Páginas

15 agosto 2018

Resenha: Uma certa crueldade - Sophie Hannah

|
Editora: Rocco
Ano: 2018
Páginas: 464
Tradutor: Alexandre Martins

Cinco palavras-chave percorrem o novo romance da britânica Sophie Hannah ligando as diversas camadas e tramas paralelas da história, que traz de volta o casal de detetives Simon e Charlie, de A vítima perfeita e A outra casa. Dona de uma obra respeitada e de um estilo sofisticado, a autora apresenta um suspense policial que não se resume a buscar a solução do crime. Tão importante quanto solucioná-lo é investigar as características psicológicas e emocionais de seus personagens. No caso de Uma certa crueldade, a premissa é levada, de fato, para o divã. É no consultório de uma hipnoterapeuta que as histórias de Amber Hewerdine e da policial Charlie se cruzam. A primeira perdeu sua melhor amiga num incêndio e, desde então, sofre de insônia e ansiedade; já Charlie deseja parar de fumar. Num esbarrão na sala de espera, Amber lê, por acaso, no caderno da investigadora: “Gentil, Cruel, Meio que Cruel.” Pouco depois, sob hipnose, se ouve repetindo essas mesmas palavras aparentemente sem sentido, mas cruciais para a polícia na investigação de dois incêndios criminosos.


Classificação:       



"Se algo acontece uma vez podemos não prestar muita atenção. Se acontece duas vezes ou mais, começamos a identificar um padrão. A psique humana adora tanto os padrões que faz de tudo para encontrá-los sempre que pode, até mesmo os vendo onde não há nenhum." Página 218


Uma certa crueldade foi lançado em abril pela Editora Rocco e é de autoria de Sophie Hannah, apesar de adorar thrillers e livros de investigação policial nunca havia lido nada da autora e me arrependo amargamente por isso, afinal, essa obra é genial. Não demorei muito a escolher esse livro para avaliação dentre os lançamentos e agora estou ansiosa para ler as outras duas obras da autora que também foram publicadas pela Rocco: A vítima perfeita e A outra casa. 

Como nos é apresentado já na sinopse, o livro começa quando Amber Hewerdine decide ir a uma consulta com uma hipnoterapeuta para tentar curar sua insônia, porém como Ginny ainda não chegou ao consultório há uma interação entre Amber e Charlie, uma mulher que deseja parar de fumar e que acaba dando seu horário para Amber poder se consultar e chegar no horário certo para pegar Nonie e Dinah na escola. Durante a hipnose, Amber fala as palavras Cruel, Gentil e Meio que Cruel, sem saber do que se trata começa a fazer uma busca em suas lembranças e percebe que a mulher que encontrara mais cedo é a chave para o mistério. Porém Amber acaba se tornando a única suspeita de um assassinato, já que estas palavras foram encontradas em uma cena de crime. 

Apesar de ser suspeita, um dos policiais acredita em Amber e começam uma investigação paralela para desvendar o que aconteceu. Quanto mais descobrem, mais Amber tem certeza de que a mesma pessoa matou Katharine Allen e Sharon Lendrim, mãe de Dinah e Nonie, e melhor amiga de Amber. Com uma trama intensa, Sophie Hannah prende a atenção do leitor do início ao final do livro e faz com que diversas teorias para a ligação entre estes dois crimes sejam avaliadas, porém nada é o que parece e as pistas são apresentadas aos leitores em doses homeopáticas e que culminam em uma trama bem elaborada e inacreditável. 



"Não contei a Simon porque não há motivos sólidos para pensar que haja alguma ligação entre Little Orchard e qualquer assassinato, o de Katharine Allen ou o de Sharon. Uma conexão em minha mente não é a mesma coisa que uma conexão no mundo real." Página 251


Como vocês já devem ter percebido, sou a louca dos thrillers e acabo lendo muitos mesmo, mas Sophie Hannah conquistou um lugar na minha estante e no coração. Este é um livro fenomenal, sério, e já li muitos livros deste gênero e não foram muitos os que prenderam a minha atenção tanto quanto Uma certa crueldade. A história, a escrita, os personagens e o trabalho editorial foram bem elaborados e me conquistaram logo no início da obra. A história é bem amarrada e tudo começa a fazer sentido apenas no final da leitura, os personagens são bem descritos e extremamente comuns, tornando a leitura ainda mais verossímil. 

Com relação a edição não tenho ressalvas também, a capa está bem trabalhada e combina com o que será exposto no livro. A diagramação é simples, os capítulos são divididos em datas que facilitam o entendimento dos fatos e a revisão está ótima. Uma certa crueldade é um livro indispensável para aqueles, assim como eu, são apaixonados por investigações policiais. 



"- Algumas verdades não são nem de longe tão ruins quanto você acha que são.
Isso faz com que me sinta bem por alguns segundos. Até ele dizer:
- Outras são piores." Página 416


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!