Páginas

02 março 2017

Resenha: O Silêncio da Noite - John Marsden (Amanhã#2)

|
Editora: Fundamento
Ano: 2009
Páginas: 236




Com quem você pode contar quando o inferno é o único lugar seguro do planeta? O inimigo está ganhando cada vez mais poder, e sua crueldade aumenta a cada minuto. 
Os colonizadores começam a ocupar a cidade, e Ellie e seus amigos precisam agir rápido se quiserem resistir à invasão. Eles encontram possíveis aliados, os Heróis do Harvey, que prometem segurança e ataques aos soldados inimigos. 
Uma trama surpreendente se revela. A batalha fica mais intensa, e muitas traições se colocam no caminho de Ellie e seu grupo. Agora, eles têm certeza de que a vida mudou para sempre... e precisam fazer de tudo para sobreviver neste mundo impiedoso.



Classificação:    




Pode conter spoilers do volume anterior 


"Num grupo tão pequeno não dava para ficarmos brigados muito tempo. Precisávamos demais uns dos outros. Metade do problema, acho, era que estávamos sempre cansados e tensos demais, o que nos fazia perder a paciência por qualquer bobagem. Eu só queria muito que as coisas voltassem a ser o que eram." Página 9



O Silêncio da Noite é o segundo volume da série de John Marsden, publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Como mencionei na resenha anterior, o primeiro volume foi uma releitura, já esta foi uma primeira leitura e me encantei ainda mais pela história da série. Ao contrário de muitas séries, que o segundo livro fica abaixo das expectativas dos leitores, com O Silêncio da Noite não tive esse problema, pois a obra continua eletrizante e prendendo a atenção do leitor em todos os seus capítulos. 

Em Amanhã, quando a guerra começou um grupo de amigos partem para uma aventura e ao voltar para sua cidade poucos dias depois encontram as casas abandonadas, animais mortos e as ruas vazias. Um grande evento aconteceu em sua cidade, no dia da viagem, e este pode ter sido o lugar em que seus parentes foram presos por um exército que está dominando o país. Após alguns ataques que foram feitos ao acaso, o grupo de Ellie sofreu algumas baixas e um jovem, Chris, se uniu aos amigos para reaver sua cidade. Porém, agora, os invasores estão dominando grande parte do país e fazendo ainda mais reféns, criaram um grupo de limpeza em que os moradores de Wirrawee precisam ir até as casas da cidade e torná-las habitáveis novamente, pois novos colonizadores estão chegando. 

Ellie e os amigos começam a pensar mais como guerrilheiros do que como adolescentes querendo ter a sua vida antiga novamente, em uma de suas buscas encontram um grupo bem diferente, os Heróis do Harvey e com eles vão ao ataque, porém essas pessoas não são tudo o que Ellie e os amigos esperavam que fossem. Em O Silêncio da Noite, existem mais embates entre o grupo de rebeldes e o exército que está dominando a Austrália, além de mais informações sobre o motivo da invasão e quais são as próximas medidas que serão tomadas com os locais. Esta é uma leitura maravilhosa, com muita ação, suspense e um pouco romance, sem dúvidas um ótimo livro e posso lhes garantir que No Terceiro Dia, a Geada; mantém esse ritmo intenso. 


"Não me importava que essas pessoas fossem burras, insensatas ou preconceituosas. Eles eram adultos; podiam ficar com todas as preocupações e tomar todas as decisões. Eu podia passar o bastão para eles. Não precisaria mais ter de fazer escolhas difíceis. Só faria o que me mandassem: ser uma boa garota, calar a boca e vegetar." Páginas 98 e 99



A leitura é rápida, o livro é bem construído e em alguns pontos o leitor se envolve tanto com a trama que busca entrar na história e ajudar o grupo de adolescentes. Ellie é uma personagem forte e junto com Homer fazem o papel de líderes, Fiona é a mais sensível, por sua vez um lado violento de Lee é despertado com os recentes ataques e Robyn continua mantendo suas crenças e não querendo se envolver em embates corporais, Chris é uma adição interessante para a história, porém o jovem tem comportamento instável e não é possível saber até quando irá colaborar com os rebeldes. Durante o tempo que o grupo permaneceu no Inferno, Ellie criou uma espécie de diário e isso está dando problemas, pois sua sinceridade acabou ferindo os sentimentos de muitos de seus amigos.

Com relação aos aspectos editoriais só tenho elogios, a capa mantém o padrão do livro anterior, assim como a diagramação. Os detalhes nas páginas são azuis - cor predominante na capa - o que dá um charme para a edição. Os capítulos são bem divididos, letras em bom tamanho e a revisão está ótima. O final deste livro foi desesperador, então logo comecei a leitura do terceiro para analisar a situação com mais informações e pude ver o quanto esse acontecimento moldou a perspectiva do grupo com relação à guerra e acabou dando ainda mais gás para lutar pelo seu país.  Essa série é, sem dúvidas, uma das melhores que já tive a oportunidade de conhecer. 


"O sono costumava ser minha última porta de fuga, mas até essa porta parecia estar se fechando. Desde a emboscada na Alameda dos Botões-de-Ouro, eu estava tendo problemas para dormir. Parece que vou carregar esse problema para o resto da minha vida. Mas também parece que a minha vida não vai durar muito." Página 152


16 comentários:

  1. Está parecendo muito bom então. Adoro quando o livro ganha um gás e faz com que a gente devore páginas, se sinta na história e completamente envolvido. Isso é muito legal.
    E se no final as coisas estão desesperadoras só imagino a vontade que deve dar pra pegar o próximo e ler logo!
    Me deixou curiosa.
    Parece valer muito a pena =)

    ResponderExcluir
  2. Livros desse gênero não me atraem muito, então apesar da série ter te conquistado nesse volume, não sei se leria

    ResponderExcluir
  3. Adoro aventura! Parece um livro muito interessante e esse suspense em descobrir o por quê dessa batalha deixa tudo ainda mais emocionante. Leria com toda a vontade, aventura e suspense juntos são nota mil.

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Bom livro cheio de ação, ajuda mútua, brigas e guerras.
    Achei apenas que tem muitos personagens secundários, embora em uma luta entre rebeldes e governo, deve mesmo ter, mas fico sempre confusa quando tem muitas personagens.
    Ainda assim, pretendo ler.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Eita, que massa, Rafaella! Eu adorei a premissa da história, bem diferente do que eu costumo ler, parece ser uma história e adorei saber que o segundo livro não foi considerado por ti como o mais fraco.

    Vou pesquisar mais sobre o volume anterior e talvez eu leia, se tiver oportunidade.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa, tudo bem?
    Pela sua empolgação é possível ver que o livro é muito bom mesmo. Adoro livros com bastante ação e aventura, e já quero ler esta série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafaella!
    Que bom que O Silêncio da Noite não sofreu a "maldição do segundo livro", é muito difícil isso não acontecer em se tratando de séries...
    Mas igual a que aconteceu com Amanhã, quando a guerra começou não me empolguei com a trama de O Silêncio da Noite e nem fiquei curiosa para conhecer as aventuras da Ellie, por isso no momento não pretendo ler, mas como eu disse na resenha do primeiro volume eu posso mudar de idéia depois de assistir ao filme Amanhã, quando a guerra começou.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Fiquei muito curiosa para ler a resenha do primeiro, parece ser uma leitura interessante e apesar de não curtir muito o gênero fiquei bastante curiosa para saber o desfecho que essa história irá tomar, fiquei um pouco confusa quanto a personalidade de cada personagem mas acho que é normal já que ainda não li o livro, mas gostei e já estou torcendo por eles.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que bom que o segundo livro da série é viciante como o primeiro, o autor fez uma trama bem construída e cativante proporcionando aos leitores grandes aventuras, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa...
    Ainda não conhecia a série, mas já me encantei com as capas dos livros... É tão bom quando a história nos envolve de tal forma que parece que nos transportamos para dentro do livro e nos transformamos em um personagem né? Parece que realmente fazemos parte da trama... E este parece ser esse tipo de livro... Com certeza quero ler em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  11. Que bom que este livro foi ainda melhor que o primeiro. Gostei de saber que a trama é bem construída. O personagem que mais me intrigou foi Chris por possuir uma personalidade instável. Como não li o livro ainda, não entendo todos os detalhes do enredo, mas pela sua resenha deu para ver que essa série é boa. Ótima resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafaella,
    O autor, nesse segundo volume de força ainda mais os jovens a crescerem (amadurecerem), pois eles precisam tomar decisões que afetará a todos e criar coragem para colocá-las em prática. Fico imaginando como toda esta guerra irá afeta-los emocionalmente, principalmente depois de perderem alguns companheiros e nessa hora os líderes tem se mostrarem fortes para manter o grupo unido e vivo. Achei a capa muito bonita e combina bem com a história!!

    ResponderExcluir
  13. Curti muito a premissa desse livro, porque me pareceu ser uma história envolvente, no qual nos aprofundamos nessa aventura, e busca pela resistência, dos colonizadores. Fiquei curiosa para saber mais sobre a trama, e como ela vai se desenvolver, pela sua resenha posso esperar muitas surpresas e revira voltas.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Já tinha visto essa serie antes e ficado bem curiosa sobre essa historia, achei esse enrendo bem interessante, principalmente todo esse mistério para saber o que realmente aconteceu, gostei de saber que o segundo livro continua com o mesmo ritmo do primeiro e se tiver oportunidade quero ler essa serie !!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sou apaixonada por esse estilo de leitura. Tenho os dois primeiros livros e quero muito completar minha coleção! Gostei da série também.
    Sua resenha está muito bem elaborada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Gosto muito de livros de Aventura! Não conhecia o livros mas me deu vontade de ler. e com certeza vou gostar, misterio e aventura junto e uma combinação muito Boa!!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!