Páginas

04 agosto 2019

Resenha: Mapa dos dias - Ransom Riggs

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 448
Compre: Shoptime, Americanas, Submarino


Mapa dos dias é a aguardada continuação de uma das séries de maior sucesso dos últimos anos. Para os leitores que estavam com saudades do universo mágico criado por Ransom Riggs, esta sequência vai além do prometido e descortina um cenário ainda mais rico, com novas criaturas, mistérios que envolvem todo o mundo peculiar e uma infinidade de aventuras a serem exploradas. Fascinante e imperdível para os amantes da série e para os novos fãs que certamente virão.

Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos após vencer os etéreos no Recanto do Demônio, mas ainda não sabe como conciliar a vida normal e tudo o que viveu. Agora que Emma, a srta. Peregrine e seus outros amigos vivem com ele no presente, em sua casa na Flórida, vamos acompanhá-los no processo de reconstrução do mundo peculiar.

Mas essa ideia cai para segundo plano quando eles descobrem um bunker subterrâneo na casa onde seu avô morou. A partir daí, surgem pistas de uma organização secreta que caçava etéreos e ajudava peculiares por todos os Estados Unidos, e isso os inspira a sair em uma missão tão perigosa quanto significativa por esse território desconhecido. Um mundo novo, sem regras nem ymbrynes; um país em que clãs vivem em conflito e em que cada fenda temporal esconde criaturas nunca antes vistas.

A série de Ransom Riggs é sucesso absoluto no Brasil e no mundo, tendo conquistado milhões de leitores graças a uma encantadora combinação de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e à sombria seleção de fotografias antigas, da coleção pessoal do autor – desta vez, muitas delas coloridas.


Classificação:    



Pode conter spoilers dos livros anteriores




"Por enquanto, disse a mim mesmo, o que importava era estarmos bem e juntos. Por enquanto, isso bastava. Era mais do que jamais tivéramos. Não havia contagem regressiva até o momento em que ela definharia e viraria pó, não havia bombas transformando o mundo em chamas a nossa volta; não havia etéreos à espreita. Eu não sabia o que nosso futuro nos guardava, mas, naquele momento, me bastava acreditar que havia um futuro." Página 40



Mapa dos dias é o quarto livro da série que acompanha o mundo peculiar criado por Ransom Riggs, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, e sucesso no mundo inteiro. Neste quarto volume, Jacob Portman voltou a morar em sua casa na Flórida, porém seus familiares estão com dificuldade em aceitar a sua vida peculiar. Agora o garoto é conhecido em todo o mundo peculiar tanto por ser neto de Abe Portman quanto por ter vencido os etéreos no Recanto do Demônio, mas em sua casa ele luta para manter sua vida em segredo para que seus pais não descubram sua vida paralela. 

Quando Emma, Jacob e outros peculiares visitam a casa de Abe, descobrem um cômodo com muitas informações da vida do avô de Jacob na juventude, incluindo um caderno sobre as missões de Abe feitas para salvar peculiares em perigo. Ao descobrir que o avô fazia parte de um trio que resgatava peculiares, Jacob entra em contato com um antigo parceiro do avô conhecido apenas como H. e o homem passa algumas missões para Jacob e os peculiares da Srta. Peregrine, mas para essa aventura eles não contarão com o apoio da ymbryne, muito pelo contrário, Emma, Bronwyn, Jacob e Enoch são obrigados a ir em segredo se quiserem resgatar a peculiar em apuros.



"Era estranho e antinatural pensar na srta. Peregrine como algo além de nossa protetora e cuidadora, mas naquele momento ela parecia mais uma adversária. Quando descobrisse que tínhamos saído em viagem sem sua autorização, ela certamente iria à nossa procura, e faria isso da melhor forma que sabia: pelo ar." Página 198


Em Mapa dos dias a juventude de Abe é revelada para os pupilos da Srta. Peregrine e Jacob busca seguir os passos do avô e fazer a diferença no mundo peculiar, mesmo que isso ameace a sua segurança. Neste volume conhecemos mais uma parte dos personagens integrantes do mundo peculiar e que terão importância no desenvolvimento da história de Jacob e de seus amigos, assim como do novo peculiar descoberto que ainda está lutando para aceitar seus dons.

Todos os livros da série são interessantes e o autor soube criar uma história diferenciada e envolvente. Em alguns momentos Jacob acabou me irritando, mas a história em geral é ótima. Emma é uma personagem de que gosto desde o primeiro livro e foi interessante ver como a garota lutou com seus sentimentos neste livro, tendo que aceitar que Abe teve uma vida longe da fenda e que nesta vida ela não estava incluída ao mesmo tempo em que nutre sentimentos por Jacob e tudo fica confuso para os dois. 

A edição da Intrínseca é maravilhosa, o livro conta com fotos para ilustrar o livro que os peculiares encontram no bunker de Abe e todas as aventuras que ele registrou durante a juventude. Os capítulos são bem divididos e marcados por páginas pretas, que completam a perfeição da edição. A revisão e diagramação estão boas e, assim como no volume anterior, Mapa dos dias é em capa dura e conta com uma jacket para manter o padrão dos volumes anteriores. Sem dúvidas é uma leitura indicada para os fãs da série e aqueles que desejam acompanhar uma história que é fenômeno mundial.



"Olhei para Emma, Bronwyn e Enoch. Estávamos todos em silêncio. Eu realmente não sabia o que dizer, não sabia como argumentar, mas sabia que precisava dizer alguma coisa. Não podíamos terminar daquele jeito. Eu não podia falhar com ela, com meu avô, com meus amigos. Comigo mesmo. Mas, assim que abri a boca para falar, o prédio começou a tremer." Página 352


4 comentários:

  1. Olá! ♡ Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas tenho muita curiosidade em conhecê-la, já que ela contém algumas das coisas que mais gosto em livros, como viagem no tempo, mistério e romance. Sem sombra de dúvidas essa série é um sucesso!
    Quero muito conhecer esse mundo peculiar criado por Ransom Riggs, que parece fascinante e muito original.
    Muito obrigada pela indicação, espero ter a oportunidade de fazer a leitura dessa série em breve!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Oiii ❤ Já vi muita gente ler e gostar dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de ler, apesar de estar muito curiosa sobre esse mundo das crianças peculiares e pra descobrir quais são os poderes de cada criança.
    Achei interessante essa coisa das crianças descobrirem um bunker e agora partirem em uma aventura sozinhos e em segredo.
    Bom saber que o autor conseguiu criar uma história diferenciada, me agrada muito ver os traços de originalidade nos livros.
    Preciso ler esses livros, já que amo uma boa fantasia ❤

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da série, somente acompanho as resenhas e acho bem legal. Não entra nos meus preferidos, mas quero ler futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro da serie, mas pretendo muito. Eu comprei o primeiro volume de presente para minha mãe e estou aguardando ela finalizar para eu em fim iniciar a leitura. espero muito poder gostar dessa historia.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!