Páginas

30 agosto 2018

Resenha: Uma longa jornada - Nicholas Sparks

|

Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 368

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem
juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.

Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.
Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.



Classificação:       




"Foi assim que tudo começou. Não é uma história emocionante de aventura ou o tipo de romance de conto de fadas dos filmes, mas pareceu uma intervenção divina. Ruth ter visto algo especial em mim não fazia sentido algum, mas fui inteligente o bastante para aproveitar minha oportunidade. Depois disso, embora não tivéssemos muito tempo livre, passamos a maior parte dele juntos." Página 67


Uma longa jornada é um dos livros do Nicholas Sparks que estavam na minha estante há anos, mas que ainda não tinha tido vontade de ler. Em meados de 2015 tive um surto e comprei todos os livros dele que estavam disponíveis, mas acabei ficando enjoada de ler e acabei deixando de lado até agora. Confesso que me arrependi, já que a história é um amorzinho e aproveitei bastante a leitura.

Este livro conta a história de Sophia, uma universitária que está terminando um relacionamento conturbado e ao ir a uma festa, acaba conhecendo Luke, um caubói que a defende de uma investida violenta do ex-namorado. Com isso os dois começam a se aproximar e iniciam um relacionamento, porém aos poucos Sophia descobre que Luke está passando por problemas financeiros e arrisca sua vida mensalmente nos rodeios para salvar a fazenda de sua mãe. 


Em contrapartida, conhecemos também Ira, um senhor de idade avançada que sofre um acidente na estrada já tomada pela neve e começa a ver sua falecida esposa em diversas épocas de suas vidas. Duas gerações completamente diferentes, mas que se cruzaram por uma fatalidade. Três vidas que mudaram para sempre e uma oportunidade de Luke e Sophia acreditarem que tudo acontece por uma razão. Este é o típico romance do Nicholas Sparks que deixa o leitor torcendo para que os personagens enfrentem os problemas e deem uma chance ao destino. 


"Percebeu que os altos e baixos, os sonhos e as dificuldades, tudo fora parte da jornada - uma jornada que a levou ao gado perto de uma cidade chamada King, onde se apaixonara por um caubói chamado Luke." Página 220


Apesar da carga dramática da vida de Luke e o acidente de Ira, este é um livro leve e gostoso de ser lido. Os protagonistas são bem descritos e cativantes, apesar de em algumas vezes ficar com vontade de dar uns tabefes na Sophia. A história de Ira e Ruth é inspiradora, e a força de vontade de Luke de deixar a sua segurança de lado para dar uma chance de sua mãe reerguer a fazenda é emocionante, apesar de o protagonista ser bastante inconsequente com isso. 

A edição está ótima, sou suspeita em falar, mas adoro livros com capa/filme. A diagramação é simples, a revisão está boa e os capítulos bem divididos. Apesar de ter terminado o livro há um tempinho, ainda não fui atrás da adaptação, mas confesso que estou morrendo de curiosidade para conferir o filme. Sem dúvidas esta é uma leitura indicada para os leitores que adoram romance e histórias inspiradoras. 


"É estranho, penso, o que nossas vidas se tornam. Momentos circunstanciais, quando mais tarde combinados com decisões e ações conscientes e uma boa dose de esperança, podem enfim criar um futuro que parece predestinado." Página 242

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!