Páginas

03 março 2017

Resenha Premiada: A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

|
Editora: Verus
Ano: 2014
Páginas: 586


Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

Resenhado por Eduardo Ehlke


 Classificação:    





A Batalha do Apocalipse é o primeiro livro do escritor Eduardo Spohr, publicado em 2010 pela Editora Verus. Sempre quis ler esse livro, pois o autor faz várias aparições no Podcast Jovem Nerd, mas como era o seu primeiro livro não criei grandes expectativas. Um colega me deu o livro após ter terminado a leitura, então com a maior alegria comecei a ler. 

Já nas primeiras páginas dá para notar a qualidade da escrita. Acredito que pelo fato do autor gostar de jogar RPG de mesa, há bastante influência na maneira que ele faz a ambientação. Com uma "puxada" extremamente detalhista, o autor facilita a imaginação dos locais onde se passa a trama, como no trecho inicial do livro:

“Certo dia, o Arcanjo Uziel, cansado daquela espera infindável, resolveu galgar o monte Tsafon e afrontar seu irmão. Armou-se de sua espada de fogo, vestiu a armadura dourada e tomou a longa escadaria de mármore que levava à construção de pedra no topo do morro. Ao fim dos degraus, o Santuário do Alvorecer aparecia meio oculto pelas nuvens geladas, um aposento imponente, erguido por largas colunas redondas. Uma forte luz azulada coruscava em seu interior, um brilho que o arcanjo acreditava ser as emanações do próprio Deus.” Página 13


Trata-se de um romance de ficção com um enredo ousado, falando de anjos e demônios de uma forma sensacional, trazendo uma nova visão da história humana atrelada a uma história celestial. A maneira como o autor “relata os fatos” nos faz realmente crer na mitologia que cerca a história, levando a uma reflexão de que pouco sabemos do universo que julgamos conhecer. Filosofia a parte, realmente gostei da maneira que ele conta a história humana com um “algo a mais” vista pelos olhos do nosso herói Ablon, Lider dos Anjos Renegados.

O livro traz uma leitura empolgante e te prende bem. Tive vontade de lê-lo em uma tarde, mas são mais ou menos 550 páginas divididos em 3 partes e vários capítulos com uma média de 30 páginas cada. Então por mais que tenha tentado ler em uma tarde, acabei prolongando a leitura por alguns dias. Um dos motivos é a grande variedade de personagens, localizações e a mitologia muito bem construída - encorajando a ler o livro em um ritmo devagar para absorver tudo o que se passa. 

A divisão de capítulos foi muito bem executada, sendo o “tempo atual” um futuro distópico onde ocorre uma terceira guerra mundial de duas frontes, com a ameaça real de uso de armamento nuclear por ambas as partes. Algo muito interessante são os vários flashbacks de importantes momentos históricos como a queda de Roma Ocidental e Oriental e passagens em localizações exóticas como Jerusalém, China, Babilônia antiga e alguns outros.

Por se tratar de um autor nascido no Rio de Janeiro, uma boa parte da história se passa lá, portanto, têm aparições de lugares reais como a ponte Rio-Niterói. Isso é muito interessante se você já conhece a paisagem e pode ter uma imagem real do lugar onde determinada situação acontece.

Por fim, acredito que na literatura brasileira não há nada parecido com A Batalha do Apocalipse e, felizmente, não digo isso de forma depreciativa. Gostaria muito que mais escritores brasileiros fizessem livros dessa maneira, que normalmente é reservada a autores Britânicos e Norte Americanos. Assim não perdemos a qualidade em traduções. 

Livro recomendadíssimo para pessoas que gostam de obras como: As crônicas de Nárnia, o Senhor dos Anéis ou As crônicas do gelo e fogo. Me empolguei tanto que já comprei a coleção inteira do autor para ler o mais rápido possível.




Estamos sorteando um exemplar de A Batalha do Apocalipse. Não deixe de participar e fique atento às regras:


  • Deixar um comentário válido com e-mail na postagem da resenha premiada.
  • Ter endereço de entrega no Brasil. 
  • A promoção começa hoje, dia 03/03/2017 e vai até o dia 31/03/2017.
  • O sorteado terá até 72 horas para responder ao e-mail enviado pelo blog.
  • O prêmio será enviado pelo blog em, aproximadamente, 30 dias. Não nos responsabilizamos por extravio, roubo ou perda por parte dos correios. Nem mesmo reenvio da encomenda.

a Rafflecopter giveaway



37 comentários:

  1. Oi Eduardo tudo bem?
    Eu adorei a premissa deste livro, e por se tratar de um livro com autoria nacional fiquei mais empolgada ainda. Gostei do livro se passar no Rio de Janeiro, que como você disse possibilita visualizar melhor as cenas.
    Beijos

    Participando do sorteio: larikroline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo!
    Peguei emprestado A Batalha do Apocalipse anos atrás e não deu outra, me apaixonei pela história do Eduardo Spohr! O engraçado é que eu não curto livros de autores detalhistas e nem histórias com uma grande variedade de personagens, mas a escrita do autor é tão envolvente que me vi envolvida na história e desejando mais e mais!... Quem ainda não leu esse livro não sabe o que está perdendo, como você disse - e concordo completamente - na literatura brasileira não há nada parecido com A Batalha do Apocalipse.

    Vou participar do sorteio, quem sabe eu finalmente consiga o meu exemplar!?

    Nome no formulário: Elidiane Lima
    Email: elidian20@hotmail.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro há bastante tempo e lembro que amei. Preciso ler novamente.
    Eduardo soube explorar bem o tema e fez um excelente trabalho.
    Gostei da sua resenha.

    Participando
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Um tema polêmico e muito interessante! Esse assunto de anjos e demônios me chama muito a atenção. Fiquei interessada demais nesse livro, que deve ter uma surpresa em cada página. Querendo demais!
    adrisousa31@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduardo.
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que ainda não li, fiquei muito curiosa para conferir apesar de tudo, eu te entendo quando falou sobre os autores nacionais, eu não curto muito mas também é muito difícil encontrar livros bons, no nível dos estrangeiros, mas também quando encontro eu devoro kkkk.
    Fiquei muito curiosa para ler, gosto bastante de fantasias principalmente esse temática de anjos e demônios, esse vai para minha estante de desejados com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Marlene Conceição
    marleneconceicao714@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Comecei a gostar desse tipo de leitura após conhecer os livros de Dan Brown. Fiquei preso nas paginas e as vezes me pegava em primeira pessoa, dentro dos livros vivendo os personagem. Logo após passei para Sidney Sheldon, lógico que comecei pelos best sellers, como o Reverso da Medalha. E em paralelo tentava em contar um autor brasileiro que seguisse a mesma linha de escrita com a mesma riqueza detalhes, e sem querer tropecei em Samuel Cardial com Demônios não Choram. Confesso que fiquei meio receoso que dar a total credibilidade a esse escritor, porém, já na 3º pagina percebi que nunca julguei tão mal um livro, leitura excelente, recomendo. Agora novamente, por um post de facebook do meu colega de turma de Tec. de Operação Eduardo Ehlke, encontro novamente o que me parece um presente. Outro livro de um autor brasileiro, que eu julgo, agora sem pré-conceito ser fascinante.

    ResponderExcluir
  8. Olá, a trama do livro é original e ousada, vemos uma nova mitologia envolvendo seres celestiais muito bem detalhada. Espero ler em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha *_*
    Gostei da história ter um humano com algo a mais e principalmente por mostrar como os anjos e demônios mudaram a história. Amo as crônicas de Nárnia então super quero ler

    ResponderExcluir
  10. Eduardo!
    Sou uma entusiasta dos anjos e costumo 'estudar' tudo que se relaciona a eles.
    E quando vejo um livro com o tema, bem detalhado como falou, que aborda a eterna luta entre o bem e o mal, fico sempre muito curiosa para ver a abordagem dada pelo autor.
    Gosto de detalhes e já sei que vou amar fazer a leitura do seu xará.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que ouço muita gente falando super bem desse livro,e claro que vou da uma oportunidade para ler o tema me fascina também e tenho quase certeza que vou gostar.

    milenasantana11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amoooooooooo o NerdCast de verdade.. nunca perco um.. O Dudu Spohr ta sempre presente nos de história.. eu realmente adoro o podcast.. foi lá q eu conheci ele e depois me toquei q era o autor dos livros kkkkkkkk.. eu admiro ele de verdade, mas nunca tive a oportunidade de ler os livros... talvez essa é uma chance pra me impulsionar kkkkkk
    Participandoooo!!!
    yaracostalopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Amei sua resenha... E o livro parece ser bastante interessante... Gosto de histórias que se passam em um futuro distópico... Fiquei curiosa para ler este livro e descobrir a real causa dessa terceira guerra mundial... Participando do sorteio e tentando a sorte... Abraços..

    Cristiane de Souza
    E-mail: cris.rachid@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho o livro aqui em casa a bastante tempo, o meu irmão leu e disse que é muito bom, acho que também irei gostar do livro quando o for ler.
    Obrigado pela resenha e boa sorte a todos que irão participar da promoção.

    ResponderExcluir
  15. A resenha já me animou, me pareceu uma leitura muito intensa. Anjos e Demônios, 3º guerra mundial, a coisa tá pegando fogo. Pode parecer meio clichê essa coisa de anjos e demônios mas sempre tem pano pra manga, e eu adoro toda essa temática.
    Patricia Queiroz
    patriiciia@outlook.com

    ResponderExcluir
  16. Achei bem interessante a trama, gostei do enredo ser bem construido e te prender. Como você citou e eu imagino a leitura é bem devagar, deu para perceber que tem bastante detalhes. Gostei dos cenários e claro por ser uma literatura nacional. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  17. Hey, Eduardo! De fato, um fato inegável é o de que o enredo da obra do Spohr é muito ousado, pela releitura da histórias dos anjos e demônios, e até mesmo do próprio Deus, né.

    Eu amei esse livro! Sou profundamente apaixonado! O autor tem um conhecimento que soube aproveitar em cada detalhe da obra, o único ponto chatinho que ressalto é o fato de alguns capítulos serem longos, mas ainda assim, comigo, a leitura fluiu de uma bela forma.

    Esses flashbacks e essa divisão de tempos na obra foram de fundamental importância, em minha opinião. Parabéns pela resenha!

    Abs

    ResponderExcluir
  18. Participando!!
    emily-burguez@live.com

    ResponderExcluir
  19. Vejo umas coisas muito boas sobre esse livro toda vez que encontro resenha. É bom mesmo né?
    Acho legal essa coisa do mito dos anjos e demônios e pelo visto a história tem um jeito todo diferente de falar sobre isso. Parece ser bem legal. E muito bem escrito e fácil de ler. Parece que a história é bem envolvente.

    ResponderExcluir
  20. Oi Eduardo,
    O autor propõe a união de coisas reais com mitologia e ficção. Batalha entre anjos e demônios é um tema que pode bem amplo e complexo, dependendo da direção que a história irá tomar. Saber que Eduardo Spohr desenvolveu uma história rica em detalhes, com elementos descritivos e cheia de ação, me instiga a ler este livro que tanto ouço falar. Eu amo livros com esta temática e espero fazer a leitura deste logo!!

    ResponderExcluir
  21. Li esse livro faz muito tempo (risos), na época uma colega me emprestou, e gostei muito da forma como o autor aborda a mitologia, de forma real, que nos faz envolver a cada virada de página, fazendo com que nos cativemos cada vez mais. Essa e com certeza uma história bem construída, com certeza quero ter a oportunidade de reler esse livro incrível.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Eduardo,
    Ótima resenha.
    Eu vivo tentando ler esse livro, mas ele sempre foge de mim haha, da última vez minha prima devolveu ao amigo dela, antes que eu pudesse ler. Adoro plots envolvendo anjos e tenho certeza que será uma ótima experiência.

    Participando da promo.
    E-mail: jun.ana@hotmail.com

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Já li uma vez um livro sobre anjos e demônios mas a escrita era tão enrolada que desisti, mas sempre tive vontade de ler outro. Gostei bastante desse pois tem passagens no Brasil (algo muito raro) e pelo autor ser nacional, creio que devemos dar mais créditos a nossos autores pois eles tem se mostrado muito bons, muitas vezes melhores que os estrangeiros!

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de deixar o email no comentário:

    Samantha correa
    sassisc_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Mesmo não sendo muito fã de ficção, gostaria de conhecer o livro. Entre anjos e demônios tudo pode acontecer e a história pode ser daquelas que prende do começo ao fim. Quero ter a oportunidade para ler.

    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Participando!

    leticialessio@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. AH E face/rafflecopter: SUmmer Leticia! BJS

    ResponderExcluir
  28. Oi! Já ouvi falar muito desse livro, tanto bem quanto mal. No início eu não me interessava por ele, mas como tive uma fase (ainda tenho, na verdade) de gostar dessa coisa de anjos e demônios, acabei ficando curiosa. É bom quando a gente começa sem expectativa, né? E que bom que mesmo sendo a primeira obra do autor a escrita é de qualidade, assim como a ambientação. Ainda não li As crônicas de Nárnia nem O senhor dos anéis, mas gostei dos filmes então acredito que também gostaria desse livro

    Participando!
    kemmy.olivia@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Jessica.floribella_@hotmail.com ^^

    viveremdoismundos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Perdão, meu comentário não foi! Rs.
    Eu adoro o tema, então acredito que iria amar a leitura da obra.
    Apocalpise, mundo pós apocalptico, me chamam muuuito a atenção!!

    Bela resenha, muito informativa. Adorei!

    ResponderExcluir
  31. Este livro é divino. Sou apaixonada pela trama. Virei fã de carteirinha do autor por causa dessa história. Puramente viciante esses personagens. Não tem como não gostar da trama, da escrita do autor. Super envolvente. Agora quero ler outros livros dele. Espero conseguir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Participando e torcendo muitooo!!!
    aline-kempner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Jessica Rabello
    jdrsdb@hotmail.com
    Dei uma lida nos comentarios dos amigos e já vi que esse livro é babadeiro. rsrs

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Sempre vi esse livro, mas não sabia que o autor era brasileiro, esse é um livro que sempre acaba surgindo, mas ainda não tinha parado para ler a resenha, meu amigo uma vez me falou sobre ele o que despertou minha curiosidade e lendo a resenha fiquei ainda mais interessada !!
    Participando !
    suzana cariri
    suzana.cariri@gmail.com

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!