Páginas

08 novembro 2017

Semana Tartarugas até lá embaixo - Dia#3

|

Olá, leitores.

Hoje, no terceiro dia da Semana Especial Tartarugas até lá embaixo, a Intrínseca propôs aos parceiros debaterem sobre um assunto abordado no livro - entre eles estão TOC, amizade e romance. Porém, o tema que irei apresentar a vocês hoje é algo que está ligado à nossa geração, mas que sempre esteve por aí e era negligenciado pelas gerações passadas: o transtorno de ansiedade generalizada


Aza Holmes, a protagonista criada por John Green têm Transtorno Obsessivo Compulsivo que é uma condição ligada à ansiedade. Caso esteja falando bobeira e alguém da área da saúde saiba mais sobre o assunto, sintam-se à vontade para me corrigir. 

Decidi falar sobre a ansiedade porque é algo que convivo diariamente há 10 anos. Não sou muito de expor meus problemas para muitas pessoas, além do mais aqui no blog, mas pode ser que meu relato sirva de ajuda para quem está enfrentando problemas semelhantes. Tudo começou em 2009, quando decidi o que gostaria de fazer de graduação e comecei o cursinho preparatório enquanto trabalhava de menor aprendiz durante a tarde. Toda a pressão por decidir o que prestaria no vestibular, trabalhar, querer emagrecer (já que eu era bem gordinha) e não ter tempo para estudar, já que no programa menor aprendiz além de trabalhar o estudante é obrigado a fazer curso técnico aos finais de semana, eu estava sem tempo para nada, isso foi aumentando com o passar das semanas e culminou em um ataque de pânico no cursinho.

Nunca, em todos os meus 18 anos eu tive algo parecido, lembro que fiquei sem conseguir respirar e cheguei a diretoria sem ter noção do que estava fazendo, a minha sorte foi que a equipe docente do cursinho já era acostumada com isso e os professores me distraíram até passar. Mas depois desse dia nada foi o mesmo, tudo o que eu comia me fazia mal, perdi vinte quilos em um mês e sentia medo de voltar para o cursinho e sentir mais alguma coisa lá. O resultado disso foi que parei de ir para o cursinho, parei de trabalhar e me escondi em casa. Passei no vestibular, já que estudava durante a madrugada inteira por não ter sono e após um ano e passar em muitos médicos, fazer dezenas de exames descobri que sofria de ansiedade e com ela a síndrome do intestino irritável. 

Há dez anos faço o tratamento e posso dizer que não é fácil, alguns dias passo extremamente mal, mas tendo em vista tudo o que passei quando descobri que era mais uma nas estatísticas de jovens ansiosos, minha vida melhorou bastante. Por isso sempre digo que é muito importante procurar ajuda, eu demorei e poderia ter sido bem diferente a minha história. Hoje, faço tratamento e busco viver conforme as minhas limitações, mas tive sorte por minha mãe sempre me apoiar em tudo. 

Achei um site bem interessante sobre a TAG, caso queiram saber mais: https://hipnoseinstitute.org/transtornos-de-ansiedade/

6 comentários:

  1. Rafa!
    Ansiedade pode parecer a primeira vista, algo momentâneo e passageiro, mas por sua experiência, bem sabe que é algo que deve ser diagnosticado e o quanto antes, melhor. Fazer o tratamento é o mais correto, porque tem o acompanhamento de especialistas e geralmente acontece mesmo em fase de decisões extremas, onde a pressão é grande.
    Desejo e espero que consiga controlar seu problema.
    Acredito que leituras como essa, sejam importantes.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. faz mt tempo que não leio nd do John Green. Tenho visto muitas críticas positivas a esse livro e estou com vontade de ler tb. Tomara que eu goste tanto quanto vc!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa.
    Que triste o seu relato, porém estou feliz que você se cuida, ter um acompanhamento com um especialista, nesse caso pode fazer toda a diferença.
    Quero muito ler esse livro do autor, estou cada dia mais interessada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. O que dizer do seu relato? É infelizmente muito mais comum do que se pensa e ainda assim existe tanta ignorância e preconceito em relação à ansiedade. Vários jovens passam por isso e não se cuidam, chegando a quadros bem piores de ansiedade por falta de conhecimento e tratamento. Que bom que você teve apoio e ainda se trata! É bem importante frisar isso. Conviver com a ansiedade não é fácil e eu sei bem disso.
    É ótimo que o livro possa estar gerando esse tipo de discussão e quem sabe maior conscientização!
    Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da indicação do site, acho interessante entender um pouco mais do assunto fora do livro. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Você é uma guerreira por lutar e enfrentar tudo isso em sua vida. Eu agradeço por compartilhar isso aqui com todos nós, isso é uma coragem incrível. Eu gosto muito dos livros de Green, sempre com mensagens maravilhosas.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!