação dos personagens e descrição das cenas, porém isso só tornou a leitura ainda mais única. Não vejo a hora de ter em mãos a continuação de Mundo em Caos e descobrir o que aconteceu com Todd e Viola após toda a sua jornada em busca de respostas. 




"Conheço Viola faz só três dias, sabe? Três malditos dias da minha vida inteira, mas é como se tudo que veio antes não tivesse acontecido de verdade, como se fosse tudo uma grande mentira só esperando que eu descobrisse. Quer dizer, não "como se fosse", era uma grande mentira  esperando que eu descobrisse, e isso é a vida real agora, fugir sem segurança, nem resposta, só se mantendo em movimento, sempre em movimento." Página 220




6 comentários:

  1. Me recordo direitinho de quando este livro foi lançado e a capa e título por si só, já me fizeram também me interessar por ele.
    Amo enredos assim,que apresentam um mundo novo depois da destruição. Esse lance do sobreviver a qualquer custo,mas realmente este livro tem esta pegada diferente. Até por Todd ser apenas um garoto e Viola não entender de fato os motivos de ainda continuar viva.
    Há cura?
    Gostei muito de saber que este primeiro livro traduz direitinho o cenário e que muita coisa ainda está por vir!
    O livro ainda está na minha lista de desejados e espero ler ele em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nossa, essa capa sempre me intrigou, mas nunca procurei saber sobre o que se tratava a história, mas agora que sei, estou muitooo animada para conhecer essa história e seus personagens que parecem muito bem construídos.
    Nem sempre livros que se passam em um mundo pós-apocalíptico chamam minha atenção, mas esse me intrigou demais, tenho que fazer esta leitura urgente!
    Tô muito curiosa para saber como Viola ainda está viva, apesar desse germe.
    Parece um livro muito envolvente mesmo, diferente de tudo que já li, achei muito original.
    Estou animada para acompanhar essa aventura de Viola e Todd.
    Com toda certeza vou querer ler, achei a trama ótima! Obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Que livro mais intrigante! Achei a trama bem original, já que também nunca li nada do tipo.
    Estou muito curiosa pra saber porquê o germe só extinguiu as mulheres, os pensamentos dos homens são audíveis, o fato de Todd fugir da cidade é algo tão grave e se todas as mulheres foram extintas, porque Viola está viva.
    O título do livro parece casar muito bem com a história, já que esse mundo onde Todd vive parece mesmo um caos.
    Gostei bastante da capa também, ela parece uma daquelas capas que do fazem sentido quando a história é lida.
    Vou acrescentar essa obra na minha lista de leituras.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. O estilo da capa tem tudo a ver com a història apresentada no livro. Eu gostei dessa resenha, pois sempre me interesso em casos pós apocalíptico, acredito que nenhuma història sobre o assunto é por acaso. Com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    Amo ler distopias, mas o gênero acabou ficando muito repetitivo para mim, então receber a indicação de uma história que trás alguns diferenciais em relação a outras distopias é algo bem curioso. Então de cara algumas coisas me agradaram como o fato do mundo funcionar sem a presença de mulheres e os personagens masculinos terem seus pensamentos audíveis por todos que ainda habitam o mundo. Mas um protagonista tão jovem narrando uma história como essa não era algo que eu esperava. Nunca li nada do Patrick Ness, mas já ouvi ótimas críticas sobre sua escrita e acredito que sejam verdadeiras, pois só vejo elogios sobre esta e outras obras do autor. Espero ter a chance de conhecer a escrita do autor e talvez isso aconteça com Mundo em Caos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já vi muito esse livro, toda vez que entro na livraria ele chama minha atenção mas eu não tinha conhecimento sobre nada da trama, até agora. Fiquei bastante interessada pela historia, tem uma premissa muito boa e envolvente. Espero ler logo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!