Páginas

13 março 2017

Resenha: Matéria Escura - Blake Crouch

|
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 352
Tradutor: Alexandre Raposo

Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”

Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.


Classificação:       



"Aqui neste momento, feliz e ligeiramente embriagado em minha cozinha, nem imagino que hoje à noite tudo isso acabará. Será o fim de tudo que conheço, tudo que amo." Página 9


Matéria Escura foi lançado em fevereiro pela nossa parceria, Intrínseca, e a editora fez uma ação com os blogs para quem quisesse solicitar o livro - além dos que podemos pedir para avaliação - e por se tratar de uma obra diferente das que estou acostumada, decidi pedir e encarar a leitura sem quaisquer expectativas, já que não tenho uma obra com que comparar e me surpreendi com o livro inteiro. Totalmente singular, uma leitura irresistível e que deixa o leitor curioso para saber o que irá acontecer no próximo capítulo, pois a cada decisão do protagonista o seu destino pode se desmembrar em vários outros caminhos.

Jason Dessen tem uma vida estável trabalhando como professor em uma universidade, sua mulher Daniela é bastante companheira e seu filho Charlie é a razão para que ele não perseguisse um futuro mais promissor, já que foi de concepção inesperada, mas decisiva para o destino do casal. Em uma noite como as outras, Jason está em casa e sua mulher o convence a prestigiar um antigo amigo que está comemorando um prêmio recebido - apesar de tudo, Jason pensa que poderia ser ele no lugar de Ryan Holder - após sair do bar em que foi encontrar o antigo colega de quarto, Jason é raptado por um homem mascarado, drogado e deixado em uma usina abandonada. Porém quando volta à consciência, está em uma maca totalmente desorientado, acompanhado de pessoas que nunca viu, mas que afirmam lhe conhecer e mencionar uma caixa.

Aos poucos o Dr. Leighton Vance assume o controle e conta alguns fatos a Jason, porém ele não está familiarizado com a situação em que se encontra. Quando vê uma oportunidade, foge e segue direto para Logan Square encontrar sua família, mas ao chegar na casa em que morava com Daniela e Charlie, tudo está diferente. Parece uma realidade alternativa e que, aos poucos, começa a fazer parte de sua nova vida. Sob essa nova perspectiva, sua nova vida começa a se tornar perigosa e depois de enfrentar muitas situações inusitadas, Jason encontra uma companheira - Amanda - que lhe segue nesta busca por respostas.


" E se todas as crenças e lembranças que compõem quem eu sou - minha profissão, minha esposa, meu filho - não passarem de uma trágica falha no funcionamento da matéria cinzenta localizada dentro do meu crânio? Devo continuar lutando para ser o homem que penso ser? Ou devo deserdá-lo, abandonar tudo que ele ama, para simplesmente encarnar a pessoa que este mundo espera que eu seja?" Página 83


Matéria Escura é uma deliciosa leitura, um thriller de tirar o fôlego e feito para que o leitor não abandone a leitura nem por um minuto, pois buscará as respostas para a vida de Jason a todo custo. Com uma narrativa fluida e instigante, a obra trata de um universo amplo e que a cada decisão do protagonista poderá ser ramificado em diversos finais. Sem dúvida uma das melhores leituras desse ano e já estou fazendo a minha parte divulgando para todos os meus amigos e conhecidos, aqui fica a minha dica de uma leitura certeira que irá conquistar a todos os leitores. 

Com relação aos aspectos editoriais também só tenho elogios, a capa dura é maravilhosa, assim como a imagem que se encaixa perfeitamente com a história da obra. A diagramação e revisão estão ótimas, tornando a leitura ainda mais emocionante. A Intrínseca acertou em trazer essa obra de Blake Crouch para o Brasil e toda a divulgação em torno da obra está sendo essencial para atingir ao público. Já havia terminado a leitura, mas resolvi segurar a resenha para participar da Semana Matéria Escura e instigar ainda mais os leitores do blog a conferirem essa obra excepcional. 



" - Mas está investigando.
- Sim. estou investigando.
- E não estamos ferrados.
Estamos totalmente ferrados. À deriva no espaço vazio entre universos.
- Não estamos ferrados.
- Ótimo. - Ela sorri. - Então posso surtar depois." Página 170





9 comentários:

  1. Oi.
    Que premissa incrível esse livro tem, nem preciso dizer como fique curiosa para conferir.
    Adoro thriller, principalmente quando tem mistérios me sinto uma investigadora profissional kkkkkk.
    Estou louca para saber o que acontece com ele quando chega na sua casa e o que aconte a seguir.
    P.S ansiosa pela Semana Matéria Escura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella,
    Essa premissa é interessante e esta ideia do autor de trabalhar com a realidade do personagem me deixou curiosa. Imagina se toda tua vida não for real ou só é real em outra realidade? Como saber qual é a sua verdadeira realidade? Não me lembro de ter lido nenhum livro com uma trama semelhante, mas já assisti a um filme assim (Vingador do futuro) e imagino que o livro siga, maio ou menos, nessa linha, cheio de ação, mistério e conspiração. Confesso que não conhecia este lançamento, por isso adorei esta indicação.

    ResponderExcluir
  3. Tenho me interessado cada vez mais por livros desse gênero, pelo fato de aborda histórias envolventes, que nos prende do começo ao fim da leitura, como nesse livro, que me pareceu ser super intrigante. E a primeira vez que vejo falar dessa obra, e por isso me surpreendi em todos os sentidos, principalmente porque a trama e bem construída. Já quero desvendar esse mistério e descobrir se isso e uma realidade, ou apenas uma alucinação.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a sinopse desse livro e parece que a ideia dele é muito bem feita e gostosa de ler. Instigante e misteriosa, cheia de adrenalina...parece que é de tirar o fôlego mesmo! Estou muito animada com essa história e espero que seja tudo isso mesmo, porque parece incrível *-*
    Tá aí uma leitura que quero fazer urgentemente, porque esse é pra favoritar pelo jeito.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafaella!
    Quando vi o lançamento de Matéria Escura eu me encantei pela capa mas apesar de curti thriller a sinopse não me interessou, contudo, lendo sua resenha fiquei interessada e curiosa para saber sobre o desenrolar da história, se Jason conseguirá de volta a sua família... Então, valeu pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Só pela capa eu já fiquei querendo ler esse livro!! Fiquei super curiosa para desvendar o que realmente aconteceu com Jason Dessen, se o que ele está vivendo é real!! Com certeza esse livro irá conquistar àqueles que adoram ação, suspense e uma boa trama!!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! A capa é realmente linda, e só ela já chama a atenção... a história é contagiante, não deixa de ser um.grande mistério para descobrir o que houve com a familia do Jason, e como alguém pode mudar a sua vida assim tão de repente!

    ResponderExcluir
  8. Nossa. Fiquei empolgada com o que li aqui. Não esperava tudo isso. Parece ser eletrizante e viciante este livro. A trama é do estilo que gosto, ação. Com certeza vou ler. Espero que seja logo.
    Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia essa historia, mas lendo a resenha achei tudo bem doida, o que acabou me deixando ainda mais curiosa, para descobrir o que aconteceu com o personagens, parece mesmo ser um thriller bem instigante, envolvente e frenético, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir

Quer deixar uma dica ou sugestão? Comente e me deixe feliz.

Para que eu possa visitar seu blog deixe um comentário com o nome do blog e eu entrarei em seu perfil. Ou use a opção Nome/URL. Por favor não coloquem links nos comentários porque o blogger considera como spam.

Agradeço a visita!