Páginas

13 dezembro 2018

Resenha: A essência do mal - Luca D'Andrea

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 368

Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, após um acidente com o helicóptero em que está fazendo uma filmagem, passa a ser atormentado pela ideia de que existe nas montanhas ao redor uma força que não consegue entender e a que chama de A Besta.

Anos depois, em um passeio com a filha no Bletterbach — um desfiladeiro com toneladas de fósseis —, Jeremiah escuta uma conversa que lhe dá um novo foco na vida. Em 1985, três jovens foram mortos ali, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto.

Para solucionar o mistério, que marcou uma cidade inteira por décadas, Jeremiah mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante.



Classificação:       


"Ainda tinha os pesadelos.
Eu revia a Besta. Ouvia o sibilo. Mas a Besta estava menos presente, a sua voz estava mais abafada, como se pertencesse a outra vida. Não era mais uma lembrança que me devorava, mas alguma coisa indefinida e indefinível. Longe, para minha sorte." Página 106


A essência do mal é um livro que estava em minha lista de desejados desde o lançamento, porém como coincidiu de terem lançamentos que gostaria de ler antes só fui solicitar para a Intrínseca recentemente e se arrependimento matasse já estaria acabada. Como vocês já perceberam, adoro livros sobre investigação criminal e apesar de o autor envolver sobrenatural na narração acabei me apaixonando pelo livro, a história é envolvente, os personagens foram bem construídos e a trama é surpreendente.

Tudo começa quando Jeremiah Salinger sofre um acidente enquanto gravava um documentário apresentando a rotina dos homens que trabalhavam no Socorro Alpino dos Dolomitas, neste deslizamento ele é o único a sobreviver e faz uma promessa para Annelise, sua mulher, e pelo bem da família afirma que terá um ano sabático e não irá mais se arriscar. Algum tempo depois, Clara pede ao pai que a leve em um museu e lá Jeremiah escuta sobre o Massacre de Bletterbach, acontecido em 1985, em que três jovens foram desmembrados na caverna e trinta anos depois o culpado ainda não tinha sido descoberto. Como forma de se manter ativo, Jeremiah começa a investigar mais sobre o que aconteceu com Evi, Markus e Kurt, mas isso pode ser muito mais perigoso do que se arriscar durante as filmagens de seu documentário.

Quanto mais Jeremiah investiga, mais percebe que os moradores não querem que a verdade seja descoberta, além disso o homem acredita que o massacre pode estar relacionado com o seu acidente e que um ser sobrenatural pode estar por trás dos dois ocorridos. Esta é uma narração eletrizante que faz o leitor acompanhar as investigações de Jeremiah e descobrir se o quê aconteceu em Bletterbach é obra de um ser sobrenatural ou o ápice da maldade humana. 
  

"- Você tem essa menina, Salinger. Você pode ser feliz. Essa não é a sua gente. Não é o seu lugar. Você não acha - ele apontou a minha filha na janela - que tem algo melhor pelo que lutar?" Página 175


A essência do mal é um dos thrillers que ficou para a lista de favoritos do gênero, confesso que estava receosa com o lado sobrenatural que o autor Luca D'Andrea inseriu na narração, porém isso tornou a obra singular e não uma história semelhante às dezenas que já li. Jeremiah é um personagem obstinado e que em muitas vezes me fez questionar a sua sanidade, pois suas buscas acabaram tendo consequências terríveis em sua vida pessoal, acidentes e o distanciamento de sua mulher e filha, mas o desfecho da história me surpreendeu e fez com que o protagonista conseguisse se redimir de todas as suas falhas durante a investigação. Clara, a filha de Jeremiah, é uma adição importante para a história e torna a leitura um pouco mais leve em suas aparições, além de ser uma peça importante para a resolução da trama. 

E se não bastasse a história ser maravilhosa, a edição da Intrínseca ficou perfeita. O livro é em capa dura e a imagem escolhida ilustra a essência do livro, os capítulos são narrados por Jeremiah e fazem com que o leitor mergulhe com o protagonista na investigação do massacre e tire suas próprias conclusões, mas tenha em mente que nada é o que parece ser em sua superfície. Esta é uma trama complexa e quanto mais o protagonista investiga, mais ele descobre que existem muito mais segredos a serem desenterrados da cidade e que pessoas próximas de sua família podem fazer parte deste mistério. Sem dúvidas recomendo a leitura para todos os leitores que gostam de thrillers e, assim como eu, gostam de mergulhar nas investigações dos personagens e descobrir por sua conta o quê aconteceu com as vítimas. 


"B de "besteira".
Mas eu não fiquei para descobrir novos detalhes sobre o massacre do Bletterbach. Fiz isso para afastar a Besta. Se me concentrasse na história do Bletterbach, eu não pensaria em todo aquele branco que a tempestade fizera cair sobre Siebenhoch, nem na velocidade com que a minha mente havia desabado. Um prego para substituir outro prego." Página 183


4 comentários:

  1. Adoro thrillers mas nunca li nada que tivesse uma pitada me macabro e sobrenatural, será minha primeira experiencia. E é justamente nesse ponto que o livro tem um diferencial, caso contrário seria mais um livro de investigação. A capa é linda mesmo e remete a um sentimento de introspecção por causa da neblina e a montanha, espero que a narrativa também seja bem sombria, mesmo que tenha pontos mais leves, como tu falou, com a presença da Clara.


    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella,
    Também adoro livros de investigação criminal, thrillers e terror e sempre que vejo uma recomendação do gênero já fico curiosa para ler. A essência do mal promete uma história bem intrigante e envolvente, pois parte de um mistério não solucionado e cria em cima disso uma nova história para prender o leitor. Em um primeiro momento achei Jeremiah um pouco fora de si (assim como você descreve), pois ir atrás de algo perigoso e arriscado não parece ser a atitude de alguém sensato, principalmente alguém que parece bem preocupado com a família. Mas se formos analisar o início da trama, no momento em que ele decide pelo ano sabático ele está abrindo mão de algo que ele gosta e que faz parte de quem ele é. Seu lago investigativo e curioso de quem trabalha com documentários fica tentado diante de um mistério e isso é suficiente para seu envolvimento no caso. Confesso que li umas críticas negativas sobre esse livro, o que me deixou um pouco receosa sobre a leitura, mas sua resenha me deu um pouco mais de ânimo e assim que possível quero adquirir um exemplar e espero ter uma leitura bem satisfatória.

    ResponderExcluir
  3. Também entrou para a lista de meus preferidos, que livro bom e curioso. Amo suspense e esse parece ser de tirar o fôlego. Com certeza não vou esquecer desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do livro na verdade eu acho que ele toda intrínseca tem se dado muito bem nos lançamentos de livros desse segmento Apesar de eu ainda não ter lido livro eu fiquei muito empolgado com as resenhas sobre ele o lado investigativo do livro foi o que mais me chamou atenção porque é um detalhe que eu gosto bastante em livros de terror ou suspense

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!